Chá Detox – Conheça as principais funções

O chá detox é uma forma fácil de você ajudar o organismo na eliminação de toxinas diariamente. A grande vantagem é que ele pode ser encontrado pronto ou melhor podendo ser feito em casa, com ingredientes naturais, para desfrutar de uma bebida fresca.

O organismo precisa ser desintoxicado para que ele exerça suas funções vitais com mais facilidade, além disso, a ingestão do chá ajuda na perda de peso, devido ao seu poder antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano.

Geralmente, o chá detox é feito a partir de folhas, raízes e caule. Existem muitos tipos de ervas que podem ser usadas para fazer uma verdadeira limpeza no organismo e ainda oferecer bons nutrientes para a saúde.

cha detox

Principais funções do chá detox

O chá detox prepara o organismo para um emagrecimento saudável, além disso pode ser usado depois de alguma comemoração na qual você extrapolou nas guloseimas.

O poder de ação do chá detox começa com a purificação do fígado, é por isso que podemos sentir a redução de inúmeros sintomas desagradáveis e o aumento do bem estar, após a ingestão da bebida.

Em suma, nosso corpo precisa eliminar todas as toxinas captadas pela poluição, agrotóxicos, alimentação inadequada e outros agentes que intoxicam o organismo. Caso contrário, à longo prazo, essas toxinas podem oxidar as células e comprometer a saúde.

A seguir, vamos citar as melhores plantas e suas funções para fazer o chá detox e dar uma força ao corpo na eliminação das toxinas.

1- Chá de dente leão

O dente de leão é unanimidade quando se fala em purificação do fígado, pois ele ajuda a promover um verdadeiro detox no órgão, sendo responsável pela metabolização das toxinas. Além disso, é um grande depurativo para o sangue, além de ser diurético.

2- Chá verde

O chá verde é diurético e possui muitos antioxidantes, como a catequina, que ajudam a combater os radicais livres no organismo. Desse modo, esse chá combate o inchaço devido ao aumento da diurese.

3- Chá de bardana

Pouco se ouve falar da bardana como chá detox, mas ela possui um grande poder de purificação do sangue, além de estimular o melhor funcionamento do fígado – quando seu fígado trabalha bem, menos toxinas ele armazena e seu sistema digestivo funciona melhor.

4- Chá de coentro

O coentro tem poder anti-inflamatório e também ajuda o sistema digestivo no processamento dos alimentos. O chá detox de coentro promove uma boa limpeza das toxinas em todo o organismo.

5- Chá de alcachofra

Essa bebida traz inúmeros benefícios para limpar o organismo, pois ela possui princípios ativos, como o ácido cafeico e a cinarina, que estimulam a vesícula a formar bile para o fígado, com o intuito de facilitar toda a digestão de gorduras.

A alcachofra protege o fígado e incentiva o melhor funcionamento dos rins, reduzindo o inchaço e favorecendo a eliminação das toxinas pelo aumento da diurese.

A lista é grande! Ainda como chá detox, é possível encontrar chá branco, chá de gengibre, chá de limão, chá de erva doce, chá mate, chá de hortelã, entre outros.

Precauções ao comprar um chá detox

Existem algumas marcas que já vendem uma combinação de ervas para o chá detox, sendo extremamente válidos, pois aceleraram esse processo de desintoxicação.

Uma ressalva deve ser feita para a qualidade do chá detox:  para o propósito medicinal, é ideal que as ervas sejam orgânicas e não carregadas de agrotóxicos. Existem muitas farmácias e lojas de produtos naturais que comercializam o chá produzido sem a utilização de venenos.

Já que o objetivo é desintoxicar o organismo, não combina usar ervas que contenham substâncias tóxicas.

 Melhores horários para ingerir o chá detox

Não existe um melhor horário para ingerir o chá detox, apenas algumas recomendações, que vamos ver a seguir:

  • Em jejum – se optar por esse horário, é ideal que o chá detox seja morno e não muito quente, para não agredir o estomago. Uma opção também é toma-lo frio;
  • Lanche da manhã e da tarde – pode tomar quente ou frio;
  • Antes do almoço – é ideal que seja 30 minutos antes (quente ou frio);
  • Depois do almoço – 2 horas depois (quente ou frio);

Não é recomendado ingerir o chá detox antes ou depois do jantar, devido ao seu efeito diurético, que pode atrapalhar bastante a noite de sono.

Com relação à quantidade, especialistas recomendam a ingestão de, no máximo, 1 litro por dia. Além disso, é melhor tomar in natura, sem adoçar, para potencializar o seu efeito benéfico.

O chá detox em sache também deve ser evitado, é melhor usar as ervas em sua forma in natura. Com o objetivo de facilitar a ingestão, muitas pessoas também estão usando cápsulas de chá detox, mas a recomendação é que o rótulo seja avaliado, para que você saiba exatamente o que está tomando.

Algumas pessoas são alérgicas a algumas ervas. Na dúvida, procure orientação de um homeopata ou nutricionista.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário