Castanha de Caju – Benefícios, composição, calorias e mais

A castanha de caju tem propriedades que você nunca imaginaria. Confira aqui a lista completa de benefícios, a tabela nutricional e quantidade certa a incluir no seu cardápio para fortalecer a saúde.

A castanha de caju é uma ótima fornecedora de nutrientes, bem como auxiliadora na manutenção da  saúde e boa forma. O fruto é muito cultivado na região Nordeste, inclusive, o Brasil é um dos países líderes na sua produção, sendo seguido por Nigéria, Tanzânia e Moçambique.

A Castanha de Caju possui fósforo, magnésio, zinco, cobre, manganês e vários minerais. Além disso, conta com ácidos graxos insaturados, que são excelentes fontes de gordura. Ademais, é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, além de outras doenças.

Apesar de inúmeros benefícios que proporciona, a castanha de caju deve ser ingerida de forma moderada pois é rica em gordura. Cada 100 gramas possui em torno de 500 calorias.

Com a castanha de caju também é possível fazer diversas receitas, tanto doces como salgadas, comê-la pura (torrada com ou sem sal) ou como acompanhamento em iogurtes, smoothies, salada de frutas, entre outros.

Abaixo, segue a tabela nutricional deste alimento poderoso. (valores referentes a 100 gramas)

Energia
581 calorias
Proteínas
16,8 g
Carboidratos
30,2 g
Gorduras
47,8 g
 

Benefícios da Castanha de Caju

A pessoa que consumir castanha de caju estará proporcionando à saúde inúmeros benefícios. Abaixo, listamos alguns destes:

Auxilia na prevenção do câncer

A castanha de caju possui flavonoides que ajudam no combate da formação de qualquer tumor no corpo. Devido a isso, é muito indicada por causa da sua ação anticancerígena.

É excelente para o coração

Devido ao ácido oleico existente neste alimento, proporciona benefícios não somente para o coração, mas, também, para o sistema cardiovascular.

Inclusive, há pesquisas que constatam que as pessoas que fazem o consumo frequente deste alimento possuem menos riscos de sofrerem com uma doença cardiovascular ou de morte por infarto.

castanha de caju beneficios

Regula a pressão arterial

O magnésio existente na castanha de caju faz com que haja a regularização da pressão arterial. Devido a isso, muitos médicos indicam este alimento às pessoas que possuem problemas com o controle da pressão arterial.

Cabelos saudáveis

O cobre existente na castanha de caju traz grandes benefícios para os fios de cabelos, pois é excelente para a manutenção da pigmentação.  Ademais, também traz outros benefícios, como a produção de melanina, fazendo com que haja o retardo na aparição dos fios branco.

Ossos mais resistentes

O caju também é rico em cálcio e magnésio.  Devido a estes minerais, auxilia na saúde dos dentes e ossos.

Bile saudável

O consumo de castanhas de caju é um alimento excelente para evitar a aparição dos cálculos biliares. Inclusive, existem inúmeras pesquisas que detectaram a redução de 25% dos cálculos biliares.

Emagrecimento

castanha de caju propriedadesPor ser rica em gordura do bem, proteína e fibras, ela proporciona bastante saciedade, sendo um dos benefícios, fazendo sentir menos fome. Por isso, em quantidades moderadas, é uma excelente opção de lanche para quem busca o emagrecimento saudável.

Sistema digestório

A castanha do pará contribui para a melhor digestão das refeições, evitando, assim, com que haja desconforto por conta da má eliminação dos alimentos, entre outros.

Auxilia contra TPM e Menopausa

É uma excelente forma de reduzir os sintomas da menopausa e TPM.

Além disso, proporciona uma grande melhoria nas noites de sono, assim como também melhora o humor e o relaxamento corporal.

castanha de caju quantidade

Auxilia o Sistema Imunológico

A castanha de caju contém benefício ao bem estar e à saúde, pois em sua composição há o ferro, que é excelente para o combate a anemia pela ingestão de gorduras boas. Portanto, o seu consumo é benefício para o sistema imunológico.

Olhos saudáveis

É ótima para manter os olhos saudáveis, já que ajuda na prevenção contra os raios UV.

Ajuda contra a diabetes

Por ser baixa em carboidratos e rica em fibras, pode ajudar a diminuir os níveis de glicemia, não causando picos de insulina. Auxilia, também, na redução do colesterol.

Modo de Consumo – Quantidade Recomendada

A castanha do pará pode ser consumida de diversas forma, porém é necessário ter moderação para que não haja prejuízos à saúde.

A quantidade recomendada vai depender do seu objetivo e de seus hábitos. Portanto, é imprescindível consultar um nutricionista para que ele te oriente melhor quanto à quantidades na sua dieta.

Além de ser muito saborosa e versátil, podendo ser consumida tanto doce quanto salgada, a castanha de caju trás muitos benefícios à saúde por ter a famosa vitamina C, sendo uma ótima opção para levar de lanche no trabalho, faculdade ou para onde você for. Procure adquiri-la à granel em lojas de produtos naturais ou feiras, pois costumam ser mais baratas que nos grandes mercados.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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4 Comentários

  1. Dalai Fábio
  2. cambui
  3. Ricardo
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