Chá de Amora – Os Principais Benefícios para a Saúde. Ajuda a Emagrecer e Eliminar Gordura Abdominal. Conheça!

Se existe um chá que chama atenção pelas propriedades medicinais contidas que abraçam especialmente as mulheres, este seria o chá de amora. Se ele era desconhecido até então, é hora de conhece-lo e saber que, entre tantos benefícios, a bebida é rica em vitaminas minerais que podem ajudar no emagrecimento e na eliminação da gordura abdominal.

Por isso, é muito necessário saber mais sobre:

  • O que a amora tem de especial;
  • Benefícios do chá de amora;
  • Como consumir o chá de amora;
  • Dicas e receitas deste chá.

Embora pequena, a amora é uma fruta que merece atenção em relação ao que pode fazer para a saúde, além de ser muito saborosa.

Sobre a Fruta

amora

A amora vem da amoreira, uma árvore pertencente da família das Rosáceas. A fruta tem como característica seu formato parecido com um cacho de uva, mas em miniatura, com cores que variam entre vermelho, vinho ou roxo.

É possível encontrar a fruta em sobremesas, sucos,  consumi-la in natura ou até mesmo tomar chá com as folhas da amoreira. De qualquer forma, pode-se citar alguns elementos que fazem parte de sua composição química:

Composição da amora
Antioxidantes
Cálcio
Ferro
Fibras
Flavonoides
Fósforo
Leveduras
Magnésio
Manganês
Potássio
Sódio
Vitamina C
Vitamina E
Vitamina K
Vitaminas do complexo B
Zinco

A amora faz com que haja o bom funcionamento de diversos mecanismos do corpo, principalmente pela grande quantidade de nutrientes em sua composição. Para dar ainda mais crédito a essa fruta, um fato impressionante é seu uso há gerações pelos chineses como um remédio natural – para eles, a amora é um purificador do sangue também elixir da juventude!

Os principais benefícios da amora para a saúde são:

  • Reforça o sistema imunológico;
  • Melhora a visão;
  • Previne o desenvolvimento de anemias;
  • Melhora a pressão arterial e garante uma boa circulação do sangue;
  • Previne problemas cardíacos, tais como infartos e acidentes vasculares;
  • Fortalece os ossos, prevenindo osteoporoses e o desgaste natural dos ossos;
  • Combate o envelhecimento e ajuda nos sintomas da menopausa;
  • Elimina os radicais livres do organismo;
  • Protege o organismo de doenças, tais como o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções.

O consumo da amora é incrível. Então, agora basta apostar no chá desta fruta – conheça agora os benefícios deste na alimentação!

Chá de Amora e a Menopausa

Além dos principais benefícios citados acima, o chá de amora é um ótimo aliado para a menopausa. Nesse período, a mulher para de produzir progesterona e estrogênio, provocando diversas mudanças no organismo. A transição entre a menopausa e a fertilidade é chamado de climatério e são comuns passar por alguns sintomas indesejados. É possível fazer reposição hormonal nos casos mais graves, porém aumenta a probabilidade de câncer.

O chá com as folhas de amora é um ótimo tratamento natural, que pode ser tomado por qualquer um. A recomendação é beber o chá da folha pelo menos três vezes ao dia, durante 90 dias. Aos poucos a mulher sentirá melhora:

  • Na qualidade do sono, tornando as noites mais tranquilas.
  • Na vida sexual, devido ao aumento da libido e lubrificação vaginal.
  • No humor, que ficará mais estável.
  • Os ossos ficam mais fortes, prevenindo a osteoporose, um problema comum de idade.
  • Melhora dores nas articulações e reumatismo.
  • Nos calorões causados pela menopausa.

Seus benefícios provém da estabilização dos hormônios, que ficam muito desregulado nesse período. É um chá leve e refrescante, porém não substitui a consulta de um médico especialista.

Chá de Amora Emagrece

Um dos benefícios do chá de amora que chama grande atenção é o emagrecimento. Feito com as folhas da fruta (mas também sendo possível fazer uso da própria fruta), esta bebida traz grandes vantagens para quem busca perder peso e eliminar a temida e odiada gordura abdominal.

Além das poucas calorias, a amora também possui vitaminas que auxiliam na aceleração do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. E claro, sua riqueza em fibras é outro ponto exemplar para as pessoas apostarem neste chá e emagrecer com saúde.

chá amora

Mesmo que ainda em andamento, um estudo verificou que um componente presente na folha da amora bloqueia a ação de uma enzima do organismo que teria a função de digerir os carboidratos. Sendo assim, a amora não permite que este processo aconteça e faz com que o corpo elimine o carboidrato sem que ele tenha efeito no organismo.

Juntamente com a vantagem sobre o emagrecimento, o chá de amora é uma indicação para mulheres na menopausa, pois ele auxilia no combate aos sintomas típicos, como, por exemplo, as ondas de calor, secura vaginal, alterações de memória, insônia, etc.

Ainda, o chá de amora funciona para quem tem problemas de estômago, por ser rico em antioxidantes.

Modo de Preparo e Consumo do Chá de Amora

O chá de amora ajuda a emagrecer, pois é rico em nutrientes. Além disso é bem simples de ser feito.

Já que a bebida pode ser feita a partir das folhas ou dos frutos da própria amora, basta escolher o melhor conforme o gosto de cada pessoa.

Para preparar o chá com as folhas de amora, basta:

  • 1 litro de água,
  • Cinco a dez folhas de amora.

chá de amora emagrece

Para preparar o chá com o fruto, não é preciso uma quantidade máxima estipulada, porém é recomendável uma colher de sopa por dia.

O correto é ferver a água e somente após adicionar as folhas (ou os frutos), deixando a infusão trabalhar por cerca de cinco à dez minutos. Depois, é só coar e usufruir de todas as propriedades do chá de amora para a saúde.

A dica é não adicionar açúcar no chá de amora para emagrecer.

Outra indicação é não ultrapassar mais do que três xícaras diárias, além de conciliar prática de exercícios físicos e uma dieta saudável para resultados ainda mais notáveis já que o chá de amora emagrece e elimina aquela barriguinha indesejada!

Infográfico

Veja nosso infográfico com todas as informações sobre o chá de amora. Uma boa dica é salvar no seu computador ou voltar aqui na página para consultá-lo sempre que precisar.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (3 votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

3 Comentários

  1. Celina
  2. Celina Victorino
  3. Leiliane santos bono

Deixe um Comentário