Como emagrecer com saúde

Mudar hábitos pode ser algo difícil, mas não impossível. Veja aqui os cardápios prontos e saiba o que incluir e retirar do seu prato para ter uma alimentação que te fará perder peso sem ter que colocar a mão no bolso. Que tal já começar hoje? Veja que fácil...

A busca pelo peso ideal tem se tornado constante, principalmente por estarmos lidando com uma época recheada de estresse, ansiedade e alimentos nada saudáveis para o organismo.

Por isso, torna-se cada vez mais necessário a adoção da reeducação alimentar – mas, o que é isso? Uma prática que faz com que você (re)aprenda a alimentar-se de forma saudável para o organismo, emagrecendo no processo.

Reeducação alimentar é emagrecer com saúde

Mudar hábitos pode ser algo difícil, mas não impossível. Descrever a reeducação alimentar, por outro lado, é extremamente simples, pois envolve a mudança daquelas atitudes e comportamentos que fazem com que você adquira peso e destrua a sua saúde física e mental.

A reeducação alimentar baseia-se na criação de cardápios para mudar hábitos alimentares com saúde, que ganham a orientação de nutricionistas. É uma forma de dieta restritiva? De modo algum! Não há restrições e radicalismo – é o simples ato de aprender a comer de maneira apropriada, sem passar vontade, onde há uma real mudança interna.

Quer saber o que um cardápio para emagrecer com saúde, por meio de uma reeducação alimentar, pode significar? Então, veja:

  • Controle de algum problema de saúde, como o colesterol e diabetes;
  • O controle do peso para pessoas que possuem alguma doença específica;
  • Manutenção de um peso ideal;
  • Evita o surgimento de doenças crônicas;
  • Evita o efeito sanfona – o perigo iminente das dietas restritivas.

Qualquer mudança não é fácil, mas uma reeducação alimentar pode contar com opções baratas e fáceis de serem encontradas.

dieta de reeducação alimentar

Cardápio para emagrecer com saúde – opções baratas

Para emagrecer, você precisa gastar mais calorias do que consome.

Veja opções baratas e muito saborosas, para criar seu próprio cardápio para emagrecer com saúde.

Sucos naturais

  • Suco de abacaxi com melancia;
  • Suco de couve com cenoura, laranja e maçã;
  • Suco de couve com água de coco, gengibre e linhaça;
  • Suco de laranja, abacaxi e hortelã;
  • Suco de laranja, mamão, beterraba e cenoura.

Sucos naturais, no geral, são recomendados, mas cuidado com o uso de açúcar e/ou adoçante. Caso não goste desses sucos, opte por água de coco ou chás naturais.

Ao fazer o suco, não coe! A maior parte das fibras, vitaminas e minerais das frutas está presente no bagaço. Evite, também, exagerar na quantidade de frutas utilizadas para não extrapolar nas calorias.

<< Veja aqui como preparar os principais sucos detox para emagrecer e ficar bem!!>>

Frutas

Todas são bem-vindas, desde que você tome cuidado para não exagerar. Algumas possuem mais calorias que outras, como o caso da banana e do abacate – no entanto, também surpreendem em nutrientes. Veja aqui a tabela nutricional de cada uma delas. 

Aproveite-as como opções no lanche da manhã e da tarde, e, sempre que possível, consuma as frutas inteiras, com bagaço e casca.

Cereais

Indispensáveis por conterem carboidratos complexos – aqueles que são de baixo índice glicêmico (há lentidão na absorção e auxílio no emagrecimento).

  1. Aveia;
  2. Pães e biscoitos integrais;
  3. Arroz integral e quinoa;
  4. Farelos (de trigo, de aveia, de centeio);
  5. Barra de cereal e granola SEM AÇÚCAR (cuidado! Fique atento ao rótulo).

Sopas

Se você já tentou emagrecer alguma vez, com certeza já se deparou com a “dieta da sopa” não é mesmo? Isso porque as sopas, dependendo dos ingredientes escolhidos, tem poucas calorias, muita água e nutrientes, sendo uma ótima opção para o emagrecimento. Aqui vão algumas dicas para prepará-la de forma saudável:

  1. Escolha vegetais pouco calóricos como “base” para a sopa, como chuchu, abobrinha, couve, espinafre, tomate, cebola, etc. Você pode colocar vários tipos, cada combinação formará um novo sabor!
  2. Coloque apenas 1 carboidrato e em pouca quantidade: arroz integral, macarrão integral, batata, mandioca.
  3. Opte por uma proteína magra, como frango, carne moída ou ovo cozido.
  4. Use e abuse dos temperos naturais – nada daqueles industrializados, ok?! Exemplos: açafrão, pimenta, páprica, cebolinha, salsinha, alho, cebola, tomilho, louro…

Almoço e jantar:

Duas refeições que exigem um prato mais elaborado, onde deve-se deixar metade para vegetais e legumes, um quarto para os carboidratos e o outro quarto para as proteínas. Dicas baratas e fáceis são:

  1. Vegetais = todos, podem ser consumidos crus, cozidos, refogados ou assados. Escolha pelo menos 2 tipos;
  2. Carboidratos = Arroz integral, batata doce, batata inglesa, batata salsa, inhame, mandioca, milho cozido, quinoa, panqueca integral, macarrão integral;
  3. Proteínas = Animal (frango, carnes magras, peixe, ovos) e vegetal (grão de bico, feijão, cogumelos).

Os bons hábitos alimentares são imprescindíveis para uma perda de peso saudável. Existem muitas dietas para emagrecer, cada qual com um método distinto, conforme a finalidade de cada pessoa. Como a sua é o emagrecimento – você pode investir em mais alguns hábitos, além de ideias de cardápio.

dieta para emagrecer com saúde

Hábitos para emagrecer com saúde

Que a alimentação é o fator mais preocupante para quem busca perder peso não há discordância. Alimentar-se com saúde fica cada vez mais complicado por conta das infinitas alternativas que a indústria de alimentos joga nas prateleiras, para a tentação dos consumidores.

Ao invés de desenvolverem alimentos saudáveis, a indústria continua produzindo produtos maléficos para a saúde – o lucro, muitas vezes, vale mais que a saúde da população.

De qualquer forma, você pode mudar essa realidade,por meio da reeducação alimentar, da decisão de optar por um cardápio para emagrecer com saúde e alguns hábitos muito simples que auxiliam na perda de peso.

Veja quais são e comece-os agora mesmo:

  • Hidrate-se

Beber 2 litros de água por dia, no mínimo, é ideal para manter o seu organismo devidamente hidratado. Quando ele está assim, o seu corpo consegue liberar as substâncias nocivas que atrapalham o seu funcionamento.

emagrecimento com saúdeEstamos falando de água, então desista de refrigerantes e outros líquidos gaseificados.

  • Durma bem

Nosso organismo produz a leptina, um hormônio que tem a capacidade de controlar a sensação de saciedade, durante o dia todo.

Mas, ele só é produzido durante o sono. Então, caso você não tenha noites apropriadas, sentirá a diferença (repare nos ataques à geladeira).

  • Pratique atividades físicas.

Além de potencializar a perda de peso, a prática física melhora a sua saúde mental: xô estresse, ansiedade, depressão e todas as caraminholas que atrapalham o seu dia a dia.

  • Dê adeus às frituras.

Prefira alimentos assados, cozidos ou a vapor. Alimentos fritos possuem quase o triplo de calorias

  • Evite ao máximo o açúcar.

Esse alimento não contém nenhum nutriente, não trás nenhum benefício a saúde, pelo contrário. Quanto mais comemos açúcar, mais o corpo fica “viciado” nele. Então, o melhor a fazer é reduzir drasticamente seu consumo. Não é uma tarefa fácil, mas com muita paciência e persistência é possível abandonar este hábito.

E, acima de tudo, procure a ajuda de um profissional de saúde. Não tente mudar sua vida sozinho(a) – você pode passar por essa etapa de emagrecimento saudável com as orientações e puxões de orelha de um bom nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário