Bupropiona: O que é? Como funciona? Emagrece? [Guia Completo]

Conhecido por ser um medicamento que muitas pessoas usam para emagrecer, veja aqui se a Bupropiona realmente ajuda a perder peso e muito mais.

Conhecida pelo seu nome de Cloridrato de Bupropiona, ele também é conhecido pelos seus nomes comerciais, como Bup, Wellbutrin, Zetron ou Zyban, ele é conhecido por ser um fármaco da classe dos antidepressivos, suas principais indicações são em casos de depressão e dependência à nicotina.

Apesar de não ser um medicamento novo no mercado farmacêutico (ele já existe desde os anos 80), ainda há bastante destaque sobre o antidepressivo do século, a droga da felicidade ou é visto como um tratamento para emagrecer que realmente funciona. Veja aqui informações completas e tire suas dúvidas sobre esse fármaco.

O que é o Bupropiona?

Bupropiona: O que é? Como funciona? Emagrece? [Guia Completo]Ele é um antidepressivo conhecido por ser da classe dos inibidores da recaptação de noradrenalina-dopamina, ele age diretamente no sistema nervoso central, aumentando assim a disponibilidade dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina, associados diretamente à sensação de bem estar.

Ele tem um mecanismo reduz a vontade de fumar, auxiliando no tratamento da dependência do cigarro. Ele também é usado quando o paciente precisa emagrecer com muita rapidez.

Para que serve?

Esse remédio tem o uso aprovado mais precisamente em três situações:

  • Depressão;
  • Transtorno afetivo estacional (uma maneira de depressão que só aparece no inverno);
  • Tratamento da dependência da nicotina.

Ele também é usado para outras causas, porém essas são conhecidas como secundárias, nada comprovado e que pode dar certo, como:

Esse remédio emagrece?

Ele é conhecido por atuar de maneira semelhante as anfetaminas, que são drogas conhecidas por causar a perda do apetite. No caso da Bupropiona, ela tem ação anorexígena muito pequena. Alguns estudos mostram que a perda de peso total com o uso do remédio pode variar apenas entre 0 até 2,5 kg.

Ou seja, ele até ajuda a perder peso, porém não da mesma maneira que medicamentos como a Sibutramina e o Orlistat, que tem ação muito mais potente do que a citada.

Também é comum que a perda de peso ocorra em apenas 20% dos pacientes, sendo que em 10% dos casos, o efeito é oposto, aumentando o ganho de peso durante todo o tratamento.

Portanto, tratar o emagrecimento com o uso de Bupropiona é furada! Ela tem baixa eficácia quando comparada com os seus efeitos colaterais.

Efeitos colaterais

Bupropiona: O que é? Como funciona? Emagrece? [Guia Completo]

Assim como a maioria dos medicamentos, a Bupropiona também possui efeitos colaterais, muitos deles conhecidos por serem mais fortes e com mais intensidade, como é o caso de:

  • Insônia;
  • Manchas vermelhas e urticária;
  • Boca seca;
  • Sudorese;
  • Dores abdominais;
  • Vômitos e náuseas;
  • Língua, boca e pálpebras inchadas;
  • Pressão alta;
  • Prisão de ventre;
  • Tremores;
  • Mudança de humor repentina;
  • Problemas na respiração;
  • Desmaios.

Por isso é indicado que caso você sinta algum desses sintomas com muita intensidade, procure o seu médico o quanto antes, pode ser que o medicamento esteja te fazendo mal.

Como tomar corretamente?

O tratamento com esse medicamento vai variar muito da causa que ele foi receitado, porém o mais comum é de que sejam consumidos 2 comprimidos de Bupropiona, sempre com o intervalo de 8 horas de diferença.

No começo do consumo do remédio é indicado que 1 comprimido seja consumido nos 3 primeiros dias, depois, um comprimido duas vezes ao chegar no quarto dia.

O seu uso geralmente é associado aos adesivos e chicletes de nicotina, sendo feito apenas com a indicação médica.

Precisa de receita para comprar?

Ele é conhecido por ser um medicamento de tarja vermelha, ou seja, é necessário duas vias, uma delas normalmente fica com a farmácia. Ele pode ser encontrado com os nomes comerciais de Wellbutrin XL, Zetron, Zuban ou Bup.

Ele é vendido normalmente em caixas que podem conter desde 10 até 60 comprimidos. Antes de comprar o seu, tenha certeza de que está comprando em um local seguro e de que realmente precisa consumir ele.

Não faça automedicação só porque você acredita precisar do uso desse remédio para emagrecer ou parar de fumar. Só o médico poderá te fornecer o método mais seguro e mais indicado para o seu corpo nesse caso, muitas vezes o consumo desenfreado de remédios pode prejudicar o seu corpo e causar efeitos colaterais super nocivos.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário