Centella asiática, também chamada de gotu kola, é uma planta herbácea rasteira que, como o próprio nome identifica, é nativa da Ásia. Atualmente, a centella asiática está presente no Brasil, em especial nas planícies litorâneas.
Essa erva possui inúmeros benefícios para a saúde, servindo principalmente pela ação sobre o tecido conjuntivo, sendo um elemento refrescante, tônico e calmante, só para iniciar a conversa!
Veja, aqui no Quero Viver Bem, todos os benefícios da centella asiática, além de descobrir as indicações e contraindicações do uso.
Benefícios Centella asiática
A planta da centella asiática é caracterizada pelas folhas inteiras, longo-pecioladas, cordiformes ou parecidas, com o formato de pata de cavalo, com margens onduladas. As flores são pequenas e brancas, que se reúnem e surgem na base das folhas.
Existem relatos do uso da centella asiática há mais de 2 mil anos, principalmente na medicina tradicional chinesa e indiana.
Os benefícios da centella asiática envolvem o âmbito não somente medicinal, mas também o terapêutico e cosmético. Entre eles estão:
- Acelera a recuperação dos músculos;
- Ajuda na prevenção e no alívio de hemorroidas e varizes;
- Atua na produção de colágeno;
- Auxilia na vascularização;
- Auxilia no retardo do envelhecimento precoce;
- Contribui para a memória e o aprendizado;
- Diminui as rugas e quedas de cabelo;
- Facilita o processo de cicatrização;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Inibe processos inflamatórios;
- Reduz a ansiedade;
- Tem efeito calmante;
- Tem efeito diurético e pode ajudar na retenção de líquidos;
- Trata desordens dermatológicas, como eczemas e úlceras varicosas.
Além de tudo isso, a erva pode ajudar na redução do depósito de gordura nas células. O resultado? Emagrecimento! Mas, sempre é bom lembrar que nenhum alimento/produto fará “milagre” sozinho, é preciso também ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.
Uma de suas maiores vantagens e a que acendeu sua popularidade está no combate à celulite, justamente por sua ação notável acerca da produção de colágeno, melhoria da circulação venosa de retorno e controle de fixação da prolina e alanina.
A centella asiática é composta por alcaloides, saponinas, quercetina, cânfora, cineol, sais minerais, carotenoides, fitoquímicos (como terpenoides e flavonoides), resinas, ácidos graxos, ácidos triterpênicos, aminoácidos e outros componentes essenciais para a saúde.
Como usar Centella asiática?
No Ocidente, a centella asiática pode ser encontrada e utilizada em forma de cápsulas – como suplemento alimentar –, gel, cremes, spray, pomada e chá.
A ingestão da substância, de acordo com os nutricionistas, varia de 20 mg a 60 mg, em 3 doses diárias. Consulte um profissional para saber a quantidade ideal no seu caso.
Não existe consenso sobre a melhor maneira de utilizar a centella asiática quando se trata dos métodos tópicos (uso exterior).
Caso você e o seu médico optem pelo creme de centella asiática, use-o de acordo: espalhe um pouco da medicação na região onde há mais concentração de celulite e faça movimentos circulares.
A aplicação para tratar esse problema deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia.
Siga a orientação do seu médico para evitar toxicidades e outros efeitos colaterais. Em alguns casos, a centella asiática pode provocar problemas no organismo, quando ingerida em doses acima do normal.
Lembre-se de nunca se automedicar! Ingerir ou usar a centella asiática com dosagens ou formas não recomendadas pelo médico pode ser uma atitude perigosa para o seu organismo.
Indicações e contraindicações
Estudos científicos afirmam que a centella asiática pode ser utilizada como uma planta medicinal muito interessante para diversos casos.
Por isso, é recomendada para pessoas que:
- Sofrem com úlcera gástrica;
- Sofrem com lepra, psoríase e outras doenças de pele;
- Possuem diabetes;
- Querem reduzir as celulites;
- Tratam problemas circulatórios, como no caso da insuficiência venosa;
- Possuem doenças do sistema nervoso que prejudicam a memória e o desenvolvimento cognitivo.
É claro que embora seja uma erva, existem contraindicações.
Grávidas ou lactantes devem evitar o uso da centella asiática. Além disso, se você possui alergia à erva, é fundamental que você não a use.
Indivíduos com problemas com fígado, renais e gastrite também são contraindicações, mas o médico é que irá definir se existe a possibilidade de tratamento sem que a centella asiática sobrecarregue algum órgão.
Isso acontece pela composição da centella asiática que possui taninos. O emprego dessa planta a longo prazo pode ser contraindicado para casos de úlcera gastrointestinal e gastrites.
Referências utilizadas neste conteúdo:
https://www.dermomanipulacoes.com.br/assets/uploads/Centella%20Asiatica.pdf
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.