Cambuci – Para que Serve? Faz bem para a Saúde? Benefícios e Propriedades

Cambuci é uma frutq pouco conhecida, mas rica em nutrientes. É muito benéfica para a saúde e para o organismo. Conheça suas propriedades nurtricionais

O cambuci é uma fruta tipicamente brasileira, nativa da Mata Atlântica. Curiosamente, é pouco conhecida e consumida e é justamente aí que está o problema: esse é um alimento benéfico para o organismo.

Mas, afinal, para que serve essa fruta, quais são seus benefícios e propriedades? Aqui você encontra todas essas e outras informações importantes sobre o cambuci. Confira!

Para que serve o cambuci

o que é a fruta cambuci

O cambuci, fruta que pertence à mesma família da goiaba, é rica em nutrientes como vitamina C, magnésio, ferro, potássio, fósforo, cálcio e fibras. Juntas, essas substâncias ajudam a fortalecer o organismo e sistema imunológico.

Com isso, o corpo se torna mais resistente a doenças, principalmente as mais simples, como pequenas infecções / inflamações, gripes, resfriados, entre outras.

Paralelamente, o cambuci melhora a visão e memória, controla picos glicêmicos e diabetes, além de atuar como coadjuvante no combate de doenças ou sintomas associados ao aparelho respiratório.

Além disso, a fruta também atua na frente estética, ajudando a combater o envelhecimento precoce da pele, de modo a mantê-la com aparência jovem e retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Benefícios do cambuci

O cambuci se diferencia das demais frutas, especialmente as nacionais, por proporcionar benefícios especiais para a saúde. Ao fazer o consumo frequente desse alimento é possível garantir:

Controle da diabetes

A fruta tem o poder de controlar picos glicêmicos / diabetes, especialmente se for consumida antes das refeições, para que possa começar a fazer efeito e evitar complicações da doença.

benefícios do cambuci

Combate da bronquite e asma

O cambuci possui efeito antibacteriano e anti-inflamatório, dificultando a ação e desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos nocivos que estão envolvidos na bronquite e asma.

Como resultado, a fruta reduz a inflamação de membranas que participam da respiração, ajudando a combater a bronquite e asma, bem como a facilitar a passagem de ar.

Alívio da tosse

A fruta tem função expectorante, promovendo a eliminação do excesso de catarro e muco, de modo a aliviar a tosse, congestão do peito e nasal, melhorando o fluxo de ar em vias respiratórias e pulmão.

Melhora da visão

O cambuci possui em sua lista de nutrientes o betacaroteno, que tem ação antioxidante e melhora a saúde dos olhos / visão, reduzindo consideravelmente o risco de desenvolver doenças como a degeneração macular.

Prevenção de doenças coronarianas

Um dos principais benefícios do cambuci é que ele consegue controlar a pressão arterial, por conta do alto teor de magnésio e potássio que possui. Por isso, ele consegue prevenir doenças coronarianas, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Saúde da memória

O cambuci tem em sua composição o ácido carnósico, que atua como um neuroprotetor, colaborando para garantir uma boa memória e evitar doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer.

Fortalecimento do sistema imunológico

Por ter uma elevada concentração de vitamina C, que é um antioxidante, o cambuci combate o envelhecimento das células e reforça do sistema imunológico, de modo a evitar a contração de novas doenças.

Saúde da pele

O efeito antioxidante garantido pela vitamina C combate radicais livres da pele e evita o envelhecimento precoce. Além disso, a fruta também possui ácidos gordos de cadeia média, que garantem hidratação para a pele, bem como flexibilidade e elasticidade.

Propriedades do cambuci

Cambuci propriedades nutricionais

O cambuci tem uma quantidade elevada de nutrientes por somente uma porção. Ao consumir apenas 100 gramas da fruta, o organismo recebe as seguintes substâncias:

  • Carboidratos – 5g;
  • Gordura total – 0,8g;
  • Proteínas – 0,5g;
  • Fibras – 4g;
  • Vitamina C – 33mg;
  • Sódio – 171mg;
  • Potássio – 622mg;
  • Fósforo – 123mg;
  • Magnésio – 42mg;
  • Cálcio – 61 mg.

Cambuci emagrece?

O cambuci auxilia no processo de emagrecimento porque ele tem uma boa quantidade de fibras, regulando o funcionamento do intestino e reduzindo inchaços. Além disso, o efeito antioxidante da fruta contribui para a perda de peso.

Como consumir cambuci

O cambuci é uma fruta perfeita para fazer sucos naturais, sendo a indicação ideal para quem gosta de um sabor levemente ácido e fresco. Procure consumir o suco com adoçantes naturais, para deixá-lo o mais saudável possível.

A fruta também pode ser utilizada para fazer doces, como compotas. Quer algo um pouco mais consistente? Aposte numa mousse de cambuci ou no sorvete feito com esse alimento, que não há como errar!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

5 Comentários

  1. Tereza
    • webgocontent
  2. Cézar
  3. Valdinei Bernardino de Souza
  4. Cristina

Deixe um Comentário