Cacau: benefícios para a saúde, propriedades e mais

Veja aqui quais são os principais benefícios do cacau para sua saúde, quais são as propriedades dessa semente e muito mais.

Embora seja muito lembrado pelo chocolate, esse alimento vai muito além do delicioso doce. O cacau é o fruto do cacaueiro – planta tropical que pode ser encontrada nas Américas, muito cultivada pelos índios, em especial os Astecas e Maias, na América Central.

Pelo mundo, a existência do cacau só foi possível graças à descoberta da América, por Cristóvão Colombo. Quer saber mais sobre esse fruto valioso? Continue lendo e confira tudo sobre composição, benefícios para a saúde e qual a melhor forma de consumo do cacau.

Composição do cacau: conheça suas propriedades

Cacau: benefícios para a saúde, propriedades e mais

O cacau é um dos vários produtos agrícolas que movimentam a economia do Brasil. E não é para menos: esse fruto é considerado um alimento extremamente funcional, especialmente por suas qualidades nutritivas.

O consumo apropriado desse alimento trará vários benefícios à saúde, já que é composto por várias substâncias, sais minerais e vitaminas que surpreendem a todos. Está curioso(a)? Então, veja só a lista, abaixo, com as propriedades presentes no cacau:

  • Cafeína: é um estimulante para o sistema nervoso central;
  • Feniletilamina: atua como um neurotransmissor, estimulando a produção de dois hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer – dopamina e serotonina;
  • Flavonoides: são substâncias antioxidantes que possuem propriedades vasodilatadoras;
  • Magnésio: mineral essencial para regular o funcionamento dos nervos e músculos, além de outras funções no organismo;
  • Polifenóis: substâncias que são antioxidantes naturais e têm diversas propriedades interessantes à saúde;
  • Retinol: ativo derivado da vitamina A que está associado com a renovação celular;
  • Teobromina: é um alcaloide que age como broncodilatador e vasodilatador;
  • Vitamina B: está relacionada principalmente à saúde emocional e mental;
  • Vitamina C: serve para o funcionamento das células que formam os vários tecidos do corpo humano, além de estar diretamente ligada à formação e manutenção do colágeno;
  • Vitamina D: tem como função a estruturação e manutenção do tecido ósseo, além do equilíbrio dos níveis de cálcio e fósforo.

É ainda correto afirmar que a semente do cacau é que traz essa riqueza de polifenóis e flavonoides, proporcionando efeito antioxidante no organismo.

Benefícios do cacau para a sua saúde

Cientificamente falando, muitos benefícios do cacau já foram comprovados, isso significa que seu consumo pode ser feito de maneira tranquila, porém consciente! Confira quais são os principais benefícios desse fruto curioso e vá preparando-se para descobrir qual é a melhor forma de consumo (você já deve estar imaginando, não é?):

  • Age na proteção do pâncreas, tratando casos de câncer;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Alivia as dores musculares;
  • Aumenta os níveis de energia e resistência física;
  • Auxilia na memória, pois acalma o sistema nervoso;
  • Auxilia na prevenção da obesidade e da diabetes;
  • Combate inflamações;
  • Contribui na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Diminui os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM);
  • Evita a compulsão alimentar, pois provoca a saciedade quando há vontade de comer algo doce;
  • Melhora a circulação sanguínea, prevenindo e combatendo a hipertensão;
  • Melhora a resistência à insulina em pacientes diabéticos;
  • Melhora o humor;
  • Preserva as células do intestino da formação de tumores;
  • Previne a formação de placa bacteriana nos dentes, além de evitar o surgimento de cárie;
  • Realiza uma esfoliação na pele, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas;
  • Reduz a ansiedade e melhora casos de depressão e síndrome do pânico;
  • Reduz o risco de ataques cardíacos e derrames.

O fruto não tem contraindicações, contudo é sempre importante lembrar que tudo tem limites e não se deve exagerar no consumo de cacau.

Como consumir o cacau? Qual é a melhor forma?

Cacau: benefícios para a saúde, propriedades e mais

O cacau pode ser aproveitado de diversas maneiras, muito embora a forma mais popular e preferida das pessoas seja justamente o chocolate. Mas antes de sair por aí comendo a forma doce, veja, aqui, quais são as outras alternativas:

1 – Fruta fresca

Você pode ingerir o interior do fruto e a polpa (que envolve as sementes). As sementes podem ser chupadas até que fiquem completamente limpas do restante da polpa. Ainda, há como alternativa o suco da polpa do cacau.

2 – Semente seca e moída

Conhecido como “nibs de cacau”, é uma forma deliciosa e saudável de consumir o cacau. É crocante e tem um sabor intenso, podendo ser consumido em iogurtes, salada de frutas, mingau, smoothies ou como preferir.

3 – Em pó

O cacau em pó sem açúcar é a forma mais versátil de aproveitar os benefícios do fruto saudavelmente. Pode ser incluído em qualquer prato doce, principalmente bolos, tortas, mousses, panquecas, vitaminas, iogurtes, entre outros.

 4- Chocolate

E por último, o tão amado chocolate! Esse deve ser consumido com muita moderação e estar associado com uma dieta equilibrada, já que o alimento carrega muito benefícios! [Ficou curioso? Confira o texto sobre o chocolate para prevenção de doenças.

A sugestão é escolher a versão amarga, pois ela detém a maior quantidade de cacau que, por consequência, garante benefícios com mais facilidade. Escolha chocolates que tenham 50% ou mais de cacau e evite aqueles que tem o açúcar como principalmente ingrediente.

Não esqueça que o chocolate em excesso pode causar sobrepeso e aumento de glicemia, ocasionando diabetes. Outros sintomas podem ser irritação na pele, no estômago e no intestino, sem contar a diarreia. Por isso, tenha foco e saiba quando e qual é a quantidade apropriada de cacau para fazer o seu dia ainda mais doce.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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