Causas da insônia – Por que acontece? Tratamento adequado

Você sabe o que é a insônia e por que ela acontece? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o problema!

A insônia é um distúrbio do sono persistente, que dificulta a capacidade de dormir, de se manter dormindo ou mesmo de fazer com que a pessoa acorde antes do horário desejado. Além do cansaço, a insônia ocasiona problemas de humor e falta de energia para o dia a dia, ou seja, afeta a qualidade de vida, no geral.

Mas, como o problema surge? Descubra quais são suas causas, tratamentos adequados, além de algumas opções caseiras para combater esse mal, só aqui no Quero Viver Bem!

Insonia2

Por que a insônia acontece?

Dormir é um processo que afeta positivamente o lado físico e mental de uma pessoa. Um adulto, geralmente, precisa de seis a sete horas de sono, enquanto que uma criança requer oito horas. O que se deve saber é que o distúrbio do sono pode estar associado a vários problemas de saúde, incluindo a redução do funcionamento do sistema imunológico.

Conforme informações da Associação Brasileira do Sono, pelo menos um a cada três brasileiros sofre com insônia, sendo que ela pode ser tanto aguda quanto crônica, isto é, apresentar-se em algum momento da vida, ou permanecer por um tempo bem mais prolongado.

Na realidade, quando uma insônia persiste por mais de duas semanas, ela é classificada como subaguda, pois, posteriormente, pode se tornar um problema crônico.

Tal distúrbio do sono tem inúmeras origens – o diagnóstico é fundamental para tratar o problema por meio das necessidades de cada paciente.

Curioso dizer é que as mulheres têm mais propensão a sofrerem de insônia do que os homens, pois elas lidam com as alterações hormonais durante os ciclos menstruais e na menopausa. Estar com mais de 60 anos de idade também é um fator de risco.

[LEIA TAMBÉM: INSÔNIA – PRINCIPAIS CAUSAS E 4 TRATAMENTOS]

Quais são as causas da insônia?

Problemas de saúde física e associados ao psiquismo – é assim que se pode categorizar as causas da insônia.

Na realidade, entre todos os existentes, alguns são bem mais comuns e frequentes na nossa sociedade e no modo como vivemos. Confira quais são os principais motivos para que você esteja sofrendo de insônia:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Ansiedade;
  • Artrite;
  • Câncer;
  • Depressão;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doença de Parkinson;
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Doença pulmonar;
  • Estresse: preocupações que envolvem diversas áreas de sua vida podem dificultar o seu sono e manter a sua mente ativa durante a noite;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Maus hábitos de sono.

O uso de medicamentos e o consumo exagerado de cafeína, álcool e nicotina também podem ser ativos para a falta de sono.

A insônia pode ser algo totalmente “normal” em dias anteriores a provas, viagens ou reuniões, por exemplo, porém é fundamental procurar ajuda profissional quando o caso persistir por mais tempo.

Insonia4

Tratamento para insônia

Mudanças nos hábitos do sono e tratamento das causas da insônia são dois passos importantes para melhorar a sua qualidade de vida. Para restaurar um padrão de sono saudável, o médico pode prescrever medicamentos que favorecem o relaxamento do corpo.

Ainda, é possível que você siga essas dicas simples para que o tratamento para a insônia dê mais resultados:

  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos, antes de dormir;
  • Evite o álcool;
  • Evite o fumo;
  • Faça algo relaxante antes de dormir, como tomar um banho ou ler, por exemplo;
  • Monte uma rotina de sono, dormindo e levantando sempre nos mesmos horários diariamente;
  • Pratique exercícios físicos todos os dias – pelo menos 20 a 30 minutos – exceto antes de dormir, é claro;
  • Procure não consumir bebidas ou alimentos que possuam cafeína;
  • Faça com que o seu sono não seja interferido por barulhos ou distrações, mantendo, também, uma temperatura ambiente adequada (não muito quente).

Não esqueça de que o jantar deve ser composto por alimentos leves, está bem? Deixe de lado lanches pesados e ricos em proteínas.

[VEJA TAMBÉM: CHÁS PARA INSÔNIA]

Tratamento caseiro para insônia

Existem alternativas naturais que podem te ajudar a lutar contra a insônia. Um exemplo bem popular são os chás de:

Leite quente (morno) também é outro remédio caseiro que auxilia na falta de sono. Você pode acrescentar um pouco de mel para dar mais efeito.

Na área da Aromaterapia, é possível aproveitar certos óleos vegetais que, por meio dos cheiros, estimularão a tranquilização. Em geral, as fragrâncias mais recomendadas são as de rosas, laranja, lavanda e limão!

Gostou? Então, confira, também, Remédio Caseiro para Insônia – 7 melhores tratamentos caseiros


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário