Chá da casca do limão – Benefícios, Contraindicações e Como Preparar?

Você já ouviu falar nos benefícios do chá de casca de limão? Pois saiba que essa parte da fruta pode ter mais benefícios do que a própria fruta!

O chá de casca do limão é muito utilizado pela medicina popular, devido às suas ricas propriedades que envolvem vitamina C, cálcio, antioxidantes e potássio.

Vários tipos de chás levam o limão espremido em sua composição, entretanto, essa receita evidencia o uso da casca, pois é comprovado que ela possui 10 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, além de ser uma excelente fonte de fibras.

Quais os benefícios do chá da casca de limão?

Chá de casca de limão

O limão deixou de ser uma fruta secundária no cotidiano das pessoas. Atualmente, ele se tornou um grande protagonista por se tratar de uma opção alcalina e rica em nutrientes importantes para a saúde.

Com ele, é possível preparar sucos, saborizar a água, incrementar receitas e também fazer um belo chá com as cascas. Confira, abaixo, quais são os benefícios desse preparo.

Tonifica o fígado

O órgão é um dos mais importantes no processo de desintoxicação do organismo. A limonina presente no limão é uma substância que pode ajudar o fígado a trabalhar melhor.

A medicina popular ainda afirma que o uso do chá de casca de limão pode reduzir a esteatose hepática (gordura no fígado).

Melhora a digestão

O limão é rico em fibras. Esse tipo de alimento ajuda o sistema digestivo a realizar suas funções, além de que o preparo da bebida permite a eliminação de gases e a formação do bolo fecal, facilitando a expulsão dos resíduos pelo intestino.

Inclusive, as pessoas mais velhas usavam o chá de casca de limão para reduzir as dores estomacais, cólicas intestinais e para combater náuseas e vômitos.

Mantém os ossos saudáveis

O cálcio e a vitamina C presentes na fruta permitem a manutenção dos ossos e evitam doenças como osteoartrite e osteoporose. Além disso, ajudam a minimizar as dores causadas pela artrite reumatoide.

Colabora na prevenção do câncer

O limão é uma fruta repleta de antioxidantes, sendo assim, suas propriedades combatem os radicais livres, responsáveis pelas alterações nas células, e inibem o crescimento de tumores.

Não se pode deixar de citar os grandes benefícios do chá da casca de limão para o reforço do sistema imunológico, afinal, a bebida é fonte de vitamina C, nutriente fundamental para combater gripes, resfriados e demais infecções causadas por vírus e bactérias.

Chá de casca de limão

Fortalece o coração

Outros nutrientes presentes na composição do limão, como o potássio, são importantes para manter a pressão arterial equilibrada.

A vitamina C e os flavonoides ajudam a melhorar a circulação sanguínea, sendo fundamentais para evitar ataques cardíacos.

Ajuda na perda de peso

Dizer que o chá de casca de limão emagrece é muita pretensão, no entanto, ele ajuda a reduzir o apetite, por causa da pectina, uma substância que forma uma espécie de gel no estomago e diminui a absorção do açúcar – função importante também para os diabéticos.

Ingerir a bebida é uma forma de se manter saciado por mais tempo e, dessa forma, comer menos.

Alcaliniza o corpo

Um dos motivos que fazem o limão ser uma das frutas mais consumidas é justamente pelo seu poder alcalinizante. Ele mantém o pH do sangue em bons níveis e é ideal para que todo o indivíduo tenha saúde, pois os especialistas em nutrição enfatizam que um corpo alcalino é mais saudável.

O corpo ácido é propenso ao desenvolvimento de diversas doenças, sobretudo o câncer.

Contraindicações

A casca do limão possui oxalato, por isso, os portadores de doenças renais devem consultar um médico antes de fazerem uso da bebida regularmente.

Alguns indivíduos com problemas severos no estômago, como úlceras, gastrite, refluxo e hérnia de hiato, podem sentir desconforto na sua ingestão. Ao perceber esses sintomas, suspenda o uso e fale com o médico.

[VEJA TAMBÉM: DIETA DO LIMÃO – FUNCIONA?]

Como preparar o chá da casca do limão?

Chá de casca de limão

Antes de começar a fazer a bebida, lave bem os limões para remover toda a sujidade das frutas. Pode-se ingerir 2 xícaras em dias alternados, de preferência depois das principais refeições, como almoço e jantar.

Ingredientes:

  • Casca de dois limões;
  • 1 litro de água;
  • Suco de 1 limão;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo:

1- Ferva o litro de água;

2- Acrescente as cascas dos limões e continue fervendo;

3- Junte o suco do limão e deixe fervendo em fogo baixo por 10 minutos;

4- Coe, adoce e beba.

O restante que não for ingerido na hora, guarde na geladeira. No entanto, não é indicado manter o chá de um dia para outro. Aproveite a bebida!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário