Calendário menstrual – O que é? Para que serve? Como calcular?

Você sabe o que é o calendário menstrual? Aqui no Quero Viver Bem você entenderá como ele funciona e como poderá te ajudar a saber mais sobre o seu ciclo!

Na fase reprodutiva, o corpo da mulher passa por alterações hormonais durante todo o mês e pela menstruação. Curiosamente, todo esse ciclo pode ser acompanhado e previsto com o auxílio do calendário menstrual.

Não sabe o que ele significa? Sem problemas, explicamos o que é um calendário menstrual, para que ele serve e como utilizá-lo em seu benefício. Não deixe de conferir só aqui, no Quero Viver Bem!

O que é o calendário menstrual?

O calendário menstrual (também conhecido como tabelinha) é um método utilizado para prever, com mais precisão, quando acontecerá a próxima menstruação, o período fértil e o dia da ovulação.

Esse calendário pode ser montado pela própria mulher, mas, para isso, é preciso que ela saiba dados específicos, como o tempo de duração de seu ciclo menstrual, o primeiro dia da última menstruação e a quantidade de dias do fluxo menstrual.

Calendário menstrual

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CALCULAR SEMANAS DE GRAVIDEZ?]

Para que serve o calendário menstrual?

O calendário menstrual tem como principal finalidade prever o dia da próxima menstruação, do período fértil e da ovulação. Essas informações possibilitam que a mulher possa:

Programar viagens e idas ao ginecologista

Boa parte das mulheres prefere viajar fora do período menstrual, portanto, prever essa data ajuda a se programar melhor, sem deixar que a menstruação se torne um contratempo.

Também é possível programar a ida ao ginecologista. Durante a menstruação, determinados exames clínicos não são feitos, o que pode exigir que a paciente tenha de retornar ao consultório fora do período menstrual somente para realizá-los. Ao saber a data correta, dá para evitar esse tipo de situação.

Evitar uma gravidez indesejada

Ter a informação do período fértil e do dia da ovulação possibilita que a mulher tenha maior conhecimento sobre seu corpo e consiga evitar uma gravidez indesejada. Por isso, o calendário menstrual é um ótimo aliado de mulheres e casais que não querem ter filhos ou são adeptos da gravidez planejada.

Engravidar

Saber exatamente quando será o período fértil ou dia da ovulação faz toda a diferença para a mulher que tenta engravidar, porque, nesse período, há uma maior probabilidade de sucesso.

Como calcular o calendário menstrual?

Calendário menstrual

O cálculo do calendário menstrual é dividido em dois grupos: os de mulheres com ciclo regular e irregular. No primeiro caso, a data é mais precisa. Já no segundo, a precisão é prejudicada justamente pela irregularidade menstrual. Confira, a seguir, como é feito o cálculo:

Ciclo regular: cálculo da data de menstruação

A data da próxima menstruação pode ser descoberta da seguinte forma: some a quantidade de dias do seu ciclo menstrual (a maioria das mulheres tem 28 dias) ao dia de início da última regra.

Por exemplo, supondo que sua última menstruação foi no dia 1 e seu ciclo menstrual é de 28 dias, a próxima regra está prevista para o dia 29 (1 + 28 = 29). Pode haver uma antecipação ou um atraso de até dois dias.

Ciclo regular: cálculo da ovulação

Para saber a data da ovulação, basta somar 14 ao primeiro dia da última menstruação. Considerando que tenha sido no dia 3, a ovulação é prevista para o dia 16. Esse é o resultado porque o próprio dia 3 é considerado na conta.

Ciclo regular: cálculo do período fértil

O período fértil é fácil de ser estabelecido, é só considerar o dia da ovulação e contar 3 dias para trás e 3 para frente. Por exemplo, se a ovulação ocorrer no dia 16, o período fértil vai do dia 13 ao 19.

Ciclo irregular

O ciclo irregular tem um problema: ele não possibilita um resultado preciso, somente uma estimativa e apenas do período fértil. É pouco, mas é uma ajuda extra a ser considerada pelas mulheres.

O cálculo é diferente e um pouco mais complexo. O primeiro passo é saber o número de dias do ciclo menstrual dos últimos três meses. Para isso, basta subtrair 1 do primeiro dia da menstruação.

Por exemplo, se sua menstruação ocorreu no dia 22, seu ciclo teve 21 dias no mês. Esse cálculo deve ser feito considerando os últimos três meses. Em seguida, identifique o maior e menor ciclo.

Do menor, tire 18; do maior, subtraia 11. O período fértil será o resultado dessas contas. Exemplificando: considerando que o menor ciclo seja 26 e o maior 28, a estimativa é que o período fértil ocorra do dia 8 (26 – 18 = 8) ao 17 (28 – 11 = 17).


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário