A canela é uma especiaria extraída da caneleira, árvore nativa do Sri Lanka. Desde 2000 a.C já se usava a canela no antigo Egito. Naquela época, ela era usada para embalsamento, agente medicinal e condimentos para bebidas.
A canela, assim como o cravo, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, também era empregada como moeda de troca para pagamento de serviços, impostos, obrigações religiosas, dotes e heranças. Ela era tão valorizada que passou a ser considerada mais preciosa que o ouro.
Para que serve a canela?
Sua maior aplicação é como condimento e aromatizante para muitos pratos, principalmente doces, além da aplicação para diversos outros fins, como chás, em aromatizantes de perfumes ambientais, incensos e até remédios.
O componente ativo da canela é o cinamaldeído, que dá o aroma característico a ela. Sintetizado, esse composto tem propriedades analgésicas e digestivas, sendo empregado em vários remédios farmacológicos.
Ela é muito conhecida em sua forma em pó, que é a casca moída, mas também pode ser utilizada em in natura, conhecida como canela em pau.
Benefícios da canela para a sua saúde
Na época medieval, os médicos usavam a canela como tratamento para tosse, artrite e dores de garganta. A medicina atual também atesta esses benefícios, que vão além, como para casos de:
- Prevenção do câncer: o óleo de canela é usado na prevenção e no tratamento do câncer gástrico e da melanoma, isso porque contém cinamaldeido e eugenol, que são bastante eficazes em casos de câncer;
- Perda de peso: a canela tem a capacidade de retardar o esvaziamento estomacal, e com isso aumentar o tempo de sensação de saciedade. Também, é um digestivo natural que melhora o aproveitamento dos alimentos pelo organismo e metaboliza com maior rapidez o açúcar ingerido. Por ser antimicrobiana, a canela combate uma bactéria presente no trato intestinal, relacionada à obesidade e ao ganho de peso, além de que é eficaz no controle do crescimento do fungo Candida no sistema digestivo, conhecida por provocar dificuldade na perda de peso. Ainda, tem propriedade termogênica, o que aumenta o gasto calórico;
- Energia: alguns estudos comprovaram que a canela ajuda a manter a energia, concentração e agilidade, tanto física quanto mental;
- Dores musculares: a canela contém varias sustâncias anti-inflamatórias, entre elas o álcool cinamilo, que ajuda a controlar os processos inflamatórios nos músculos e nervos;
- Controle do nível no sangue: como ela retarda o esvaziamento estomacal, ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, o que pode ser muito benéfico para pessoas portadoras de diabetes tipo II;
- Artrite: massagem com óleo de canela, ou chás de canela, ajudam a melhorar as dores decorrentes da artrite, isso porque a canela tem uma grande propriedade anti-inflamatória;
- Analgésico: como dissemos acima, o principal componente da canela é o cinamaldeido, substância usada para a composição de analgésicos.
Valor nutricional
A canela tem como principais nutrientes o cálcio e manganês e as fibras. A cada 100 gramas da versão em pó há:
- 26,10 calorias;
- 7,98g de carboidratos;
- 0,39g de proteínas;
- 0,32g de gorduras totais;
- 0,07g de gorduras saturadas;
- 5,43g de fibra alimentar;
- 2,6g de sódio.
Dicas de consumo
A canela é muito versátil, combina com frutas, principalmente banana, no café, iogurte, em tortas, bolos, biscoitos, entre muitas outras aplicações! E seu consumo pode ser cru ou cozido, dependendo da receita.
Muito além de dar sabor aos pratos, essa especiaria ajuda na conservação dos alimentos, pois possui propriedades antimicrobianas.
Além disso, o óleo de canela é muito usado como neutralizador de odores, pois perfuma o ambiente e elimina bactérias que causam mau cheiro.
Contraindicações
O uso da canela traz muitos benefícios, tanto para a saúde quanto para o paladar, mas ele requer alguns cuidados.
É raro o efeito colateral, no entanto, quando em exagero, pode causar irritações na mucosa da boca e pele, provocando feridas, vermelhidão e coceiras.
Por combater o excesso de açúcar no sangue, a pessoa que tem diabetes deve consultar o médico a respeito do consumo, pois, associado a alguns medicamentos, pode levar a um quadro de hipoglicemia.
Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes também devem consultar o médico quanto ao uso da canela, já que ela pode ter reações adversas e potencializar os efeitos do remédio.
Também, é preciso alertar as pessoas com problemas hepáticos, nesses casos, o uso deve ser bem limitado, ou em casos mais graves, nulos.
Gostou? Confira, também, o conteúdo completo sobre chá canela-de-velho – Benefícios, Contraindicações e Como fazer!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.