O que são carboidratos simples? Veja aqui!

O carboidrato é um nutriente importante, porque é a principal fonte de energia do organismo, garantindo seu correto funcionamento, além de proporcionar mais ânimo para a realização de atividades do dia a dia.

Curiosamente, existem dois tipos de carboidratos, um deles é o carboidrato simples. Não sabe o que é ele? Conheça-o, aqui, suas vantagens e desvantagens e onde encontrá-lo.

O que é carboidrato simples?

O que são carboidratos simples? Veja aqui!

Para entender melhor o que é um carboidrato simples, é preciso saber exatamente o que é um carboidrato. Trata-se de uma molécula de monossacarídeo ou dois monossacáridos ligados, termos científicos que significam açúcar.

Então, de maneira simplificada, pode-se dizer que um carboidrato é, na realidade, um tipo de açúcar. Assim que é ingerido e passa pelo processo de decomposição, ele é transformado em glicose, que é armazenada em músculos, fornecendo energia ao corpo.

O carboidrato simples, por sua vez, é considerado um tipo de açúcar que dá energia de maneira imediata, porque é fácil e rápido de ser digerido e decomposto pelo organismo, de modo a aumentar rapidamente o nível de glicose no sangue.

Vantagens e desvantagens do carboidrato simples

Vantagens

Ao tentar fazer uma dieta mais saudável, é comum encontrar artigos informando que o carboidrato simples não é uma substância boa ao organismo, por aumentar a glicemia rapidamente. Mas isso pode ser bom em alguns casos.

Como é uma fonte de energia imediata, ele é perfeito para ser consumido naqueles dias em que não há força ou vontade de realizar atividades básicas, passando a oferecer mais ânimo para cumprir obrigações.

Além disso, o carboidrato simples é um grande aliado de quem faz treinos físicos intensos e busca uma fonte rápida de energia, para ter melhor desempenho na academia.

Desvantagens

O maior problema que envolve o carboidrato simples é o fato da energia gerada por ele ser transformada em gordura (tecido adiposo), quando não é totalmente utilizada pelo organismo.

Ou seja, quando se come uma elevada quantidade de carboidrato simples e a energia produzida não é gasta, ela se tornará gordura, gerará ganho de peso e, se não houver cuidado, virará um caso de obesidade. É justamente por isso que esse nutriente é mal visto por algumas pessoas.

Além disso, como é um açúcar, o carboidrato simples também não deve ser consumido em grande porção por quem é diagnosticado com diabetes, para não comprometer ainda mais o caso.

Embora esse tipo de carboidrato ofereça esses problemas, é importante mencionar que só é possível enfrentá-los se seu consumo for sempre diário e elevado. Porções esporádicas e pequenas de carboidrato simples não engordam ou pioram a diabetes.

Em quais alimentos encontrar o carboidrato simples

O carboidrato simples é frequentemente encontrado em alimentos que estão presentes nas refeições principais do dia a dia de todos os brasileiros, tais como:

  • Arroz branco;
  • Pão;
  • Bolo;
  • Macarrão;
  • Açúcar;
  • Refrigerante;
  • Sucos prontos;
  • Biscoitos;
  • Sorvete;
  • Chocolate;
  • Bebidas isotônicas;
  • Mel;
  • Cereais.

Com essa lista, já dá para perceber que os carboidratos simples realmente não são uma boa, não é?

Quantidade ideal de carboidrato simples a ser ingerida

A quantidade ideal de carboidrato simples a ser consumida por dia varia de acordo com cada pessoa, porque cada organismo gasta energia de forma diferente. Tenha em mente que se você leva uma vida sedentária, é melhor evitar o carboidratos simples.

Se praticar exercícios, principalmente treinos físicos para ganho de massa muscular, é interessante ingerir uma porção de carboidratos simples, sobretudo antes de treinos, para ter máximo desempenho. Mas procure consumir aqueles que não sejam a base de açúcar, como o arroz.

Está na dúvida sobre qual a quantidade ideal para o seu caso? Consulte um médico especialista, como um nutricionista, que será capaz de indicar uma dieta específica e que realmente supra as necessidades do seu organismo.

O que comer para substituir o carboidrato simples

Já come uma quantidade elevada de carboidratos simples e quer investir em alimentos alternativos, que também dão energia, mas sem causar complicações de diabetes ou engordar?

Neste caso, o ideal é investir em alimentos com carboidratos complexos, que dão energia de forma lenta ao organismo. Ótimos exemplos de alimentos desse tipo são aveia, lentilha, grão de bico, frutas, batata doce, arroz, macarrão e pães integrais. As quantidades também devem ser prescritas por nutricionista.

Na grande maioria dos casos, os carboidratos complexos são melhores opções, pois não causam picos de glicemia e contém uma maior quantidade de nutrientes, como as fibras. Consulte um especialista e tenha uma alimentação balanceada, junto com a prática de atividades físicas. Assim, muitos problemas de saúde podem ser evitados!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário