Carne de cordeiro: quais são os benefícios?

Veja aqui quais são os principais benefícios da carne de cordeiro para sua saúde, quais as propriedades desse alimentos e muito mais.

A carne de cordeiro costuma não ser tão conhecida e consumida pelos brasileiros, mas trata-se de um alimento extremamente nutritivo ao organismo, sendo rica em proteínas, minerais e vitaminas.

Ainda não conhece esse tipo de carne, muito menos os benefícios que pode proporcionar? Então, saiba, aqui, essas informações e veja como inserir esse alimento nas suas refeições.

Para que serve a carne de cordeiro

Carne de cordeiro: quais são os benefícios?

A carne de cordeiro tem como papel importante o fornecimento de proteínas para o organismo, além de nutrir e auxiliar na construção de massa magra e evitar a perda de massa muscular.

Por isso, esse tipo de carne é perfeito para quem deseja ficar musculoso, para atletas, idosos e pessoas que estão em fase pós-cirúrgica, acelerando a recuperação.

O alimento também fornece outros nutrientes para o organismo, como a vitamina B12 (evita a anemia e danos ao sistema neural), zinco (importante para o crescimento e a produção hormonal) e niacina (previne doenças cardíacas).

Além disso, a carne conta com fósforo (auxilia no crescimento), ferro (previne anemia e contribui para a beleza e qualidade da pele) e creatina (fornece energia aos músculos).

Benefícios da carne de cordeiro

Como é uma rica fonte de vitaminas, minerais e proteínas, ela oferece benefícios únicos ao organismo. Ao fazer o consumo do alimento, é possível garantir:

1. Ganho e/ou manutenção de massa muscular

A elevada quantidade de proteína da carne de cordeiro ajuda nos processos de ganho ou manutenção de massa muscular, funcionando como um diferencial para fisiculturistas ou atletas, por exemplo.

Idosos também beneficiam-se do consumo da carne, especialmente porque tendem a perder massa magra de maneira acelerada. O alimento retarda esse processo e evita complicações ortopédicas.

2. Melhora do desempenho físico

A carne do cordeio possui beta-alanina, aminoácido utilizado pelo corpo para produzir carnosina. Ambas as substâncias ajudam a melhorar a função muscular, reduzindo a fadiga, seja em atividades básicas ou na prática de exercícios.

3. Prevenção de anemia

A carne de cordeiro tem alta concentração de ferro, nutriente essencial para evitar ou combater a anemia. Portanto, inseri-la na alimentação ajuda a prevenir essa doença.

4. Ingestão de vitamina B3

O alimento é rico em vitamina B3, também chamada de niacina. Trata-se de um nutriente que melhora a circulação sanguínea, ameniza enxaquecas, controla a diabetes e baixa o colesterol. Por isso, é uma excelente dica para quem deseja controlar e prevenir essas doenças e suas complicações.

5. Saúde dos ossos

Um dos minerais presentes nesse tipo de carne é o cálcio, que fortalece ossos e dentes, de modo a evitar problemas ortopédicos e dentários graves, como a osteoporose e a perda dental.

6. Prevenção de câncer

Uma porção de carne de cordeiro tem mais de 50% da dose diária recomendada de selênio, que é um mineral que mantém o ciclo de vida natural das células, o que ajuda a prevenir o câncer.

7. Fortalecimento da imunidade

Outro nutriente presente no alimento é o zinco, que tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, combatendo gripes e pequenas inflamações/infecções, além de reduzir o risco de contrair essas enfermidades.

Propriedades da carne de cordeiro

As propriedades desse alimento variam de acordo com o corte da carne utilizado e se ele é ou não curado, ou seja, salgado e defumado. Mas, de modo geral, uma porção de 100 gramas apresenta:

  • Calorias – 244kcal;
  • Proteína – 18g;
  • Vitamina B1 – 0,1mg;
  • Vitamina B12 – 0,1 mg;
  • Vitamina B3 – 6,1mg;
  • Cálcio – 12mg;
  • Ferro – 1,6mg;
  • Magnésio – 22mg;
  • Potássio – 239mg;
  • Selênio – 0,1mg;
  • Zinco – 3,5mg.

Carne de cordeiro emagrece?

O alimento auxilia na perda de peso, porque possui pouca caloria, mas somente se consumido em sua versão fresca e não a curada. Existe a possibilidade de inserir esse tipo de carne na refeição, substituindo carnes mais gordas, como a bovina.

Como consumir a carne de cordeiro

Se sua intenção for aproveitar todos os benefícios da carne, ter uma alimentação saudável e emagrecer, prefira consumi-la assada ou cozida, que são preparos menos calóricos.

Caso o peso não seja uma preocupação, vale a pena investir na versão curada da carne, que pode funcionar como um complemento de pratos principais ou lanches – somente tome o cuidado de não abusar, porque esta opção possui maior quantidade de sal, que não é tão saudável.


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