Cárie: um guia completo do que você tem que saber

Quer saber do que é feita a cárie? Clique aqui e leia um guia completo sobre quais são as causas, maneiras de prevenir esse mal, quais os cuidados necessários e mais indicados pelos profissionais.

A cárie é uma doença bucal muito comum, que atinge grande parte das pessoas pelo menos uma vez na vida. Ela é causada por bactérias que se alimentam de restos de comida que ficam nos dentes, especialmente se a escovação não é feita após as refeições.

É um problema que pode surgir em qualquer época da vida, por isso é preciso cuidar muito bem da higiene bucal desde o aparecimento dos primeiros dentes. Quer saber quais são os sintomas, os tratamentos e as formas de prevenção? Veja só.

Sintomas de cárie

Cárie: um guia completo do que você tem que saber.

Nos estágios iniciais, a cárie é um problema que pode não apresentar sintomas. Tratá-las nessa época é a melhor opção, pois o procedimento será mais simples e os resultados serão melhores. Para identificá-la, logo no início, é preciso consultar um dentista com regularidade.

Já nos estágios mais avançados, quando a cárie ainda não foi tratada e está se desenvolvendo, ela pode apresentar alguns sintomas incômodos, como:

  • Dor nos dentes;
  • Hipersensibilidade a altas e baixas temperaturas;
  • Hipersensibilidade a alimentos com muito açúcar;
  • Dentes escurecidos;
  • Mau hálito;
  • Pequenos buracos nos dentes.

Como prevenir as cáries

Prevenir esse problema chato é muito simples. Uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista já podem lhe ajudar a ficar livre. Conheça algumas práticas comuns e bem simples:

Escovar os dentes após as refeições

Cárie: um guia completo do que você tem que saber.

Para evitar que os restos de comida se acumulem nos dentes e sirvam de alimento para as bactérias, é imprescindível escovar os dentes após as refeições ou, pelo menos, 3 vezes por dia. Isso vai mantê-los limpos e diminuir muito as chances de cáries.

Após a escovação, é importante passar o fio dental, para remover as placas e os restos de alimentos que ficam onde a escova não consegue alcançar.

Visitar o dentista regularmente

Visitar um profissional também é muito importante, pelo menos uma vez por ano ou com a frequência que ele lhe indicar. Além de poder identificar essas e outras doenças em seus estágios iniciais e tratá-las de forma mais prática, o profissional poderá lhe orientar quanto aos cuidados necessários para prevenir qualquer problema bucal.

Usar produtos com flúor

O flúor é um dos grandes aliados na prevenção das cáries. Ele é um mineral que deixa os dentes mais resistentes, ajuda a remover a placa bacteriana e ainda impede que as bactérias da boca se multipliquem. Por isso, é indicada a utilização dos cremes dentais que possuam flúor em sua composição.

Beber muita água

Cárie: um guia completo do que você tem que saber.

Beber, pelo menos, dois litros de água por dia é fundamental para que o organismo funcione bem, e disso todo mundo sabe. Mas, você sabia que a água também pode ajudar a prevenir as cáries, o mau hálito e algumas outras doenças bucais?

Isso acontece porque a saliva é uma grande responsável pela eliminação das bactérias da boca. Quanto mais água você tomar, mais saliva produzirá e menos bactérias terá. Do contrário, você poderá sofrer com um problema chamado boca seca, que possui diversas consequências.

Evitar o consumo de açúcar

O açúcar é o alimento preferido das bactérias causadoras da cárie e, por isso, é preciso evitar o seu consumo. Dê preferência para uma alimentação mais natural, com uma boa variedade de vitaminas e nutrientes, que serão benéficos para todo o organismo, incluindo a saúde de sua boca.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário