Chá de Alecrim: Um Ótimo Aliado para Emagrecer! Conheça os Principais Benefícios Aqui.

O chá de alecrim é muito indicado para pessoas que sofrem com dores reumáticas, gases intestinais, inapetência, debilidade cardíaca, cicatrização de muitas feridas e muitos outros benefícios.

Facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais, os benefícios do chá de alecrim são inúmeros e servem para a maioria das pessoas, para saber mais, continue lendo aqui.

cha de alecrim beneficios

O Chá de Alecrim

Comumente encontrado em cerimônias de cunho religioso, o chá de alecrim tem como principal benefício no corpo as propriedades antioxidantes. Muitos estudos já abordaram suas melhorias no organismo, atuando diretamente em problemas no fígado, cerebrais e do coração.

É indicado principalmente para:

  • Dores reumáticas;
  • Gases intestinais;
  • Depressão;
  • Debilidade cardíaca;
  • Cicatrização de feridas e problemas relacionados a pele;
  • Dores de cabeça relativos a digestão;
  • Problemas relativos ao fígado, intestino, rins, pulmões, vesícula;
  • Problemas respiratórios;
  • Cansaço físico e mental;
  • Falta de apetite;
  • Problemas relacionados a celulites;
  • Colesterol e azia;
  • Insônia.

arbustro-de-alecrimDe origem de árvores arbustivas, o alecrim contém vários ramos, podendo alcançar cerca de 1,5 de altura. Conhecido pelo seu nome científico Rosmarinus, tem como significado “orvalho que vem do mar”, devido ao seu cheiro lembrar vegetações presentes em orlas marítimas.

As flores do alecrim podem surgir em diversas cores: brancas, azuis, roxas e rosas. Por florescer o ano todo, o chá de alecrim não é caro e pode ser encontrado facilmente, além de que é muito fácil de ser plantado, que tal colocá-lo em seu jardim?

Rico em propriedades do corpo, possui as vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, propriedades como o ferro, fósforo, magnésio, cálcio, zinco e muitos outros.

Benefícios do Chá de Alecrim

Os benefícios comprovados do chá de alecrim são muitos, principalmente para pessoas que sofrem com dores de cabeça intensa. Dores de estômago causadas por problemas digestivos também são facilmente combatíveis por meio da ingestão da quantidade indicada do chá.

É utilizado também no combate do mal de Alzheimer devido as suas propriedades de melhorar a circulação do sangue cerebral, o que estimula diretamente os campos do sistema nervoso responsáveis pela concentração e memória. Problemas relacionados a infecções também tem como indicação esse chá.

 

Para quem quer emagrecer com saúde, o chá de alecrim pode ser uma boa opção pois, além de ser diurético, traz a sensação de saciedade, eliminando ou diminuindo os níveis de ansiedade presentes no corpo. Dessa maneira, quem toma o chá tem a sensação de satisfação, comendo menos. Além de tudo isso, o chá ainda serve para regular o correto funcionamento dos níveis do intestino, atuando diretamente no emagrecimento.

cha-de-alecrim-dieta

Se você sofre com bronquite, resfriado ou doenças relacionados a respiração, o chá de alecrim pode ser uma boa saída como um tratamento natural, pois possui ação expectorante. Para quem possui depressão, o alecrim favorece a produção dos neurotransmissores da serotonina (hormônio da alegria) no cérebro.

Pessoas que sofrem com diabetes também podem fazer uso dos benefícios, o chá auxilia na assimilação de açúcar por parte do organismo. É eficaz também no tratamento de arritmias cardíacas e problemas cardiovasculares.

Acelera o metabolismo, ajuda no funcionamento do fígado de maneira equilibrada, além de combater principalmente dores musculares e tendinite.

Sudorífero e ótimo para a digestão, o chá de alecrim pode ser usado para regular a temperatura do corpo, combater a anemia e principalmente problemas relacionados a menstruação desregulada, trazendo um fluxo mais equilibrado. Veja o vídeo abaixo para mais informações:

Outras Formas de Uso

dicas-para-lavar-os-cabelosSe você sofre constantemente com problemas capilares como queda de cabelo e caspa, procure utilizar o chá de alecrim na hora em que for lavar o cabelo. Ele limpa as impurezas presentes no couro cabeludo, fortalece e dá brilho nos cabelos.

A dica é que o chá seja feito bem forte e aplicado nos cabelos por pelo menos 3x na semana, faça e confira a diferença.

Também pode ser usado no combate de queimaduras e lesões da pele, basta fazer o chá normalmente e aplicá-lo em cima do local afetado. Também serve para acnes, eczemas, estrias e celulites, utilize da mesma maneira.

Cuidados e Contra Indicações Do Uso

Pessoas com histórico clínico de epilepsia, problemas de próstata, dermatológicos, gástricos devem tomar cuidado nas doses ingeridas desse tipo de chá. Por conter muitos elementos e propriedades químicas, pode acarretar reações adversas e complicações.

Mulheres grávidas devem consultar ao médico antes de ingeri-lo, pois pode trazer complicações ao feto.

Seu uso deve ser regulado e sem excesso, caso contrário, pode causar graves irritações nos rins e intestino.

Como Fazer o Chá de Alecrim

Siga as instruções abaixo para realizar a receita correta do chá de alecrim:

  1. Coloque 2 colheres de sopa da erva para cada litro de água;
  2. Ferva a água e espere a fervura levantar;
  3. Espere cerca de 10 minutos para o abafamento do chá.

O indicado é que seja consumido a cada 6h, quente ou frio.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário