A oliveira, que também é conhecida por Olea europaea L., é uma árvore corriqueira na região mediterrânica. Dessa árvore são utilizados frutos (as azeitonas), óleos e folhas, que servem para fazer o chá. É sabido que esses elementos possuem diversos benefícios para a saúde, tendo em vista a presença de componentes químicos importantes, como estearina, ácido benzoico, manitol, antioxidantes, oleína, ácido palmítico, aracluina, colesterina e cicloartanol.
O chá de oliveira é rico em magnésio, fósforo, selênio, potássio, manganês, cobre e zinco, que combatem os radicais livres. Esse chá promove a desintoxicação do organismo, pela eliminação das toxinas, além da redução comprovada da pressão arterial, combatendo o estresse e a fadiga e contribuindo para o bom funcionamento do intestino.
Benefícios do chá de oliveira
Observe, abaixo, os benefícios do chá de oliveira e como utilizá-lo:
Melhora a digestão
O chá de oliveira acalma desordens irritativas, bem como azia, gastrite, indigestão e úlcera péptica. Além disso, em casos de envenenamento por agentes corrosivos, pode ser usado para lavagem gástrica, que suaviza a mucosa irritada e acelera a eliminação. Tendo em vista que o chá estimula o fluxo de bile, também pode ser usado para ajudar a tratar problemas hepáticos e da vesícula biliar. Cabe acrescentar que também pode ser usado para aliviar a prisão de ventre.
[CONFIRA TAMBÉM: Intestino preso – sintomas, causas e remédios]
Ajuda a emagrecer
As folhas de oliveira ajudam a baixar o nível de açúcar no sangue, logo, haverá menos insulina na circulação e um menor acúmulo de gordura na região abdominal. Faz-se importante mencionar que, para o público diabético, esse chá pode complementar o tratamento, visto que as folhas de oliveira baixam os níveis de açúcar no sangue.
Reduz a pressão arterial
O chá de oliveira ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, que causam vasodilatação e redução da pressão sanguínea.
Trata gripes e resfriados
Um chá de folhas de oliveira ajuda a acalmar a tosse, seja ela com expectoração, seca ou irritativa, além de auxiliar no tratamento de laringites e outras infecções do trato respiratório superior. Quando quente, esse chá aumenta a transpiração e auxilia na regulação da temperatura corporal, ajudando a baixar a febre.
Auxilia no tratamento do câncer
Como as oliveiras têm antioxidantes em sua composição, torna as membranas das células menos suscetíveis à destruição pelos radicais livres. Diante disso, esse chá pode ajudar a reduzir o câncer e retardar o envelhecimento precoce.
Melhora problemas de pele
A oliveira pode ser usada para o tratamento de furúnculos, picadas de inseto, queimaduras, unhas quebradiças, pele seca e herpes simples. No que tange à saúde bucal, o chá com folhas de oliveira pode ser usado no tratamento de infecção periodontal e sangramentos.
Combate a osteoporose
Estudos feitos recentemente demonstraram que a oleuropeína presente nas folhas de oliveira é capaz de estimular um aumento do número da atividade das células ósseas. Nessa perspectiva, a oleuropeína pode ser utilizada para elevar a produção de osteoblastos, prevenindo a perda de massa óssea associada ao envelhecimento e também à osteoporose.
Conta com propriedades anti-inflamatórias
Os flavonoides presentes no chá possuem propriedades anti-inflamatórias, assim, ao reduzir inflamações no corpo, diminui as causas e os sintomas de inúmeras doenças, como dor crônica, artrite, doença cardíaca e, até mesmo, alguns tipos de câncer.
Contraindicações
Embora não haja registros de efeitos colaterais, o consumo de chá de oliveira não é recomendado para gestantes, lactantes e menores de doze anos. Hipertensos e pessoas alérgicas devem conversar com o médico antes de começar a tomar o chá diariamente.
Quantidade ideal de consumo
Salvo lactantes, gestantes, menores de doze anos, hipertensos e pessoas alérgicas, o ideal é que seja respeitada a recomendação de consumo de um litro por dia.
Caso seu objetivo seja tomar esse chá para emagrecer, a sua dieta deverá ser hipocalórica, ou seja, você deverá consumir menos calorias do que seu metabolismo utiliza ao longo do dia. Entretanto, antes de tudo, consulte o seu médico e um profissional de educação física.
Como fazer
A folha de oliveira pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, por preços módicos. No que se refere ao preparo do chá, os passos são simples. Acompanhe:
- Ferva um litro de água em uma panela;
- Adicione cinco colheres de sopa de folhas de oliveira e apague o fogo;
- Tampe e abafe por, aproximadamente, quinze minutos;
- Coe e sirva.
Sugere-se que não seja guardado para o dia seguinte, tampouco adoçado. Caso queira, acrescente folhas de hortelã ou cascas de abacaxi, a fim de suavizar o sabor.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.