Perfumado, macio e suculento são bons adjetivos para descrever o caju, fruta tipicamente tropical e encontrada em abundância no Brasil, principalmente no nordeste. Porém, ela não se resume a apenas isso: trata-se de um alimento com um arsenal poderoso de nutrientes capazes de proporcionar benefícios únicos para o organismo.
Saiba aqui para que serve essa fruta, seus benefícios, propriedades e formas de consumo diferenciadas, que vão além do tradicional suco, para inserir o caju na sua alimentação do dia a dia.
Para que serve o caju
O caju é amplamente conhecido por atuar como um coadjuvante no tratamento de enfermidades simples, como inflamações na garganta e gripes, acelerando o processo de recuperação. Em algumas regiões do Brasil, a folha do caju é utilizada para cicatrizar feridas.
Isso acontece porque a fruta é rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante, sendo capaz de combater o envelhecimento das células e de reforçar o sistema imunológico, tornando-o resistente a doenças.
Além disso, o caju possui elevada concentração de zinco, que também fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo, contribuindo para evitar doenças cardiovasculares.
Como tem boa quantidade de betacaroteno e licopeno, a fruta atua na prevenção de tipos de câncer específicos, como o de mama, próstata e cólon, inibindo o estresse oxidativo das células.
Paralelamente, o caju deixa o cabelo e pele mais bonitos, por ter alta concentração de cobre e antioxidantes, além de dar mais energia e resistência na prática de exercícios, por possuir aminoácidos de cadeia ramificada em sua composição (o famoso BCAA).
Benefícios do caju
O caju possui uma quantidade variada de vitaminas e minerais que desempenham papel importante no funcionamento do organismo e entregam excelentes benefícios, sendo os principais os seguintes:
Combate do colesterol ruim
A castanha de caju, parte da fruta também bastante consumida no Brasil, tem gorduras monoinsaturadas que são importantes aliadas no combate do LDL, conhecido como colesterol ruim. Por isso, ajuda a evitar doenças cardiovasculares, como o AVC.
Fortalecimento da imunidade
A elevada taxa de vitamina C do caju oferece ao organismo um potente efeito antioxidante, o que colabora para o fortalecimento do sistema imunológico, que também é reforçado pela presença do zinco na composição da fruta.
Prevenção de doenças sanguíneas
Por ter uma quantidade considerável do mineral cobre, o caju dá suporte na prevenção de doenças associadas ao sangue, garantindo boa produção de hemoglobinas.
Saúde de dentes e ossos
A fruta combina dois minerais importantes para a saúde dos dentes e ossos: o cálcio e o magnésio. Paralelamente, esses nutrientes contribuem positivamente para a saúde das articulações.
Prevenção de câncer
O betacaroteno, licopeno e flavonoides presentes no caju são substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, conseguindo inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, de modo a minimizar a possibilidade de ter tumor maligno em mamas ou próstata, por exemplo.
Melhor desempenho do sistema nervoso
O sistema nervoso tem seu funcionamento otimizado por conta do magnésio presente na fruta, melhorando seu desempenho. Por isso, ao fazer consumo regular do caju é possível controlar mudanças de humor e ter mais sensação de bem-estar.
Cabelos mais bonitos
O cobre presente no caju participa de um processo de conversão da tirosina em melanina, que é o pigmento que dá cor e brilho para o cabelo. Justamente por isso, o consumo frequente da fruta ajuda a deixar os fios mais bonitos.
Propriedades do caju
O caju é uma fruta com nutrientes específicos, capazes de colaborar com a saúde do organismo de forma significativa. Em uma unidade média do alimento é possível encontrar:
- Carboidratos – 9,7g;
- Proteínas – 1g;
- Gordura – 0,1g;
- Fibras – 1,7g;
- Vitamina C – 220mg;
- Cobre – 0,1µg;
- Magnésio – 10mg;
- Cálcio – 1,4mg;
- Fósforo – 15,6mg;
- Zinco – 0,1mg.
Como consumir o caju
O consumo mais conhecido e tradicional do caju é em suco, feito com a polpa da fruta. Mas, ele também pode ser ingerido fresco, caso queira comer algo suavemente doce e saudável.
Outras formas de consumo são: cozidos, compostas, geléias, em molhos (como o chutney) e fermentado em vinagre, versões que mantêm todas as propriedades da fruta.
Já a castanha de caju é comumente consumida torrada com ou sem sal como petisco ou acompanhamento de iogurtes, frutas e alguns pratos doces e salgados, sendo também utilizada na forma de farinha.
Enfim, o caju é um alimento bastante nutritivo, tanto a polpa quanto a castanha e até mesmo as folhas.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.