Carne de porco: os principais benefícios e propriedades

Veja aqui quais são os benefícios para sua saúde de consumir carne de porco, quais são as propriedades para o seu corpo e muito mais.

Durante muito tempo, a carne de porco carregou um estigma de não ser boa para a saúde. Mas, isso mudou: novos métodos de produção fizeram com que esse alimento se tornasse superior e mais saudável que outros tipos de carne, como a bovina.

Ainda não conhece os benefícios que a carne de porco oferece? Então, veja, aqui, essas informações, bem como dados nutricionais e como adotar esse poderoso alimento em suas refeições.

Para que serve a carne de porco

Carne de porco: os principais benefícios e propriedades

A carne de porco é uma importante fonte de proteína, nutriente que dá maior força muscular, além de auxiliar no processo de ganho de massa magra. Por isso, é um aliado de quem deseja conquistar um corpo musculoso.

Esse alimento ainda oferece nutrientes essenciais ao organismo, como magnésio, zinco, potássio e vitamina B1Na prática, isso significa que esse tipo de carne é capaz de reforçar o sistema imunológico e evitar a contração de doenças simples, como gripes.

Ao fazer o consumo desse tipo de carne, também é possível prevenir doenças do coração, como arritmia cardíaca, além de evitar mudanças de humor, passando a ter melhor qualidade de vida.

Benefícios da carne de porco

O consumo regular da carne de porco oferece alguns benefícios especiais para o organismo, tanto em curto como longo prazo. Entre os principais obtidos, os grandes destaques são:

1. Ingestão adequada de vitamina B1

A vitamina B1, também chamada de tiamina, é um nutriente que participa diretamente do metabolismo energético, ou seja, é possível ter mais disposição no dia a dia. Além disso, essa substância melhora o funcionamento do sistema nervoso.

2. Melhora da digestão

A carne de porco possui uma quantidade elevada de niacina, popularmente conhecida como vitamina B3, que é um nutriente capaz de melhorar o processo de digestão, além de remover toxinas do organismo.

 3. Pele mais bonita

Consumindo esse tipo de carne, é possível ter uma pele mais bonita – resultado que é oferecido pela vitamina B3 -, evitando o envelhecimento precoce, prevenindo o surgimento de acne e cravos e garantindo o equilíbrio hídrico da tez.

4. Consumo correto de potássio

A carne de porco possui altíssima concentração de potássio, que ajuda a melhorar o apetite e a evitar câimbras e confusão mental. Paralelamente, esse nutriente auxilia no tratamento da hipertensão, porque regula a pressão arterial.

5. Manutenção do sistema imunológico

Esse tipo de carne contém leucina, lisina e valina, que são aminoácidos essenciais para auxiliar no fortalecimento e na manutenção do sistema imunológico, ajudando no tratamento de doenças ou na prevenção delas.

6. Gordura mais saudável

A gordura presente na carne de porco tem como característica marcante ser mais saudável que a encontrada na carne vermelha, por exemplo. Por isso, tende a ser uma melhor escolha para evitar problemas de saúde.

7. Consumo de vitamina B12 e ferro

A vitamina B12 e o ferro são nutrientes que ajudam a tratar e a prevenir a anemia, além de contribuir positivamente com a qualidade da pele e do cabelo, evitando problemas como o surgimento de linhas de expressão na face e a queda dos fios.

8. Ingestão de proteína em doses ideais

O consumo da carne de porco assegura a ingestão de proteína em quantidades ideais, de modo a evitar a perda de massa magra, dando suporte ao processo de construção muscular.

Propriedades da carne de porco

As propriedades nutricionais da carne de porco variam de acordo com o corte (pernil, costela, lombo, joelho e orelha, por exemplo). Tomando o lombo como exemplo, uma porção de 100 gramas possui:

  • Calorias – 136 kcal;
  • Proteínas – 20g;
  • Lipídios – 5,5g;
  • Ferro – 1,2mg;
  • Magnésio – 25mg;
  • Sódio – 49mg;
  • Potássio – 359mg;
  • Selênio – 33mcg.

Carne de porco emagrece?

Sim, a carne de porco dá suporte no processo de emagrecimento, sendo uma boa fonte de proteína, com quantidade de gordura reduzida – mas, somente se o corte for magro, como o lombo.

Não há necessidade de comer a carne todos os dias, para aproveitar seus benefícios. O consumo por até três vezes na semana é suficiente.

Como consumir a carne de porco

O ideal é na forma carne cozida, grelhada ou assada – versões que possuem baixa caloria e são mais saudáveis ao organismo. Compre o alimento em locais com boa procedência e não a sirva mal passada, para minimizar o risco de contaminações por doenças, como a cisticercose.


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7 Comentários

  1. Antonio valentim da Silva
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