Calistenia – O que é? Como funciona? Vantagens

Você sabe o que é a prática de calistenia? Sabe como ela funciona? Confria, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre essa atividade física!

Um nome não muito conhecido mais que, com certeza, incondicionalmente todo mundo já fez em um determinado momento é a calistenia. Essa é uma prática de exercícios pouco falada, porém que vem fazendo muitos adaptos.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, o que é calistenia, para que serve ela, quem pratica e quais os seus benefícios.

O que é calestenia?

A calistenia é uma pratica de atividade física que utiliza a força corporal para a execução dos movimentos, sem requerer equipamentos, como halteres e anilhas.

Segundo especialistas, a origem da palavra calistenia vem do grego, em que kallos significa “belo” e sthenos significa “força”. Dessa forma, todos os treinos de calistenia utilizam apenas a força do próprio corpo, e, em alguns casos, alguns objetos simples, como apoios e barras.

Esta prática está mais presente nos treinos do que se pode imaginar. Alguns exemplos de exercícios básicos da modalidade são agachamento na parede, flexão de braço, barra fixa, tríceps banco, abdominal na barra, entre outros.

calistenia

Para que serve?

Esta atividade consiste em trabalhar o corpo como um todo, fortalecendo e desenvolvendo a musculatura em geral. A calistenia trabalha força, flexibilidade, equilíbrio, controle corporal, aumento muscular, diminuição de gordura corporal, emagrecimento, resistência e mobilidade.

Sendo assim, é uma prática completa e que pode ser executada em qualquer local.

Quem pode praticar a calestenia?

A atividade pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, desde que não tenha lesões articulares crônicas, e sempre respeitando os limites e trabalhando os exercícios de forma a evoluir, começando de níveis básicos e elevando a dificuldade gradativamente.

Ao contrário de uma atividade de musculação ou cardio, em que você pode copiar o treino de uma pessoa mais avançada, a calistenia não permite que isso aconteça, pois, sem o desenvolvimento de força e sem o controle corporal adquirido em etapas, o indivíduo não consegue evoluir e acaba estagnado.

calistenia3

Vantagens de praticar calistenia

Deslocamento para academia

Dos vários benefícios dessa modalidade de treino, um dos que mais agrada os adeptos é a questão de não precisar se deslocar a uma academia ou ter equipamentos para executar.  Calistenia pode ser feita em qualquer local, desde que tenha um espaço apropriado para a execução dos movimento.

Conhecimento corporal

Por se tratar de um exercício que utiliza o próprio peso, é visível a percepção corporal e o conhecimento de limitações do seu próprio corpo. A percepção corporal se torna algo indispensável e o praticante sabe exatamente o que tem que ser feito.

Aumento muscular

Por exigir demais da musculatura para sustentar o corpo é inevitável que se desenvolva a musculatura e que fique aparente o volume muscular.O exercício atua na contração máxima do músculo levando-o a fadiga e a lesões das fibras musculares fazendo assim se desenvolver.

calistenia2

Flexibilidade

Essencial para que possa ser executado os exercícios, a flexibilidade é responsável por ajudar o corpo a executar movimentos que necessitam de uma elasticidade maior das articulações, e isso é desenvolvido gradativamente na calistenia.

Emagrecimento

O esforço exigido na atividade leva o praticante à exaustão muscular e à exaustão cardiorrespiratória, já que são muitos os movimentos envolvidos, que fazem com que o indivíduo atinja a queima calórica desejada.

Resumindo, a calistenia é uma atividade completa e muito executada devido aos seus benefícios. É de fácil acesso, por não precisar de aparelhos, e seu corpo sentirá a diferença em pouco tempo. Tenha foco, determinação e constância!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário