Chá de Louro – Para que serve? Benefícios e Como fazer

O louro é uma especiaria muito conhecida na culinária, principalmente no Brasil, onde é especialmente usada no preparo de feijão, sopas e caldos. Por ser rico em propriedades anti-inflamatórias, que ajudam em casos de infecções na pele, gases e muitas dores, os povos antigos costumavam preparar o chá de louro rotineiramente.

Existem registros de que gregos e romanos já apostavam no poder medicinal dessa planta que, inclusive, já era conhecidos bem antes da Grécia e Roma. Portanto, o aroma e sabor marcante do louro podem ir muito além dos preparos de boas receitas, pois a especiaria é rica em vitamina A, C, ácido pantogênico, ácido fólico, riboflavina, niacina, potássio, selênio e zinco.

Benefícios do chá de louro

chá de louro

 

Ao ingerir a bebida preparada com as folhas de louro, é possível nutrir o organismo, já que ele tem vitaminas e sais minerais importantes para prevenir e tratar algumas condições de saúde. Os primeiros estudiosos da medicina natural perceberam que o chá de louro era muito eficiente para tratar problemas digestivos, aliviar dores de estômago e acabar com os gases intestinais.

A partir daí, começaram a ser descobertos outros benefícios, como:

1- Trata dores

Cólicas menstruais, dores de cabeça, dores reumáticas e musculares podem ser amenizadas com o uso do chá de louro, pois a planta é rica em minerais como magnésio e potássio, que fornecem um efeito relaxante ao organismo.

2- É diurético

Previne a retenção de líquidos no corpo, reduzindo a sensação de inchaço e auxiliando no pleno funcionamento dos rins e das dietas de emagrecimento.

3- Possui efeito antioxidante

É extremamente importante consumir alimentos e bebidas que varrem os radicais livres do organismo. Esses compostos estão muito associados a problemas de saúde, como câncer e doenças cardiovasculares, além do envelhecimento precoce.

4- Auxilia na saúde dos olhos

A vitamina A presente nas folhas de louro evita problemas degenerativos oculares, em prol de uma boa visão, e confere mais beleza à pele e ao cabelo.

5- Combate problemas respiratórios

Por ser rico em vitaminas e minerais, o chá de louro ajuda na prevenção da gripe e dos resfriados. Além disso, ameniza o congestionamento, devido às suas propriedades antibacterianas.

6- Controla a hipertensão

Existem evidências de inúmeros outros benefícios à saúde, proporcionados pela fervura das plantas de louro, especialmente no controle da hipertensão arterial, por causa da presença do magnésio e potássio, que estabilizam a pressão sanguínea.

7- Reduz a glicose no sangue

Uma pesquisa mostrou que o consumo de, aproximados, 3 gramas de louro por dia pode diminuir os índices de açúcar no sangue. Isso acontece porque as folhas do louro possuem antioxidantes, que ajudam na absorção da insulina. Além disso, foram encontrados benefícios também na redução de colesterol e triglicérides no sangue.

Todavia, pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes devem monitorar os números, caso consumam o chá de louro concomitantemente – o objetivo é evitar a hipoglicemia.

Como fazer o chá de louro

louro

 

As folhas de louro são encontradas facilmente, embora, a indicação é consumir a bebida o mais natural possível, portanto, dê preferência para um produto orgânico e adquirido de fonte segura.

A vantagem é que esse chá pode ser feito de forma simples ou com a adição de canela e açúcar, para dar um sabor mais especial à composição. Além disso, a canela é uma especiaria que acelera o metabolismo, sendo uma boa opção para ajudar no processo de perda de peso.

Outra dica importante é não usar o louro em pó para fazer o chá, já que é indicada a fervura das folhas, pois são nelas que ficam concentradas todos as propriedades citadas.

Veja como fazer a bebida:

Ingredientes

  • 4 folhas de louro;
  • 1 pau de canela;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva todos os ingredientes juntos por, aproximadamente, 15 minutos;
  2. Deixe esfriar, coe e beba ao longo do dia.

Cuidados: O uso do chá de louro não deve ser feito em excesso, pois pode causar sonolência e alguns riscos de intoxicação. Também, deve ser evitado duas semanas antes de qualquer procedimento cirúrgico, devido aos prováveis riscos de desaceleração do sistema nervoso central, quando associados a medicamentos e anestesia.

Gestantes e lactantes devem conversar com seu médico, antes de ingerir o chá de louro.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário