Chá de hibisco faz mal? Quantidade segura e Efeitos colaterais

O chá de hibisco faz mal somente se ingerido em excesso. Quando isso ocorre, é possível identificar sintomas como mal-estar físico e pressão baixa, reações adversas que costumam passar horas após o consumo.

Quantidade segura diária de chá de hibisco

A quantidade diária segura de chá de hibisco vai de 200 ml (mínimo) a 3 xícaras de chá (máximo). Caso opte por ingerir mais do que a dose mínima, recomenda-se dividi-la no decorrer do dia, com realização do consumo preferencialmente meia hora antes das refeições principais.

Uma dica que faz a diferença e torna o consumo ainda mais seguro é começar a ingestão do chá na quantidade mínima e ir aumentando o consumo conforme o organismo se adapta, sem ultrapassar a quantidade de 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

hibisco

[VEJA TAMBÉM: HIBISCO EMAGRECE? POR QUÊ?  ]

O consumo em excesso de chá de hibisco proporciona efeitos colaterais pontuais que podem afetar o organismo seriamente. Entre os principais, destaque para:

Comprometimento da fertilidade

O hibisco altera o nível de estrogênio no organismo e dificulta a ovulação, comprometendo a fertilidade. Por isso, o consumo não é recomendado para mulheres que desejam engravidar.

Ação mutagênica em gestantes e lactantes

O chá de hibisco possui ação mutagênica em gestantes e lactantes, ou seja, ele é capaz de induzir a mutação de células, causando um dano ao DNA do bebê. Portanto, a indicação de médicos é não fazer o consumo durante a gravidez e amamentação.

Piora da TPM e menopausa

Como causa um desequilíbrio hormonal, o hibisco pode provocar uma piora de sintomas associados à TPM (Tensão Pré-menstrual) e menopausa, devendo ser evitado por mulheres que sofrem com esses problemas.

Hipotensão arterial

Trata-se da pressão baixa, que ocorre porque o chá de hibisco tem efeito diurético e ajuda a eliminar eletrólitos importantes para o equilíbrio da pressão arterial. Com isso, o cérebro não recebe fluxo sanguíneo corretamente.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO HIBISCO]

Mal-estar físico

Entre os principais sintomas estão tontura, desmaio, náusea, vista escurecida, fraqueza e desidratação. Tais reações adversas costumam durar algumas horas.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário