Café ajuda no exercício? Benefícios e riscos da cafeina no treino

De sabor e aroma muito agradáveis, o café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro e só perde para a água como a mais consumida. É plenamente compreensível esse favoritismo do café, afinal, ele dá um ânimo e confere mais energia a quem está na dura rotina do dia a dia.

Mas, e qual a relação entre o café e a atividade física? Bem, pois saiba que o consumo de café pode ajudar e muito quem pratica exercícios diariamente. Por isso, é importante conhecer tais benefícios e saber aproveitá-los, tomando cuidado, claro, para evitar o consumo exagerado que pode ser prejudicial à saúde.

tomar café antes do exercício

A cafeína e a atividade física

Para entender como funciona o efeito do café na hora de realizar exercícios físicos é importante saber como esse grão age no nosso organismo. Vale dizer que a disposição física que temos para a prática de alguma atividade está ligada com o equilíbrio e a renovação constantes de diversas funções fisiológicas. E nesse processo, diversas variáveis poderão influenciar, de forma direta ou indireta, o vigor de nosso corpo.

Diante disso temos a cafeína como o principal nutriente da alimentação capaz de dar o estímulo necessário para renovar nosso pique (quem nunca se encheu de café para ficar até mais tarde trabalhando ou estudando?), inclusive para a realização de atividades físicas. Além disso, o café pode também estimular a queima da gordura. Isso ocorre porque a cafeína facilita a lipólise, isto é, quebra a gordura e a torna disponível na corrente sanguínea para que seja usada como combustível para o exercício, permitindo que os carboidratos sejam poupados.

É importante lembrar também que a cafeína não está apenas no café, mas também nos chás verde e preto, nas bebidas energéticas, no guaraná em pó e bebidas à base de cola, além de alguns saches de gel de carboidrato. Sem falar nas cápsulas de café, muito comumente vendidas hoje em dia para potencializar ainda mais os efeitos da cafeína no organismo. Já falamos aqui sobre os benefícios de tomar café da manhã antes do treino. 

Indicações – Quando tomar? 

Como se trata de uma substância que oferece muitos benefícios, mas em excesso pode trazer alguns problemas, o mais indicado, de acordo com especialistas, é que o consumo ocorra duas horas antes ou após as refeições principais, procurando evitá-lo em intervalos maiores. A sugestão de nutricionistas é de que não se passe de três xícaras de café ao dia.

Quem quer potencializar de fato os efeitos do café na academia pode consumir uma xícara de café pela manhã, antes de sair de casa para treinar. Isso pode ajudar a dar mais energia na hora dos exercícios. Mas cuidado para não exagerar na dose pelo resto do dia, pois o café pode ser prejudicial se ingerido indiscriminadamente, podendo provocar insônia, irritabilidade e dor no estômago, por exemplo.

tomar café e fazer exercícios

Contraindicações – Quando não combinar

Apesar de ser bastante benéfica em geral e não possui elementos que impeçam que ela seja consumida, é recomendável que em alguns casos a pessoa não faça a ingestão de cafeína. Confira as contraindicações:

  • crianças;
  • alérgicos a cafeína;
  • hipertensos;
  • pessoas com problemas de arritmia e outras doenças cardíacas;
  • deficiências renais ou no fígado;
  • depressivas;
  • gestantes e lactantes.

É importante destacar também que a cafeína não é indicada a indivíduos que estejam consumindo medicamentos antidepressivos ou mesmo outras drogas que acabem tendo seus efeitos potencializados por conta do consumo de cafeína.

Agora, aqui vai uma dica para quem quer melhorar seu desempenho nas atividades físicas. Nunca tome após o exercício, pois, ao mesmo tempo em que ele aumenta a produção de energia pelo músculo, inibe a enzima mTOR, responsável pela síntese proteica do seu músculo. Quando consumido antes do exercício, essa inibição acaba assim que a pessoa encerra a atividade. Agora, se tomar logo após, pode impedir que o músculo se desenvolva.

Devo tomar café antes do treino? Avaliação dos riscos e benefícios

café e atividade físicaA principal recomendação para quem quer aproveitar os benefícios da cafeína para ganhar mais energia e queimar mais gordura e desenvolver a musculatura é sempre consultar um médico antes de começar a beber café ou outro líquido que contenha essa substância. Um nutricionista, por exemplo, poderá auxiliar a o sujeito a encontrar a dose correta para o seu caso específico.

Além disso, prefira café natural, fresco e orgânico, que seja preferencialmente consumido até 30 minutos após ter sido feito, caso contrário, perderá seu sabor e parte de seus nutrientes. Outra dica importante indicada por especialistas está no recipiente que receberá o café. Evite os famosos copos plásticos, pois eles liberam o Bisphenol A (BPA) que produz modificações nos hormônios e afeta a reprodução e o desenvolvimento cerebral. Fique longe também dos copos de isopor, que liberam o poliestireno, uma substância indesejável para nosso organismo.


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