Botox – Para que serve? Tipos, Preços e Onde Encontrar?

Já pensou em fazer uma aplicação de botox? Confira, aqui no Quero Viver Bem, tudo a respeito de preços, procedimento e dicas para fazer o melhor!

O botox, também chamado de Toxina Botulínica na área médica, trata-se de uma substância produzida pela mesma bactéria causadora do botulismo (Clostridium Botulinum). No entanto, ela é industrializada, portanto, é segura, pois é diluída em doses e purificada para que de fato não cause a doença.

A utilização do botox é aprovada pela ANVISA desde 1992, sendo, desde então, muito usado na estética e no tratamento da hiperidrose (condição que provoca suor excessivo em algumas partes do corpo). Além disso, é um recurso para quem teve algum problema neurológico, como paralisias faciais.

Botox

Para que serve o Botox?

O mundo da beleza conhece muito bem essa substância, pois é a área que mais utiliza o botox para suavizar os efeitos inevitáveis do tempo.

No geral, a indicação do botox é para:

  • Reduzir as rugas de testa, glabela, pés de galinha e que se formam ao redor dos olhos;
  • Preencher os sulcos ao redor dos lábios, o conhecido bigode chinês.

No entanto, o botox também tem sido empregado com sucesso para reduzir problemas de suor excessivo, doença chamada hiperidrose. Ela pode ocorrer com muita frequência em pés, mãos, axilas, rosto e cabeça.

Nesse caso, o botox pode ajudar os pacientes que sofrem com o suor que aparece de forma imprevisível, podendo ocorrer, inclusive, em dias frios. A toxina é aplicada na região onde ocorre a saída desse suor, provocando um bloqueio do suor.

Botox

Com relação às rugas, o método de aplicação é o mesmo. São usadas seringas para injetar a substância, que também age como bloqueador neuromuscular, impedindo os estímulos dos neurônios para os músculos. Desse modo, a contração dos músculos não acontece e os resultados podem ser de forma parcial ou total.

Esse bloqueio é temporário, pois o corpo humano vai encontrar outras formas de construir as vias de transmissão. Por isso, a cada ano, a toxina deve ser reaplicada, caso o objetivo seja manter os efeitos.

Tipos de Botox

Primeiramente, é preciso salientar que botox só existe um, pois se trata de uma marca. Agora, toxina Botulínica existem várias outras marcas atuantes no mercado.

Ou seja, atualmente, as melhores marcas são Botox, Disport e Botulift. Essas são as mais eficientes, de acordo com os especialistas.

No entanto, é preciso enfatizar que não é somente as marcas que importam, mas também a forma de aplicação.

De modo bastante infeliz, existem muitos profissionais que diluem muito a toxina Botulínica para que renda mais e, com isso, os resultados dos pacientes podem ser comprometidos. Por isso, é fundamental procurar um especialista sério para a aplicação.

As marcas são definidas pelo profissional. Em alguns casos, algumas são indicadas para diferentes áreas do corpo, com a finalidade de oferecer maior durabilidade.

Tanto as marcas Botox como Disport são bastante usadas para amenizar rugas, sendo o especialista que deve fazer a escolha com base na necessidade de cada cliente.

Geralmente, a Botulift é mais comum em casos de paralisias faciais e distúrbios que aumentam a rigidez dos músculos.

Cada área do corpo possui a marca de toxina Botulínica ideal. Somente o especialista pode fazer a indicação correta.

Botox

Preço do Botox

Os valores vão depender da área a ser tratada. O preço é calculado por ampola e os serviços do especialista.

A quantidade de ampolas vai depender da extensão da área a ser tratada. No caso de tratamento de rugas, também entram na conta a profundidade delas e a necessidade de usar mais ou menos produto.

Em suma, no cálculo, entram os custos da medicação somados com os serviços médicos. Para a região da face, por exemplo, pode ficar entre R$800,00 a R$2.000,00.

No entanto, essa é uma estimativa, sendo impossível delimitar um valor, até porque vai depender da área a ser tratada, da marca do produto e do profissional contratado.

Onde encontrar?

O Botox deve ser aplicado somente por profissionais habilitados, entre eles:

  • Cirurgião Plástico;
  • Dermatologista;
  • Outros profissionais da área da estética, cosmetologia, farmácia e biomedicina formados e, de preferência, em curso de especialização na área de aplicação do botox.

A aplicação do botox é um procedimento invasivo, portanto, exige profissionais habilitados para essa prática. Até mesmo porque os resultados positivos dependem da forma de aplicação e não somente da marca do produto utilizado.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário