Chá de Amora – Os Principais Benefícios para a Saúde – Conheça!

Se existe um chá que chama atenção pelas propriedades medicinais contidas que abraçam especialmente as mulheres, este seria o chá de amora. Se ele era desconhecido até então, é hora de conhece-lo e saber que, entre tantos benefícios, a bebida é rica em vitaminas minerais que podem ajudar no emagrecimento e na menopausa.

Por isso, é muito necessário saber mais sobre:

  • O que a amora tem de especial;
  • Benefícios do chá de amora;
  • Como consumir o chá de amora;
  • Dicas e receitas deste chá.

Embora pequena, a amora é uma fruta que merece atenção em relação ao que pode fazer para a saúde, além de ser muito saborosa.

Sobre a Fruta

amora

A amora vem da amoreira, uma árvore pertencente da família das Rosáceas. A fruta tem como característica seu formato parecido com um cacho de uva, mas em miniatura, com cores que variam entre vermelho, vinho ou roxo.

É possível encontrar a fruta em sobremesas, sucos,  consumi-la in natura ou até mesmo tomar chá com as folhas da amoreira. De qualquer forma, pode-se citar alguns elementos que fazem parte de sua composição química:

Composição da amora
Antioxidantes
Cálcio
Ferro
Fibras
Flavonoides
Fósforo
Leveduras
Magnésio
Manganês
Potássio
Sódio
Vitamina C
Vitamina E
Vitamina K
Vitaminas do complexo B
Zinco

A amora faz com que haja o bom funcionamento de diversos mecanismos do corpo, principalmente pela grande quantidade de nutrientes em sua composição. Para dar ainda mais crédito a essa fruta, um fato impressionante é seu uso há gerações pelos chineses como um remédio natural – para eles, a amora é um purificador do sangue.

Os principais benefícios da amora para a saúde são:

  • Reforça o sistema imunológico;
  • Melhora a visão;
  • Previne o desenvolvimento de anemias;
  • Melhora a pressão arterial e garante uma boa circulação do sangue;
  • Previne problemas cardíacos, tais como infartos e acidentes vasculares;
  • Fortalece os ossos, prevenindo osteoporoses e o desgaste natural dos ossos;
  • Ajuda nos sintomas da menopausa;
  • Elimina os radicais livres do organismo;
  • Protege o organismo de doenças, tais como o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções.

O consumo da amora é incrível. Então, agora basta apostar no chá desta fruta – conheça agora os benefícios deste na alimentação!

Chá de Amora e menopausa

Além dos principais benefícios citados acima, o chá de amora é um ótimo aliado para a menopausa. Nesse período, a mulher para de produzir progesterona e estrogênio, provocando diversas mudanças no organismo. A transição entre a menopausa e a fertilidade é chamado de climatério e são comuns passar por alguns sintomas indesejados. É possível fazer reposição hormonal nos casos mais graves, porém aumenta a probabilidade de câncer.

O chá com as folhas de amora é um ótimo tratamento natural, que pode ser tomado por qualquer um. A recomendação é beber o chá da folha pelo menos três vezes ao dia, durante 90 dias. Aos poucos a mulher sentirá melhora:

  • Na qualidade do sono, tornando as noites mais tranquilas.
  • Na vida sexual, devido ao aumento da libido e lubrificação vaginal.
  • No humor, que ficará mais estável.
  • Os ossos ficam mais fortes, prevenindo a osteoporose, um problema comum de idade.
  • Melhora dores nas articulações e reumatismo.
  • Nos calorões causados pela menopausa.

Seus benefícios provém da estabilização dos hormônios, que ficam muito desregulado nesse período. É um chá leve e refrescante, porém não substitui a consulta de um médico especialista.

Chá de Amora e emagrecimento

Outro benefício do chá de amora que chama grande atenção é o emagrecimento. Feito com as folhas da fruta (mas também sendo possível fazer uso da própria fruta), esta bebida traz grandes vantagens para quem busca perder peso.

 

chá amora

Um estudo verificou que um componente presente na folha da amora teria a função de normalizar as taxas glicêmicas, não causando picos de insulina. Sendo assim, a amora não permite que a glicemia suba, o que é muito interessante no emagrecimento e para pessoas diabéticas.

Além disso, o chá de amora também melhora a metabolização de gorduras, eliminando-as nas fezes e, então, prevenindo o aumento de colesterol e de gordura acumulada.

 

Outros benefícios do chá de amora são: diminui a pressão arterial, melhora o funcionamento do fígado, intestino e rins, previne câncer.

 

Modo de Preparo e Consumo do Chá de Amora

Já que a bebida pode ser feita a partir das folhas ou dos frutos da própria amora, basta escolher o melhor conforme o gosto de cada pessoa.

Para preparar o chá com as folhas de amora, basta:

  • 1 litro de água,
  • Cinco a dez folhas de amora.

chá de amora emagrece

Para preparar o chá com o fruto, não é preciso uma quantidade máxima estipulada, porém é recomendável uma colher de sopa por dia.

O correto é ferver a água e somente após adicionar as folhas (ou os frutos), deixando a infusão trabalhar por cerca de cinco à dez minutos. Depois, é só coar e usufruir de todas as propriedades do chá de amora para a saúde.A dica é não adicionar açúcar no chá.

Outra indicação é não ultrapassar mais do que três xícaras diárias, além de conciliar prática de exercícios físicos e uma dieta saudável para resultados ainda mais notáveis já que o chá de amora ajuda a emagrecer.

Existe também o chá de amora em cápsulas, e pode ser tomado de acordo com orientações médicas.

 

Se você sofre com os sintomas da menopausa ou quer uma ajudinha para perder peso, o chá de amora pode ser um grande aliado. Consulte seu médico para maiores informações.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

8 Comentários

  1. Celina
  2. Celina Victorino
  3. Leiliane santos bono
  4. ANA PAULA SANTOS
  5. Iane
  6. ANGELA CRUZ
  7. EDNA RAIOL DE OLIVEIRA
    • webgocontent

Deixe um Comentário