Carboidrato Bege: Conheça todos os detalhes e os riscos do consumo exagerado

Os carboidratos são uma espécie de micronutrientes, fundamentais para a manutenção da vida, isso porque todos são ricos em açúcares, os quais fornecem energia para as atividades mais básicas, como respirar, pensar, entre outras. Conforme a sua carga de exercícios, você pode ter uma dieta com mais alimentos desse tipo.

Vale a pena comentar que existem dois tipos distintos de carboidratos, podendo ser o simples ou o complexo. Os primeiros são conhecidos por estarem presentes em frutas, milho, açúcar e massas, também chamados de monossacarídeos. Já os segundos, polissacarídeos, podem ser encontrados em massas integrais, batata doce, entre outros, sendo de absorção mais lenta pelo organismo.

O consumo ideal de carboidratos acontece pelo tipo complexo, em que a ingestão gradativa de seus polissacarídeos não muda de forma drástica os seus índices glicêmicos. Durante muito tempo, acreditou-se que o simples corte dos carboidratos da alimentação poderia ser a receita para perder peso de forma simples, rápida e descomplicada. Mas, somente anos depois, soube-se que a cor do tipo de carboidrato que você consome é importante.

Características dos Carboidratos Beges

Carboidrato Bege: Conheça todos os detalhes e os riscos do consumo exagerado

Infelizmente, como mencionado, a cor dos carboidratos é de extrema importância. Segundo o médico Xand van Tulleken, escritor do livro “The Truth about Carbohydrates”, explica que alimentos como pães e massas são exemplos mais comuns deste tipo de substância, por isso são considerados beges. Além disso, todo alimento contendo amido pode ser incluído nessa categoria.

Principais Propriedades

Energia

Estes alimentos são a principal fonte de energia para o ser humano, isso porque os carboidratos sofrem uma quebra, transformando-se em glicose – no caso dos carboidratos beges, monossacarídeos. A ingestão média recomendada é de 100 gramas de produtos que os contenham.

Sistema Nervoso

O açúcar produzido por meio deles é fundamental para a manutenção de um bom funcionamento cerebral, pois estas células são diferentes das do resto do corpo, não conseguindo retirar energia da gordura, nem mesmo das proteínas consumidas.

Flora Intestinal

Por serem produtos que possuem uma elevada taxa de fermentação, são excelentes opções para se manter a flora intestinal em perfeito estado, permitindo que ela seja regulada. Além disso, promove uma maior absorção de nutrientes pelo intestino.

Porque o consumo deve ser limitado

Carboidrato Bege: Conheça todos os detalhes e os riscos do consumo exagerado

Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas é tentar mudar toda a sua dieta, incluindo mais alimentos grelhados e evitando o consumo de bebidas e refrigerantes, mas estas pessoas, por muitas vezes, não conseguem abrir mão do pão francês no café da manhã.

Todos os alimentos que possuem a cor amarelada possuem moléculas de monossacarídeos, ou seja, uma cadeia molecular menor do que a dos polissacarídeos. Por um lado, isso é bom, já que é uma forma rápida do seu corpo adquirir energia e manter-se ativo. Já, por um outro lado, o consumo em excesso acaba provocando o ganho de peso, em um curto período de tempo.

Caso você não seja o tipo de pessoa que tenha o costume de exercitar-se, é bom maneirar na quantidade de comidas ricas em monossacarídeos. Uma opção interessante é sempre optar pelos integrais, como pães, massas e quaisquer outros alimentos. Isso faz com que as longas cadeias de açúcares demorem cada vez mais para serem absorvidas pelo corpo.

O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares traz grandes perigos à saúde, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Procure reduzir a quantidade de produtos contendo sacarídeos grandes e opte sempre por produtos naturais ou por comidas que tenham sido preparadas manualmente, utilizando farinhas do tipo integral.


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