Centeio – Benefícios, Tabela nutricional e Dicas de Consumo

Você já viu ou ouviu falar no centeio? Essa alimento conta com uma imensa variedade de nutrientes. Confira aqui, no QVB, quais os principais!

O centeio é uma planta que, inicialmente, foi considerada uma invasora no meio do trigo, da cevada e da aveia. De acordo com os registros, a sua origem não é precisa, entretanto, observou-se que os primeiros aparecimentos do centeio foram detectados no leste da Turquia, norte do Irã, norte do Afeganistão e Oeste do Irã.

Todavia, existem muitos relatos de que o centeio começou a ser cultivado a 3.000a.C, pois seus resíduos foram achados em sítios arqueológicos na Turquia. Com o passar dos tempos, a planta foi disseminada no centro e norte da Europa e, com isso, se tornou um dos grãos mais populares entre os vikings.

Atualmente, um preparo muito comum com o centeio é o pão de centeio, vinculado a tradições alimentares de alguns países, como é o caso da Polônia, Finlândia, Rússia, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Letônia, Estônia e Lituânia.

Centeio

Tabela nutricional do centeio

A farinha de centeio é rica em carboidratos complexos, ou seja, tem um bom índice glicêmico. Além disso, possui muitas fibras, ferro, magnésio e outros nutrientes importantes.

Confira ao valor nutricional em 50 gramas de centeio:

Benefícios do centeio para o organismo

São muitos os tipos de farinha encontrados em supermercados. Com a onda de alimentação saudável, o centeio pode ser uma alternativa inteligente. Confira suas vantagens:

Centeio

Melhora o trânsito intestinal

A farinha de centeio tem muito mais fibras quando comparada com a farinha de trigo. Isso é muito positivo, pois promove mais saúde para o intestino e elimina as toxinas do corpo mais rapidamente, por conta da melhor formação do bolo fecal.

Além disso, as fibras conferem uma sensação de saciedade maior, fazendo com que uma pessoa precise de menos comida para se sentir satisfeita.

É muito nutritivo

Tido como alimento funcional, o centeio é rico em vitaminas e minerais importantes para uma boa saúde.

Esses nutrientes são grandes aliados em diversos processos metabólicos e também na formação de massa muscular. Quando se ingere alimentos nutritivos, o organismo se mantém mais resistente a ataques de agentes externos, ou seja, o sistema imunológico fica fortalecido.

Tem baixo índice glicêmico

O fato de ter um baixo índice glicêmico é bastante positivo, pois não acontecem tantas alterações na glicose sanguínea.

Esse é um tipo de alimento recomendado para diabéticos e pessoas que buscam o emagrecimento.

Dá energia

O fato de a farinha de centeio promover bastante energia, é ideal para praticantes de atividade física que precisam de muito combustível para os treinos.

Por isso, o centeio é considerado um tipo de carboidrato de baixa absorção, já que libera lentamente o açúcar na corrente sanguínea.

Possui menos glúten

A farinha de centeio não é sem glúten, mas, em comparação com a farinha de trigo, possui bem menos.

É por isso que os pães feitos com essa farinha são mais duros e não crescem muito.

É uma excelente alternativa para quem está buscando reduzir o pão da dieta.

Como consumir corretamente

Centeio

O centeio pode ser usado em todos os preparos de padaria e confeitaria. Com ele, é possível fazer:

  • Pães;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Tortas.

Abaixo, segue uma receita de tradicional de pão de centeio Alemão, 100% integral, confira:

Ingredientes:

  • 4 xícaras de farinha de centeio integral;
  • 350 ml de água;
  • 1 colher de sopa de farinha de centeio integral;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar demerara;
  • 1 sache de fermento biológico seco.

Modo de preparo:

1- Em uma vasilha, coloque a água, o açúcar e misture bem. Depois, acrescente a colher de farinha de centeio e vá misturando. Em seguida, adicione o fermento e incorpore vagarosamente. Cubra essa tigela e deixe descansar por 10 minutos, em um lugar abafado.

2 – Depois disso, pegue outra vasilha e coloque as xícaras de farinha de centeio integral e uma pitada de sal, misturando bem. Junte à mistura que ficou descansando e não pare de mexer.

3- Depois que a massa der liga, coloque ela na bancada e sove com as mãos por 15 minutos, até ficar lisa.

4- Faça rolinhos e deixe repousar por 1 hora, até que a massa dobre de volume.

5- Coloque a massa dentro de uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por 40 minutos.

Depois que estiver frio, corte em fatias bem finas.

Contraindicações do centeio

Pessoas celíacas não podem consumir centeio, assim como a farinha de trigo e a cevada. Embora existam considerações de que o centeio possa ser atacado por cogumelos tóxicos à saúde e causar alucinações, isso é muito raro de acontecer.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do142_2.htm


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