O chá de gengibre tem propriedade antioxidante e anti-inflamatória além de ser um termogênico natural. Ele serve para curar dores de garganta e estomacais, além de que pode ajudar a emagrecer, desde que aliado a uma alimentação hipocalórica. O modo de preparo consiste no método de infusão e pode levar outros ingredientes como o limão ou o mel.
O gengibre é uma raiz tuberculosa muito usado na culinária asiática por ser considerado um remédio natural contra a gripe e por suas propriedades medicinais que o levaram a ser considerado um super-alimento.
Aqui, você aprende como preparar o chá e quais são os benefícios que estas receitas simples podem trazer ao seu organismo para além da perda de peso.
Como fazer chá de gengibre?
Abaixo você confere as principais receitas de chá de gengibre e para que cada uma delas é indicada.
Chá de gengibre com limão e cravo
Para tosse e tratamento de inflamações.
Ingredientes:
- 1 ½ litro de água em preparação;
- 1 fatia de limão;
- 2 colheres de sopa de gengibre picado ou gengibre ralado;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- Cravo e canela a gosto;
Modo de fazer:
Coloque o açúcar em uma panela até que ele caramelize; adicione, então, o limão, o gengibre, a canela e o cravo, e mexa. Em seguida, por fim, acrescente a água e deixe ferver. Feito isso, coe o chá e o sirva ainda quente.
Para quem tem problemas com o açúcar recomenda-se dispensar a caramelização e ir direto para a fervura. Uma boa opção também é utilizar mel ou açúcar mascavo, que são mais saudáveis que o açúcar branco.
A adição de limão traz outros benefícios para a bebida já que ele aumenta a imunidade, tem capacidade de reduzir a dor muscular e também possui propriedade antioxidante e anti-inflamatória como o gengibre. Saiba mais no texto sobre os benefícios do limão.
Chá de Gengibre Com Limão
Para tosse, dor de garganta e resfriados.
Modo de preparo:
- Deixe ferver 1 litro de água;
- Espere a água ferver e então adicione dois dedos de gengibre (2cm) fresco;
- Corte um limão ao meio, esprema o suco na água quente e coloque o que restar da fruta na panela e tampe;
- Espere de 8 a 10 minutos e desligue o fogo.
Coe e espere amornar para tomar. Este chá de gengibre ajuda a curar resfriados e manter o corpo prevenido contra doenças, é uma excelente opção para dias frios e no inverno, quando a disseminação de bactérias é maior.
Chá de Gengibre com camomila
Para acalmar, melhorar a bem estar e afastar dores no corpo.
Ingredientes
- Um pedaço de gengibre (cerca de 2 até 3 centímetros) ou 5 colheres dele espremido;
- 2 até 3 colheres de sobremesa de camomila;
- 1 litro de água em preparação.
Modo de preparo
- Deixe 1 litro de água ferver;
- Coloque o pedaço de gengibre da maneira selecionada, agora, tampe a panela e deixe em fogo baixo;
- Cerca de 5 a 10 minutos depois – agora é o momento de colocar o adoçante natural – adicione a camomila;
- Espere até que a temperatura fique um pouco mais baixa, coe tudo.
Chá gelado de gengibre com Goji Berry
Para quem quer emagrecer.
Ele deve ser tomado de duas a três vezes ao dia. A receita ajuda a eliminar líquidos e acelerar o metabolismo, de forma a aumentar o gasto calórico.
Ingredientes:
- 2 até 3 centímetros de gengibre fresco ou amassado;
- 2 colheres de sobremesa com goji berrys;
- 1 limão espremido;
- 1 litro de água em preparação.
Modo de preparo:
- Corte o gengibre ou esprema da maneira que preferir;
- Deixe ferver 1 litro de água;
- Adicione o limão;
- Deixe a panela tampada durante um tempo em fogo baixo;
- Desligue o fogo e espere de 5 a 10 minutos, coe o chá e adicione as goji berrys nesse momento.
Chá de Gengibre com casca de abacaxi
Para prevenir o envelhecimento precoce, melhora a digestão e ajudar no emagrecimento, já que tanto o gengibre como o abacaxi tem propriedades termogênicas.
Ingredientes:
- 2 até 3 centímetros do gengibre em pedaço ou de amassado;
- Casca do abacaxi;
- 1 limão;
- 1 litro de água em preparação.
Como preparar o chá:
- Prepare o gengibre da maneira que preferir;
- Lave bem a casca do abacaxi, limão, corte e a adicione;
- Deixe ferver 1 litro de água e adicione o gengibre;
- Tampe a panela e espere durante algum tempo em fogo baixo;
- Espere esfriar, coe e pronto.
<< Confira aqui outras receitas de chás detox>>
Chá de Gengibre Com Canela, Cravo, Laranja, Hortelã e Nabo
Indicado especialmente para quem tem dor nas costas e está com mal estar, siga a instrução abaixo:
Ingredientes:
- 1 até 2 centímetro de gengibre fresco ou amassado;
- 2 laranjas;
- 1/2 pau de canela;
- 2 rodelas de nabo;
- 3 folhas de hortelã seca ou colhida na hora;
- 5 cravos da índia;
- Cerca de 700 ml de água.
Como preparar o chá:
- Prepare o gengibre da maneira que preferir, corte os pedaços do nabo e os descasque;
- Quando a água ferver, adicione o gengibre, nabo, os cravos da índia e a canela;
- Tampe a panela e deixe em fogo baixo, espere cerca de 5 até 10 minutos – esse é o momento em que o hortelã deve ser adicionado;
- Coloque suco de laranja e pronto.
Chá de Gengibre Com Canela, Limão e eucalipto
Muito procurado especialmente por aqueles que estão com resfriado, gripes, nariz escorrendo ou entupido, essa é uma variação ótima e que facilita o descongestionamento nasal. A solução pode ser usada também para a inalação, ao invés da ingestão oral.
Ingredientes:
- Gengibre – cerca de 2 centímetros;
- 1 limão inteiro;
- Metade de um pau de canela;
- 3 folhas de eucalipto;
- Cerca de 3 folhas de hortelã seca ou colhida na hora;
- 700 ml de água.
Modo de preparo:
- Prepare a água, adicione o gengibre e a canela quando fervida;
- Coloque metade do limão com casca;
- Tampe a panela e aguarde no fogo baixo durante alguns minutos, adicione o eucalipto e o hortelã nessa hora – se forem frescas;
- Esprema a outra metade do limão, se a hortelã e o eucalipto forem secos, esse é o momento de adicioná-los;
- Coe e pronto.
Cuidados ao preparar o chá
- É aconselhado que ao fazer o chá de gengibre, se tenha alguns cuidados, como por exemplo, pode ser colocado na água em pedaços, porém quando macerado (esmagado), tem uma maior liberação de substâncias, por isso é preciso que seja consumido bem rápido, devido a resistência menor com água;
- Não esquente demais o chá, isso faz com que as propriedades sejam perdidas;
- Prefira utilizar água filtrada no preparo;
- Não armazene o chá durante muito tempo, é indicado que seja consumido o mais rápido possível pelas suas propriedades positivas;
- Não consuma essa bebida caso a febre esteja acima de 38º ou contenham inflamações na pele;
- Em caso de hematomas, o chá de gengibre pode incentivar o sangramento;
- Grávidas devem consultar o médico antes de consumirem o chá;
- É indicado não adoçar o chá principalmente se você busca o emagrecimento, ou então utilize adoçante natural, mel ou açúcar mascavo (com moderação).
Chá de gengibre para emagrecer
O chá de gengibre ajuda a emagrecer de uma forma indireta. É que essa raiz tem ação termogênica, isto é, quando ingerida aumenta a temperatura corporal e faz com que o organismo gaste mais energia somente para desempenhar funções metabólicas como respirar ou manter o coração batendo, o que ajuda a perder peso.
Muitos nutricionistas e pesquisas relacionadas a esta área do conhecimento de saúde e dieta, indicam que o ritmo do metabolismo (quantidade de energia gasta para exercer funções) é determinante para o condicionamento físico natural das pessoas.
Ou seja, mesmo que dois indivíduos se alimentem e realizem as mesmas atividades um pode ser mais gordo e outro mais magro.
Os gordinhos tendem a ter um metabolismo baixo e gastam pouca energia para manter o corpo em funcionamento, outros, tem um metabolismo rápido – o que é bom – e por isso queimam calorias com mais facilidade, mesmo em repouso. Ao tomar chá de gengibre condiciona-se o corpo a aumentar a queima calórica natural, assim como um chá verde, chá hibisco ou chá mate.
Não é só isso que faz com que o chá de gengibre seja um potente aliado na perda de peso. Suas propriedades diuréticas, antioxidantes e desintoxicantes também são de extrema importância, pois ajudam a eliminar toxinas do organismo, deixar as células jovens e, com isso, evitar um sistema linfático inchado e pesado, além da melhora na circulação. Para entender mais sobre o assunto confira o texto sobre gengibre emagrece.
Como emagrecer tomando chá de gengibre
É claro que para o emagrecimento efetivo o chá de gengibre deve ser aliado a prática de um estilo de vida saudável, o qual inclua uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.
Para quem quer tomar o chá de gengibre esse fim recomenda-se que ele seja tomado ao longo do dia em pequenas doses, cerca de 1 xícara de chá de gengibre é o suficiente, pode se deixar na geladeira.
Ele pode ser incluído antes ou após as refeições para ajudar na digestão na hora. No entanto, lembre-se que exagerar no consumo pode causar dor de garganta devido a picância natural do alimento que é pouco suavizada no momento da fervura, por isso é importante consumir com responsabilidade.
Propriedades do chá de gengibre
Estão presentes na fórmula do chá de gengibre muitas vitaminas, entre elas, a: A, B, C e D, além da grande quantidade de selênio, zinco, potássio e magnésio. Gengibre é uma importante fonte de óleos essenciais para o nosso corpo, entre eles estão o timol, carvacrol e eugenol.
Conhecido pelas suas propriedades anti inflamatórias, esses óleos são os principais responsáveis por isso, tudo diante da quantidade de inflamações que o nosso corpo fica suscetível no dia a dia. Com o consumo do gengibre, que é alimento termogênico, ele também ajuda a inibir possíveis inflamações no corpo.
Há vários estudos em que se comprovam a importância do gengibre e os seus benefícios para quem sofre com artrites, dor muscular e dores nas articulações. O chá de gengibre para a saúde ameniza o surgimento de gastrite, úlcera e câncer de estômago, pois, consegue diminuir a aderência da bactéria conhecida como H Pylori, responsável por essas desregulações.
Além do emagrecimento, o chá de gengibre também ajuda a prevenir doenças respiratórias como gripes e resfriados, muitas receitas tradicionais utilizam da planta para reforçar a prevenção a esses eventos comuns.
Tudo isso graças as suas ações antioxidantes, que melhoram gradualmente sintomas como a tosse, dores musculares e algumas doenças como a asma e a bronquite, por isso, você pode fazer quando sentir necessidade, além de ajudar a emagrecer.
Isso acontece porque o gengibre contém uma enorme quantidade de vitamina C que estimula a produção de células brancas (as que defendem o corpo). A receita mais indicada para essa utilização é o chá de gengibre com limão e mel.
Pesquisas recentes ainda apontam que a bebida também ajuda a prevenir o câncer, Alzheimer (retardando a perda de neurônios) e traz os seus benefícios para os músculos, reduzindo o tempo de recuperação do tecido muscular e dor após exercícios físicos ou treinos de quem quer emagrecer.
Os benefícios do gengibre na saúde não param por aí: é um ótimo aliado para quem sofre com úlceras estomacais, que quando em excesso e desreguladas, podem ocasionar cânceres de estômago, cólon retal e fígado também. Isso se dá devido a uma substância presente em grande quantidade – 6-gingerol – que impede a proliferação dessas células na região do corpo.
Essas qualidades do chá são representadas pela presença do gingerol, que o gengibre é rico, substância anti-inflamatória que também ajuda a prevenir e contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e também a ação antioxidante, aquela que retarda a ação dos radicais livres, substâncias responsáveis por roubar energias das células e estimular o envelhecimento do corpo.
Já para quem quer se livrar de tosses o chá de gengibre deve ser tomado em doses pequenas ao longo do dia, sempre no momento que a garganta estiver mais dolorida. A sensação de ardência e anestésica característica da raiz ajuda a aliviar a dor ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunológico para combater eventuais inflamações ou infecções.
Se você sofre constantemente com náuseas e enjoos, beber chá de gengibre pode ser a solução, ele também ajuda especialmente em diminuir a sensação de má digestão. Pode ser utilizado também por pessoas que sofrem com problemas de gases, que causam esses sintomas.
Confira a lista de benefícios do chá de gengibre no vídeo produzido pelo Canal do Quero Viver Bem no Youtube. Aproveite para se inscrever e receber mais das nossas dicas de saúde 😉
8 Benefícios do Chá de Gengibre
Ilustramos as principais informações sobre o Gengibre. Temos certeza que isso reforçara, ainda mais, todos os benefícios que esse alimento pode proporcionar para a sua saúde. Caso você tenha gostado, não esqueça de compartilhar nas redes sociais e continuar a beber o chá de gengibre!
Contraindicações
Mesmo que o chá possa ser muito benéfico para várias pessoas, existem algumas que não devem consumir o chá e ter uma atenção redobrada ao pensar em inserir o gengibre em sua alimentação diária. Veja quem são elas:
- Pessoas que já possuam problemas estomacais como gastrites ou úlceras estomacais, ele também ajuda a piorar a irritação no local;
- Quem sofre com hemofilia deve evitar tomar esse chá pois estimula a circulação sanguínea, dificultando assim a coagulação;
- Pacientes que sofrem com hipertensão, cardiopatias, hipotireoidismo ou diabetes, recomenda-se que consulte o seu médico antes de iniciar o uso desse chá.
É indicado também não seja consumido em conjunto com alguns outros alimentos ou bebidas, como o café, pois podem causar vômitos, diarreias, irritação estomacal e enjoos. Uma boa dica é que quando ferver, adicione limão neste momento, ele tira um pouco do gosto forte do gengibre, mas não interfere nas propriedades.
Efeitos Colaterais
O uso de chá de gengibre em grandes quantidades pode ocasionar o aparecimento de alguns efeitos colaterais. São eles:
- Ardência na garganta;
- Febre;
- Desconforto estomacal;
- Dores de cabeça.
Portanto, use do poder dessa planta de forma consciente e sem exageros!
Referências utilizadas neste conteúdo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade, 2010. Disponível em <http://cienciadotreinamento.com.br/wp-content>
SANTANNA, Jucinelia. Potencial das plantas medicinais no tratamento de doença de alzheimer com enfase em curcuma longa. Revista Saúde Viva, 2018. Disponível em <http://www.revista.ajes.edu.br/revistas-noroeste/index.php/revisajes/article/view/1>
FELIPPE, Gil. No rastro de afrodite: plantas afrodisíacas e a culinária. 1ª edição. Disponível em <https://books.google.com.br/books>
GOMES, Fábio. Tratamento da depressão. Brazilian Journal of Psiquiatry, 1999.Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000500005&script=sci_arttext>
CONCEIÇÃO, Sara. Efeitos do Gengibre, Algo e do Funcho na Saúde. Universidade Fernando pessoa, 2013. Disponível em <https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4077/1/Sara%20Figueir%C3%B4a%20da%20Silv>
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Faltou informar que o gengibre possui grande quantidade de Lítio, que ajuda no equilíbrio emocional e combate à depressão.
Obrigada pela sua colaboração, Irlan! Acabamos de atualizar o texto com essa informação 😉