Caju – Para que Serve, Benefícios para a Saúde, Propriedades Nutricionais

Perfumado, macio e suculento são bons adjetivos para descrever o caju, fruta tipicamente tropical e encontrada em abundância no Brasil, principalmente no nordeste. Porém, ela não se resume a apenas isso: trata-se de um alimento com um arsenal poderoso de nutrientes capazes de proporcionar benefícios únicos para o organismo.

Saiba aqui para que serve essa fruta, seus benefícios, propriedades e formas de consumo diferenciadas, que vão além do tradicional suco, para inserir o caju na sua alimentação do dia a dia.

Para que serve o caju

benefícios do caju

O caju é amplamente conhecido por atuar como um coadjuvante no tratamento de enfermidades simples, como inflamações na garganta e gripes, acelerando o processo de recuperação. Em algumas regiões do Brasil, a folha do caju é utilizada para cicatrizar feridas.

Isso acontece porque a fruta é rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante, sendo capaz de combater o envelhecimento das células e de reforçar o sistema imunológico, tornando-o resistente a doenças.

Além disso, o caju possui elevada concentração de zinco, que também fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo, contribuindo para evitar doenças cardiovasculares.

Como tem boa quantidade de betacaroteno e licopeno, a fruta atua na prevenção de tipos de câncer específicos, como o de mama, próstata e cólon, inibindo o estresse oxidativo das células.

Paralelamente, o caju deixa o cabelo e pele mais bonitos, por ter alta concentração de cobre e antioxidantes, além de dar mais energia e resistência na prática de exercícios, por possuir aminoácidos de cadeia ramificada em sua composição (o famoso BCAA).

Benefícios do caju

propriedades nutricionais do caju

O caju possui uma quantidade variada de vitaminas e minerais que desempenham papel importante no funcionamento do organismo e entregam excelentes benefícios, sendo os principais os seguintes:

Combate do colesterol ruim

A castanha de caju, parte da fruta também bastante consumida no Brasil, tem gorduras monoinsaturadas que são importantes aliadas no combate do LDL, conhecido como colesterol ruim. Por isso, ajuda a evitar doenças cardiovasculares, como o AVC.

Fortalecimento da imunidade

A elevada taxa de vitamina C do caju oferece ao organismo um potente efeito antioxidante, o que colabora para o fortalecimento do sistema imunológico, que também é reforçado pela presença do zinco na composição da fruta.

Prevenção de doenças sanguíneas

Por ter uma quantidade considerável do mineral cobre, o caju dá suporte na prevenção de doenças associadas ao sangue, garantindo boa produção de hemoglobinas.

Saúde de dentes e ossos

A fruta combina dois minerais importantes para a saúde dos dentes e ossos: o cálcio e o magnésio. Paralelamente, esses nutrientes contribuem positivamente para a saúde das articulações.

Prevenção de câncer

O betacaroteno, licopeno e flavonoides presentes no caju são substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, conseguindo inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, de modo a minimizar a possibilidade de ter tumor maligno em mamas ou próstata, por exemplo.

Melhor desempenho do sistema nervoso

O sistema nervoso tem seu funcionamento otimizado por conta do magnésio presente na fruta, melhorando seu desempenho. Por isso, ao fazer consumo regular do caju é possível controlar mudanças de humor e ter mais sensação de bem-estar.

Cabelos mais bonitos

O cobre presente no caju participa de um processo de conversão da tirosina em melanina, que é o pigmento que dá cor e brilho para o cabelo. Justamente por isso, o consumo frequente da fruta ajuda a deixar os fios mais bonitos.

Propriedades do caju

benefícios do caju para a saúde

O caju é uma fruta com nutrientes específicos, capazes de colaborar com a saúde do organismo de forma significativa. Em uma unidade média do alimento é possível encontrar:

  • Carboidratos – 9,7g;
  • Proteínas – 1g;
  • Gordura – 0,1g;
  • Fibras – 1,7g;
  • Vitamina C – 220mg;
  • Cobre – 0,1µg;
  • Magnésio – 10mg;
  • Cálcio – 1,4mg;
  • Fósforo – 15,6mg;
  • Zinco – 0,1mg.

 

Como consumir o caju

O consumo mais conhecido e tradicional do caju é em suco, feito com a polpa da fruta. Mas, ele também pode ser ingerido fresco, caso queira comer algo suavemente doce e saudável.

Outras formas de consumo são: cozidos, compostas, geléias, em molhos (como o chutney) e fermentado em vinagre, versões que mantêm todas as propriedades da fruta.

Já a castanha de caju é comumente consumida torrada com ou sem sal como petisco ou acompanhamento de iogurtes, frutas e alguns pratos doces e salgados, sendo também utilizada na forma de farinha.

 

Enfim, o caju é um alimento bastante nutritivo, tanto a polpa quanto a castanha e até mesmo as folhas.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário