Cansaço – Causas, Alimentos que causam cansaço e Dicas para recuperar a energia

Você sofre de cansaço constante? Confira, aqui no Quero Viver Bem, dicas para tratar esse problema e aliviar os sintomas provocados!

O cansaço é relacionado a uma sensação de fadiga, moleza e falta de energia para realizar as atividades mais simples do dia a dia. Muitas pessoas se queixam desses sintomas, e a maioria dos casos é atribuída à vida corrida, à tensão no trabalho e às noites mal dormidas.

Além de atrapalhar a vida de quem sofre desse problema, o cansaço também pode ser um sinal de outros problemas de saúde. Por isso, é importante prestar atenção em outros sintomas relacionados.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, as causas do problemas e métodos para se prevenir!

Cansaço

Possíveis causas do cansaço

Não é uma coisa anormal ficar cansado depois de um dia de trabalho exaustivo ou uma festa animada. No entanto, quando essa falta de energia se repete diariamente, e de uma forma muito intensa, é preciso entender o que está acontecendo, pois existem diversos motivos que podem ser os grandes responsáveis.

Dentro os principais estão:

Síndrome da Fadiga Crônica

É um tipo de cansaço incapacitante, cujo diagnóstico é dado após inúmeros exames que não mostram alterações fisiológicas que justifiquem esse sintoma.

As pessoas que sofrem com esse problema relatam um peso grande nas costas e na cabeça, além de dores nas articulações (sem evidência de artrite), dores musculares e dificuldade de concentração.

Antes de ser diagnosticado com esse problema, o indivíduo precisa excluir outras doenças, com a realização de exames de sangue.

Problemas hormonais

Mulheres que estão próximas do período da menopausa podem sentir cansaço devido ao declínio hormonal fisiológico. Nos homens, o mesmo pode ocorrer por volta dos 50 ou 60 anos.

Em alguns casos, é necessário fazer reposição hormonal para equilibrar os hormônios e reduzir a fadiga.

Hipotireoidismo

A baixa produção dos hormônios da tireoide pode causar uma profunda exaustão, além de sonolência excessiva. Nesse caso, é importante fazer a reposição hormonal e consumir alimentos que ajudem a melhorar a função tireoidiana, como algas, castanhas e peixes.

Deficiência de vitamina D

Pessoas que possuem os níveis de vitamina D abaixo de 30 mg/dl podem apresentar sintomas de cansaço excessivo. Tomar sol diariamente ou suplementar é ideal nesses casos, desse modo o corpo ganha mais disposição.

Anemia

A carência de ferro na dieta é uma das causas da fadiga. Esse mineral é de suma importância para produzir glóbulos vermelhos e transportar o oxigênio.

É fundamental detectar a causa do problema para tratar, além de que é necessário incluir carne vermelha e folhosos verde-escuros na alimentação.

Estresse, ansiedade e depressão

Pessoas que apresentam esses problemas emocionais comumente possuem um cansaço acima do normal. É indicado fazer atividade física que dê prazer e, em alguns casos, ingerir medicação orientada por um médico.

Diabetes

Quando está descontrolada, pode causar fadiga. No entanto, com o controle da doença, o cansaço tende a reduzir.

De acordo com alguns especialistas, outras doenças também devem ser investigadas como: apneia do sono, problemas cardíacos, alergia ao glúten e fibromialgia.

[LEIA TAMBÉM CANSAÇO MENTAL – O QUE PODE SER?]

Cansaço

Alimentos que causam cansaço

Infelizmente, existem alguns alimentos que podem roubar a energia e a disposição, por isso, há pessoas que se sentem muito cansadas durante o dia todo – e algumas, já acordam com essa sensação. Confira quais são:

  • Alimentos processados (biscoitos, bolinhos, salgadinhos e tudo o que é comprado em saquinhos);
  • Alimentos açucarados (balas, chocolates, refrigerantes, sucos e confeitaria em geral);
  • Alimentos gordurosos (pizza, hambúrguer, pastel, salgados);
  • Hidratos de carbono simples (pães, cereais matinais, massas, bolos);
  • Álcool em geral.

Em contrapartida, existem os alimentos que fazem efeito contrário, fornecendo energia. Esse é o caso de: banana, abacate, folhas verde-escuras, feijão, chia, linhaça, arroz integral e frutos do mar.

Dicas para recuperar a energia

Ao perceber que o cansaço faz parte da sua rotina, é fundamental consultar um médico para descartar possíveis problemas de saúde. Caso nada esteja errado, é hora de agir com a mudança no estilo de vida.

  • Opte por refeições leves, não coma muito de uma vez;
  • Equilibre os nutrientes dos alimentos;
  • Não faça dietas radicais;
  • Restrinja fast foods, alimentos processados, frituras e doces;
  • Faça atividade física diariamente;
  • Não consuma bebidas alcoólicas.

Cansaço

[LEIA TAMBÉM CANSAÇO EXCESSIVO – O QUE PODE SER?]

A ingestão de um complexo vitamínico pode ajudar a reduzir os sintomas do cansaço. Mas, antes consulte um médico nutricionista para verificar essa possibilidade.

É importante que outras condições de saúde sejam descartadas, também.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário