Chá de Dente de Leão – Pra que Serve? Como Tomar? Benefícios

Sabe aquela florzinha amarelinha que aparece em todos os canteiros e gramados? Ela recebe o nome de dente de leão e é muito popular para fazer pedido. Depois de seca, suas sementes aparecem com filetes brancos que lembram penugem e ao serem soprados voam para longe, espalhando suas sementes. Quando ainda está amarelinha, é uma iguaria na culinária, suas folhas, talos, flores e raízes podem ser consumidos, trazendo muitos benefícios para a saúde.

As folhas podem ser usadas até mesmo como salada. Mas recomenda-se utilizar aquelas que sejam plantadas no quintal e não as encontradas na rua, que absorveram toda a poluição e contém poucos nutriente. Você também pode encontrar a planta seca para preparar o chá tornando o procedimento mais fácil. Veja a seguir mais informações sobre essa iguaria e benefícios do chá de dente de leão.

Informações e Propriedades Nutricionais do Dente de Leão

O dente de leão é menosprezado, pois muita gente desconhece o fato de ser comestível. Porém, ele contém nutrientes essenciais para o organismo, ele é rico em vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B9 (ou ácido fólico), Vitamina C, Vitamina K, cálcio, mangnésio, ferro, potássio, manganês, inulina, pectina, riboflavina, tiamina, além de diversos outras vitaminas e minerais. Alguns possuem propriedades nutricionais, como:

dente do chá de leão benefícios

  • Colina – que é uma das vitaminas do complexo B;
  • Fotosterol – Diminui o acúmulo de colesterol no organismo;
  • Lacvulina – um tipo de açúcar;
  • Potassa – atua como diurético;
  • Taxacina – estimulante hepático;

O nome científico do dente-de-leão é Taraxacum officinale e ela costuma nascer sozinha, sendo muito resistente. Para isso ele é cheia dessas propriedades naturais, a qual usa pra sua resistência à qualquer clima e tempo. Por muitos é visto como uma erva daninha, mas o dente de leão é muito mais que isso. Ela pode ser conhecido por alguns outros nomes, como:

  • Chicória louca;
  • Amor de homem;
  • Alface de cão;
  • Esperança;
  • Quartilho;
  • Taraxaco;
  • Amargosa;
  • Entre outros.

Abaixo você vai ver como ele pode atuar, beneficiando sua saúde e seu corpo:

Diurético

O chá de dente de leão é um famoso diurético, que ajuda a limpar  desintoxicar o organismo. Isso porque ele aumenta a produção de urina, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas junto com o xixi. É muito bom para pessoas que sofrem de retenção de líquidos ou sentem-se inchadas.

Ao eliminar o excesso de líquido acumulado, muitas pessoas o associam à um chá emagrecedor, porém ele não gasta calorias ou queima gordura. Ele apenas diminui alguns pontos na balança pelo fato de eliminar os líquidos que contribuíam para o ganho de peso.

Mas é preciso cuidado e tomá-lo com moderação, o excesso do consumo pode eliminar nutrientes benéficos para o organismo, como alguns sais minerais. O consumo ideal são duas xícaras do chá feito das folhas por dia.

Ajuda no Emagrecimento

O chá não emagrece, mas contém várias fibras que podem auxiliar o procedimento de perda de peso. O que ocorre não é a queima calórica, mas sim que as fibras presentes no dente de leão retardam a digestão. Assim, a pessoa sente menos fome e fica saciada por muito mais tempo, demorando para que precise se alimentar novamente. Mas para que seja eficaz, é preciso uma alimentação equilibrada e balanceada e a prática de exercícios físicos.

Fortalece os Ossos

O cálcio é o principal componente dos ossos e o dente de leão é rico no nutriente, o que ajuda a fortalecer os ossos, evita fraturas e problemas como a osteoporose. O cálcio é essencial para o crescimento ósseo e ainda contém antioxidantes poderosos como a vitamina C e luteolina que protegem os ossos de problemas que costumam vir com a idade. Como a fraqueza óssea e maior probabilidade de sofrer fratura.

chá de dente de leão para saúde

Digestivo

O chá de dente de leão é muito benéfico para a digestão, ele funciona quase como um laxante suave. Podendo ser um auxiliar nos dias em que você comeu demais ou está com algum tipo de desconforto. Isso porque o chá ajuda a equilibrar a flora intestinal, ou seja ele promove as bactérias benéficas do intestino, que ajudarão a absorver melhor os nutrientes.

O chá também promover o aumento da produção da bile e do ácido estomacal que ajudam a digerir os alimentos e principalmente a gordura ingerida. É indicado tomar uma xícara após exagerar na refeição, principalmente se tiver consumido um alimento muito gorduroso.

Melhora o Fígado

Pelo dente de leão possuir antioxidantes como a vitamina C e luteolina que evitam o envelhecimento das células do fígado e contribuem para seu funcionamento perfeito. A planta também possui nutrientes capazes de evitar a hemorragia do fígado, combatendo os males desse órgão.

Combater o Câncer

Os antioxidantes, como a vitamina C, fitonutrientes flavonoides são poderosos contra combater o envelhecimento precoce e envelhecimento das células. Sua ação no organismo evita a oxidação celular e diminui os riscos de incidência de câncer. Em casos que o câncer já foi detectado, o chá pode impedir que o crescimento do câncer e mesmo que ele se espalhe pra outras regiões do corpo.

Contraindicações

O chá de leão, apesar de natural, possui algumas contra-indicações. Por isso, é necessário procurar um médico antes de consumir o produto em alguns casos:

  • Mulheres no período de gestação ou que pretendem ter um filho;
  • Crianças, sem que haja a recomendação;
  • Pessoas com pedra na vesícula ou pedra nos rins;
  • Indivíduo com úlceras estomacais;
  • Pessoas com glaucoma;
  • Aqueles que possuem hipertensão.

O chá também é contraindicado para pacientes que fazem uso de alguns remédios, pois pode provocar a interação medicamentosa. Se você usa algum desses medicamentos, também procure um médico antes de consumir o chá de dente de leão:

  • Anticoagulante;
  • Antibióticos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Entre outros.

Na dúvida, caso use um remédio continuamente, consulte seu médico para assegurar da segurança de sua saúde e que seu tratamento não será afetado.

Como Fazer o Chá?

Separe as folhas e raízes do dente de leão e lave bem em água corrente para eliminar qualquer resíduo de terra. Descarte as flores, pois elas promovem um toque amargo ao chá. Você pode colher as folhas ou ainda comprar seca em lojas de produtos naturais. Porém, caso opte por colher, evite aquelas com pesticidas. Caso use folhas frescas e sobre, seque o restante ao sol para que se conservem por mais tempo e você possa utilizar mais tempo. In natura elas estragam rapidamente. Após conseguir as folhas e raízes:

  • Ferva 1 xícara de água;
  • Adicione um punhado de folhas e raízes de dente de leão;
  • Tampe a xícara e faça a infusão por 5 minutos;
  • Beba em seguida.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário