Chá canela-de-velho – Para que serve, Benefícios, Contraindicações e Como fazer

O chá canela-de-velho é o  nome popular da Miconiaalbicans, uma planta facilmente encontrada no nordeste do Brasil. Com diversas contribuições para a medicina popular, esse tipo de chá tornou-se queridinho de muitas pessoas por seus benefícios no tratamento contra dores articulares.

Miconiaalbicans é uma planta arbustiva, também chamada de quaresmeira-de-flor-branca. Tenha atenção ao nome científico, pois canela-de-velho é o nome de uma árvore do Paraná (caneleiro ou CenostigmamacrophyllumTul. var. acuminata).

Entenda sobre esse chá, quais seus benefícios, suas contraindicações e como fazer a correta preparação!

Para que serve

O chá canela-de-velho ganha esse apelido carinhoso justamente pelo seu uso medicinal. Com flavonoides e compostos triterpênicos, a canela de velho tem diversas propriedades muito interessantes para o organismo – tanto é que vários especialistas e estudos as comprovam – como:

  • Analgésicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antimicrobianas;
  • Antimutagênicas (a planta pode proteger as células contra danos no DNA, prevenindo doenças, como o câncer, e a má-formação no desenvolvimento do organismo);
  • Antioxidantes;
  • Antitumoral;
  • Hepatoprotetoras;
  • Tônicas digestivas.

canela de velho benefícios

Benefícios

O que acontece é que a canela-de-velho tem um tratamento terapêutico bem claro, ou seja, o chá dessa planta está diretamente associado a uma medida de melhoria ou alívio de dores. Dessa forma, a bebida é indicada para os seguintes problemas de saúde:

  • Artrite reumatoide;
  • Artrose;
  • Bursite;
  • Dores e inflamações das articulações;
  • Dores na coluna;
  • Fibromialgia;
  • Purificação do sangue;
  • Redução de radicais livres;
  • Reumatismo;
  • Tendinite;
  • Torcicolos.

Na verdade, o chá canela-de-velho é muito conhecido por sua ação contra as dores que surgem por conta das doenças articulares, pois a planta consegue eliminar aqueles sintomas característicos, como a inflamação, o inchaço e a dor.

Além disso, o chá é também recomendado para o tratamento de casos de torção nos pés em adultos, complicações de diabetes (reduz a taxa de glicemia), doenças estomacais e problemas intestinais, tais como diarreia e gastrite. Curiosamente, o chá canela-de-velho pode ser um estimulante sexual, pois a perda de libido pode ser ocasionada pelas dores existentes, que podem ser sanadas pelo consumo do chá.

A presença de flavonoides faz com que o chá canela-de-velho seja um poderoso antioxidante, que pode prevenir e retardar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

[CONFIRA TAMBÉM: chá de canela é abortivo? Para que serve?]

Contraindicações

Não há efeitos colaterais ou contraindicações relacionados ao uso desse chá, contudo é importante fazer um controle quanto à quantidade de folhas aplicadas nele, pois pode ocorrer um risco de intoxicação por conta do exagero.

Desse modo, sugere-se que a dosagem do chá canela-de-velho não ultrapasse entre 3 a 5 xícaras por dia (quando feito por infusão, a ideia é utilizar 1 a 2 colheres de sopa, enquanto que pelo extrato seco há indicação é 500mg).

Embora algumas substâncias presentes na canela-de-velho sejam consideradas estimulantes, esse chá não traz perigo para o coração, basta apenas ter atenção quanto às medidas e ao modo de preparo. Ultrapassar o estipulado pode afetar, em especial, o sistema digestivo, assim como gerar lesões nas células do fígado – o que prejudicaria o funcionamento do órgão.

Antes de começar a fazer uso do chá canela-de-velho, você pode procurar uma opinião médica, a fim de que o profissional comente sobre qualquer intercorrência.

Como preparar o chá canela-de-velho?

A receita do chá é bem simples. Você precisará de 15 a 20 folhas dessa planta para um litro de água.

chá canela de velho como preparar

  1. Coloque as folhas na água e deixe-a ferver por 30 segundos – é o que se chama de decocção leve (quando a planta é fervida juntamente com a água por um determinado período de tempo);
  2. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o preparo reservado por alguns minutos;
  3. Coe a bebida e pronto. De preferência, tome uma xícara antes do almoço e outra antes do jantar – se sobrar do preparo, use para fazer banho nas áreas que você sente dor.

É importante que você tome o chá diariamente por, no mínimo, 30 dias (embora algumas indicações permitam um uso contínuo por mais 60 dias). Isso quer dizer que você pode ter o chá canela-de-velho como um medicamento natural de uso prolongado.

Algumas pessoas declaram que a redução das dores acontece em torno de uma semana de uso do chá diariamente, porém o tratamento irá variar de pessoa para pessoa.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário