Câncer de mama dói? O que fazer? Sinais e Procedimentos

Descubra, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o câncer de mama, bem como se ele dói e quais procedimentos devem ser tomados.

Em geral, câncer de mama não provoca dor, especialmente em sua fase inicial. O máximo que é possível perceber são alguns nódulos, inchaço ou vermelhidão, que podem indicar (ou não) algum problema mais sério.

Porém, especialistas em oncologia afirmam que, em fases mais avançadas, quando o tumor já está desenvolvido, o câncer de mama pode provocar dor, sim. Nesse caso, a dor é sentida em decorrência do tumor pelas partes que estão ao redor dele, como pele, músculos, ossos, etc.

Câncer de mama

No entanto, a dor nas mamas pode indicar outras coisas:

  • Hormônios: naturais transformações hormonais decorrentes do período relativo à menstruação ou ainda terem relação com a adolescência, época de muitas mudanças no corpo da mulher;
  • Cistos benignos: pequenos nódulos nos seios que podem surgir em mulheres dos 15 aos 50 anos, possuindo líquido internamente;
  • Mães lactantes: a dor pode representar excesso de leite nas mães que estão amamentando seus filhos;
  • Gestantes: a dor nos seios pode indicar que a mulher está grávida, isso porque é muito comum esse sintoma aparecer nos três primeiros meses de gestação.
Câncer de mama

Sinais do câncer de mama.

[LEIA TAMBÉM: 10 SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA]

O que fazer quando sentir dor nas mamas?

A melhor maneira de saber se algo está errado com a mama é fazer o autoexame. Ele é o primeiro passo para que a mulher – ou até mesmo o homem – possa detectar alguma doença ou algum distúrbio na região.

Caso você encontre no local algum caroço, nódulo, inchaço ou vermelhidão, ou ainda se a dor permanecer, procure um médico para que ele possa avaliar melhor. Se for o caso, ele poderá pedir um exame de mamografia para ajudar a detectar algum problema.

Infelizmente, muitos casos de tumor são identificados apenas em estágio avançado, quando o câncer já se espalhou para outros órgãos. Por isso, quanto mais rápido o problema for identificado, maiores serão as chances de cura.

Confira, também, o conteúdo completo sobre Câncer comum em mulheres – Quais são e Como prevenir?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário