Capoeira: quais os benefícios para a mente e o corpo?

A capoeira é um esporte que teve origem com a escravidão, sendo conhecida por ser praticada com muita música e movimentos rápidos e ritmados. Essa é uma forma de expressão cultural, afinal, tem muitos aspectos das origens de nossos antepassados. Além disso, a capoeira possui muitos benefícios para a mente e o corpo, misturando artes marciais, dança e acrobacias.

A princípio, começou na África, por volta do século 18, e foi trazida para o Brasil com os escravos. Sua prática era proibida, mas hoje é uma arte realizada por milhares de pessoas, devido ao bem-estar geral que proporciona. Quer saber mais? Veja tudo sobre a capoeira:

História da capoeira

Capoeira: quais os benefícios para a mente e o corpo?

Ao chegar ao Brasil, os escravos praticavam a capoeira escondido de seus senhores, isso porque era considerada uma forma de defesa pessoal, podendo ser usada contra seus próprios proprietários. Por esse motivo, os senhores proibiram sua prática até 1940.

“Capoeira” significa “o mato que nasce depois do desmatamento”. Hoje pode não significar muita coisa, mas os escravos continuavam praticando o esporte às escondidas no mato, sempre próximos ao chão, para não serem descobertos.

Com o fim da escravidão, novos movimentos foram incorporados à luta, misturando dança com artes marciais e o ritmo característico, tudo ao som do berimbau. Hoje, cada vez mais pessoas são adeptas à arte. Os movimentos acabam trabalhando todo o corpo, estimulando o bom funcionamento, relaxando a mente e até ajudando a perder uns quilinhos e manter o corpo no lugar.

Benefícios da prática da capoeira

A capoeira traz benefícios dos mais variados tipos! Essa é uma forma de expressão cultural, que ultrapassou os anos, fazendo parte da história do Brasil. Além da história por trás dessa arte, ela é benéfica para mente e corpo, pois faz com que o praticante concentre-se em cada movimento e em seu adversário, proporcionando o distanciamento dos problemas e o relaxamento, aliviando o estresse, o nervosismo e a ansiedade.

A lista de benefícios é imensa! Então, vamos colocar, aqui, os principais, para te convencer a praticar a capoeira hoje mesmo! Confira:

Libera o estresse e alivia a ansiedade

O estresse é um dos vilões que acaba com a vida de muitas pessoas. São muitos malefícios, desde o aparecimento de outras doenças, até o prejuízo nos relacionamentos. Pensando nisso, a capoeira é capaz de aliviar todo o estresse do dia a dia, seja no trabalho ou na casa.

O exercício ajuda a liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e bom-humor.

Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético

Os movimentos da capoeira podem ser considerados funcionais, porque estimulam o bom funcionamento cardiovascular e ajudam a queimar calorias, já que trabalham todos os músculos do corpo. É uma mistura de exercícios aeróbicos com anaeróbicos.

Aumenta a flexibilidade

Capoeira: quais os benefícios para a mente e o corpo?

Durante a luta, você irá trabalhar todo o seu corpo, incluindo braços e pernas. Quanto mais flexível, melhor será a execução dos movimentos. E quanto mais você usa seus músculos, mais flexível você fica. Isso acontece porque a prática constante promove uma melhora na circulação do sangue.

Promove interação social

Com tantas tecnologias, a interação está praticamente voltada ao universo digital. No entanto, a prática de capoeira faz com que o participante desligue-se de tudo, enquanto está na luta. Consequentemente, acaba interagindo com outras pessoas.

Por ser um esporte que alivia o estresse e a ansiedade, promovendo o bem estar, pessoas transpassam positividade – o que é ótimo em qualquer idade! Aliás, a capoeira é indicada para todas as pessoas, incluindo crianças.

Estimula a coordenação e a velocidade

Os movimentos são ágeis e acontecem em um curto espaço de tempo. Com isso, a capoeira estimula a reação rápida do corpo, fazendo com que você aprenda a desviar dos golpes do adversário rapidamente, praticamente sem pensar muito.

Os movimentos também acabam sendo coordenados – enquanto um ataca, o outro defende-se. Isso faz com que os praticantes melhorem a sua coordenação, indo para o lado certo, quando preciso, e em uma velocidade incrível!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário