Body pump – O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

O body pump é uma modalidade de exercíos que ajudam a emagrecer e ainda proporcionam uma maior saúde. É praticado com o auxílio de barras e pesos. É um tipo de exercício simples a ser realizados. Foge um pouco das práticas tradicionais e incentiva seus alunos a participarem de novas práticas esportivas.

Caso ainda não conheça a técnica ou esteja interessado em mais informações para dar início ao esporte, veja aqui  como o body bump funciona. Tire todas as suas dúvidas sobre esse esporte. Veja quais benefícios ele pode proporcionar ao seu corpo e porque ele pode ser uma ótima opção na hora de iniciar um nova modalidade esportiva.

O que é body pump?

bodypump como fazer

Body pump é uma modalidade esportiva que envolve o aumento de pesos de forma sincronizada entre os professores e alunos ao fundo de músicas energizastes, que estimulam ainda mais o treino. A prática existe há mais de 20 anos e se espalhou por mais de 80 países, conquistando milhões de adeptos.

A prática é ideal para emagrecer e tonificar os músculos, sem que haja um ganho exagerado de massa muscular. O body pump mistura técnicas de alongamentos, agachamentos, trabalha o bíceps, tríceps, peito, costas e muitos outros grupos musculares, exercitando todo o corpo e se adaptando à qualquer físico. Por esse motivo, tem se popularizado cada vez mais.

Como surgiu?

body pump emagrece

O body pump foi criado na Nova Zelândia em 1991 por Les Mills. A invenção foi feita pensando nas pessoas que gostariam de obter os resultados da musculação, porém que não gostam de praticar a musculação em si. O body pump então substituiria o exercício sem que seja necessário estar em uma sala com os equipamentos tradicionais.

O body pump foi pensado para quem não gosta de se exercitar sozinho e prefere uma sala com outros alunos, pois alegam ser mais divertidas. Outro motivo é por permitir que pessoas com uma alta resistência física e até mesmo as pessoas mais sedentárias a pratiquem. O exercício se adapta aos mais diversos níveis.

Como Funciona?

O body pump é uma das maneiras mais rápidas de tonificar os músculos e fazer uma pessoa entrar em forma. Isso porque são usados pesos mais leves e são feitas muitas repetições! Cada aula pode gastar até 500 calorias. Como os pesos são baixos, não é preciso estar em forma para iniciar. Ele é uma excelente transição entre o sedentarismo e um esporte mais pesado.

O treino, ao certo, dura 1 hora. São repetições diferentes o suficientes para exercitar todos os músculos do corpo e deixar tudo durinho, refletindo em vários benefícios e uma maior disposição no dia a dia. Porém, os treinos podem ser reduzidos para 30 minutos ou 45 minutos.

O exercício não é recomendado para quem busca hipertrofia, pois ele não trará o aumento significativo de massa muscular, apenas irá tonificar e definir os músculos. Até pode haver o ganho de massa magra, porém não é exagerado. Para ganhar músculos, você pode conciliar body pump e musculação.

Benefícios

benefícios do Body Pump

Veja abaixo alguns benefícios que a prática de body pump pode proporcionar:

  • É um dos exercícios mais rápidos para entrar em forma e tonificar os músculos;
  • Pode ser praticado por homens e mulheres;
  • Pessoas de qualquer condicionamento físico podem se beneficiar;
  • As aulas são dinâmicas e bastante animada;
  • Foge dos tradicionais exercícios aeróbicos;
  • Melhora a postura, reduzindo danos na coluna;
  • Aumenta a densidade óssea, evitando doenças como osteoporose;
  • Aumenta a resistência física, promovendo mais disposição;
  • Ajuda no emagrecimento e queima de gordura localizada;
  • Cada aula conta com uma alta queima calórica, até 500 kcal por aula.

Dicas

Se você já pratica body pump, ou irá iniciar algumas aulas, fique com algumas dicas importantes para tornar seu treino mais seguro e eficaz:

  • Se alimente antes das aulas;
  • Faça uma consulta médica para saber da suas condições físicas e de saúde;
  • Comece aos poucos, não queira acompanhar os alunos mais avançados já na primeira aula, respeite suas condições;
  • Use roupas confortáveis, tênis apropriados para praticar esporte;
  • Leve uma garrafinha de água para repor o líquido perdido e se manter hidratado;
  • Tenha sempre com você uma toalhinha de rosto para enxugar o suor;
  • Faça aulas até 3 vezes na semana;
  • Tenha o acompanhamento de profissionais sérios e faça as aulas com um educador físico qualificado;
  • Recomenda-se alternar o body pump com outros esportes, pois após as aulas o corpo precisa de um tempo para se recuperar.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário