Chá de orégano – Para que server, como tomar. Ele ajuda a emagrecer?

Conhecido como uma erva aromática, utilizada para dar um gosto a mais aos alimentos, como a pizza, o orégano costuma agradar em cheio o paladar da maioria das pessoas. Embora seja majoritariamente empregada na gastronomia, tal erva também pode ser adotada como aliada da saúde, já que proporciona inúmeros benefícios ao organismo.

Saiba, aqui no Quero Viver Bem, quais são esses benefícios, para que serve o chá de orégano, se ele ajuda a emagrecer e como adotá-lo no seu dia a dia para melhorar e reforçar sua saúde.

oregano

Para que serve o chá de orégano

O chá de orégano tem como uma de suas principais funções a redução de inflamações, porque a erva é rica em carvacrol, uma substância com poder anti-inflamatório, causando impacto positivo em dores musculares e artrites.

Ademais, o orégano possui elevada quantidade de vitamina A, que é antioxidante e auxilia na prevenção de doenças associadas ao coração e sistema vascular. Paralelamente, esse nutriente contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

O chá de orégano também atua em outros casos pontuais, como a regulação da menstruação e da digestão, bem como o controle de sintomas de doenças, como gripe, resfriados e asma. Além de tudo, essa bebida tem ação antifúngica e antibacteriana, o que significa que pode ser coadjuvante no tratamento de micoses e outras infecções causadas por micro-organismos.

E não é só isso: o chá de orégano também dá suporte no processo de emagrecimento, ajudando na perda de peso de forma natural, contribuindo positivamente com quem tem dificuldade em queimar gordura.

Benefícios do chá de orégano

Possui efeito anti-inflamatório

O carvacrol presente no orégano tem ação anti-inflamatória, dando suporte no tratamento de doenças em articulações, inclusive na recuperação do músculo durante a fase do pós-treino, amenizando dores.

Dá suporte na digestão

O orégano atua pontualmente na digestão de gorduras e permite uma melhor absorção de nutrientes pelo organismo. Além disso, contribui para eliminar sintomas de indigestão, empachamento e flatulência.

cha de oregano

Conta com ação antibactericida e antifungicida

O chá de orégano combate micro-organismos que causam infecções, como micoses e intoxicações alimentares, eliminando, com total eficiência, os agentes causadores de tais enfermidades.

Previne doenças

Como o orégano tem vitamina A, que é antioxidante, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Também, fortalece o sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo de resistir a enfermidades simples, como resfriados.

Regula a menstruação

O chá de orégano reduz cólicas e contribui para a regulação do ciclo menstrual, além de minimizar o risco de desenvolvimento da menopausa precoce. Para obter esses resultados, basta tomar a bebida regularmente, especialmente nos dias de ciclo.

Controla a asma

A erva chama a atenção por ter carvacrol, terpeno e flavonoides, substâncias naturais, benéficas ao pulmão, atuando na purificação do órgão e na melhoria de todo o trato respiratório. Por isso, é possível controlar a asma, ao fazer uso contínuo da bebida.

Chá de orégano emagrece?

Sim, o chá de orégano ajuda a emagrecer e isto se deve ao carvacrol presente na erva. Tal composto ativo modula genes e reduz inflamações no tecido adiposo. Resumidamente, o organismo passa a estocar menos gordura, contribuindo para o emagrecimento.

cha de oregano emagrece

Isto foi comprovado cientificamente em um estudo publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry, no qual se notou que a modulação dos genes de ratos, provocada pelo carvacrol, suprimiu a capacidade do organismo de formar novas células de gordura.

O chá de orégano ainda traz outros benefícios que auxiliam na perda de peso, como a redução do apetite e o maior controle da fome, fazendo com que a pessoa coma menos e emagreça mais rápido.

Como fazer e tomar chá de orégano

O chá de orégano é simples de ser feito e consumido. Confira, a seguir, como prepará-lo e orientações para fazer a ingestão de maneira adequada, aproveitando todos os benefícios da bebida.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de orégano (se for o fresco, melhor);
  • 1 xícara de chá de água.
  1.  Leve a água ao fogo até ferver;
  2. Acrescente o orégano;
  3. Desligue o fogo, tape a panela e deixe o chá descansando por 5 minutos;
  4. Coe e tome a bebida ainda morna.

Como tomar chá de orégano

O chá deve ser tomado morno, de duas a três vezes por dia. É importante fazer o uso contínuo da bebida, para notar os benefícios no organismo, especialmente no caso de emagrecimento.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário