Café previne doenças? Veja os benefícios

O café é mais benéfico do que você imagina. Confira aqui todas as propriedades da bebida e como ela pode te ajudar nos benefícios para a pele, cérebro, emagrecimento e vários outros aspectos da sua saúde.

O café é um grande companheiro dos brasileiros. Presente em vários momentos do dia, o líquido é um dos mais consumidos no Brasil e ajuda a dar aquela energia extra para encarar os desafios da rotina diária. Seja um expresso, coado ou torrado na hora, uma boa xícara de café não é negada por quase ninguém.

E agora é possível dizer que há outra “desculpa” para tomar café: os elementos contidos nele podem ser benéficos para a sua saúde, combatendo, inclusive, diversas doenças e proporcionando maior longevidade.

café previne contra doenças

No que o café ajuda?

Estudos norte-americanos indicam que o consumo do café pode ajudar na diminuição das chances de ocorrência de acidentes cardiovasculares (infartos) e também cerebrais (AVC). Além disso, as substâncias contidas no líquido podem combater a diabetes.

Como se não bastassem todos esses benefícios, o café potencializa ainda a capacidade de atenção, memória e aprendizado. Outras pesquisas relevantes destacam, também, a possibilidade de o café auxiliar pessoas que possuem doenças degenerativas, casos do Parkinson e do Alzheimer.

Outro estudo realizado nos Estados Unidos e divulgado em 2017 revelou que o café pode contribuir para que a pessoa tenha mais longevidade. A pesquisa, feita com mais de 180 mil pessoas, explica que isso ocorre, pois os grãos de café possuem muitos antioxidantes, que desempenham papel importante na prevenção do câncer.

Apesar de tudo, não se pode afirmar que o café causará todos os efeitos citados acima. Fatores como idade, tabagismo e prática de exercício físico podem também ter efeito no maior ou menor risco de desenvolver doenças.

Propriedades importantes do café

Os benefícios do café vão muito além da cafeína, substância mais famosa que está nos grãos. Vale dizer que o líquido contém ainda inúmeros nutrientes, como minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio), lipídeos, além dos antioxidantes, já mencionados.

Os minerais, por exemplo, auxiliam na manutenção do equilíbrio de água nas células, contribuindo justamente na prevenção das doenças degenerativas e do câncer. Além disso, os minerais fortalecem os ossos e músculos, fazendo com que eles possam desenvolver suas funções da melhor forma possível.

O café possui ainda vitaminas que ajudam a fortalecer o organismo, permitindo que o sistema imunológico esteja mais protegido a problemas diversos.

Qual o consumo ideal?

O consumo ideal de café diário vai estar atrelado à quantidade de cafeína que pode ser consumida. No caso dos adultos, pesquisas apontam que pode ser ingerido até 400 mg de cafeína todos os dias, o que equivale a 6 mg de cafeína por quilo do peso da pessoa. Em termos práticos, isso quer dizer que um indivíduo pode consumir até 4 xícaras de café fresco (225 ml). Veja abaixo a quantidade de cafeína presente em alguns alimentos:

– Uma caneca de café solúvel: 100mg

– Uma caneca de café filtrado: 140mg

– Uma caneca de chá preto: 75mg

– Uma lata de coca-cola: 40mg

– Uma lata de 250ml de energético: até 80mg

– Uma barra de chocolate puro: cerca de 25mg

– Uma barra de chocolate ao leite: menos de 10mg

Vale dizer que essas quantidades são indicadas para pessoas que não possuem algum tipo de sensibilidade à cafeína. No caso das crianças ou mesmo de pessoas que possuem algum problema de saúde, que pode ser potencializado com o uso da cafeína, a ingestão de café não é recomendada. Quanto aos adolescentes, a sugestão é que o consumo se restrinja a 100 mg de cafeína por dia, o que representa uma xícara de café fresco.

O ideal é tomar o café sem açúcar ou com algum adoçante mais natural como stévia ou xilitol. Porém, o melhor é tentar se acostumar com o sabor intenso do café puro.

Lembrando também que, ao beber o café, é preciso tomar cuidado com os famosos acompanhamentos como biscoitos, chocolates, doces, cremes, entre outros. O café por si só não engorda porque não possui caloria, o que pode levar a um aumento do peso são esses acompanhamentos em excesso.

 

benefícios do café

E se tomar muito café?

Assim como diversos alimentos, o consumo exagerado do café poderá trazer diversos problemas para a sua saúde. Entre eles estão: irritabilidade/dor de estômago, insônia, ansiedade, tremores leves, nervosismo e inquietação.

Quando tais sintomas surgem, e não há outro motivo que possa explicar tal comportamento, é possível que o consumo excessivo de café possa estar prejudicando a sua saúde. Sendo assim, é recomendável que a ingestão do líquido seja suspensa, até que se possa averiguar melhor as causas.

Contraindicações

Como se sabe, o café é uma bebida estimulante. Portanto, é recomendável que não seja ingerida à noite, caso contrário poderá causar insônia. Pessoas sensíveis à cafeína devem evitar tomar café, pois as substâncias contidas nele poderão gerar ansiedade e causar, até mesmo, crises de pânico.

Indivíduos que têm gastrite ou refluxo gastroesofágico também devem evitar o consumo de café (já mostramos a dieta da gastrite), especialmente se estiverem de barriga vazia. A razão para isso está, basicamente, em três motivos: o primeiro deles é que o café pode ter um pH mais ácido, podendo afetar diretamente o estômago ou o esôfago; já o segundo é que a estimulação exagerada da cafeína sobre a secreção gástrica pode gerar algum distúrbio no trato digestivo e o terceiro motivo se deve ao fato de a cafeína causar um relaxamento no esôfago, fazendo com que ele não “feche” direito, causando o refluxo.

Por fim, o café é contra indicado também para gestantes e lactantes. Pesquisas mostram que o consumo exagerado de café na gravidez aumenta o risco de aborto.

 

Mesmo tendo algumas contra indicações, o consumo moderado de café parece ser seguro e pode ser incorporado como parte de uma dieta saudável pela maioria da população adulta.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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