Biotina – O que é? Para que serve? Benefícios e Uso

Você sabe o que é biotina, para que serve e como usá-la? Então, confira informações completas, só aqui no Quero Vivem Bem!

A biotina é a vitamina B7, também chamada de vitamina H, que é um nutriente essencial, hidrossolúvel, produzido naturalmente pelo organismo, especificamente por bactérias no intestino.

Trata-se de uma substância importante para o organismo, com atuação na proteção da saúde, ajudando a evitar doenças. Além disso, a biotina proporciona benefícios estéticos, como a melhora da pele e do cabelo.

Curiosamente, algumas pessoas podem apresentar deficiência de biotina ou uma produção reduzida desse nutriente. É justamente aí que se faz importante consumir uma dose extra da vitamina, seja por alimentos ou suplementos alimentares.

A seguir, listamos quais são os principais benefícios da biotina e também as formas de ingeri-la na quantidade ideal para proteger a saúde e conquistar pele e cabelo mais bonitos. Confira tudo, só aqui no Quero Viver Bem!

Principais benefícios da biotina

biotina nos alimentos

Proteção do sistema cardiovascular

A biotina protege o sistema cardiovascular porque promove a melhora da circulação sanguínea pelo corpo. Além disso, o nutriente é responsável por reduzir níveis de colesterol, minimizando o risco de entupimento de artérias e o desenvolvimento de doenças como hipertensão e arteriosclerose.

Melhora da digestão

A biotina tem o poder de ativar enzimas inerentes ao processo de digestão de alimentos. Por isso, quando esse nutriente está em quantidade adequada no organismo, o processo digestivo é melhor realizado, evitando desconforto estomacal e sensação de empachamento.

Prevenção e combate da queda de cabelo

A vitamina promove o fortalecimento do bulbo capilar, o que auxilia na prevenção e no controle da queda de cabelo, além de fazer com que os fios nasçam mais saudáveis, resistentes a danos e sempre bonitos.

Ademais, a biotina estimula o crescimento de novos fios, tornando o cabelo com mais volume e cobrindo eventuais falhas, o que ajuda a reconquistar a autoestima perdida por conta de uma possível queda.

Melhora da pele

Um dos principais efeitos da biotina na pele é a hidratação, tornando-a mais macia e livre de descamações, bem como de áreas com vermelhidão que tendem a aparecer mais no rosto.

Fortalecimento das unhas

A biotina é um nutriente que está diretamente relacionado à produção de queratina, que é uma proteína presente na composição da unha, responsável por endurece-la.

Por isso, ao consumir doses adequadas de biotina, o organismo passa a produzir mais queratina, o que promove um fortalecimento natural das unhas, tornando-as mais resistentes a quebras.

Suporte no ganho de massa magra

O nutriente atua diretamente na síntese de proteínas e auxilia na recuperação dos músculos depois de treinos, acelerando esse processo e dando suporte no ganho de massa magra e na construção muscular.

Sintomas da deficiência de biotina

A deficiência de biotina pode ocorrer devido fatores dietéticos ou genéticos. Pessoas que possuem a deficiência enfrentam sintomas específicos. A seguir, listamos os principais, especialmente aqueles que são mais fáceis de serem identificados no dia a dia:

  • Queda de cabelo, deixando fios no travesseiro, além de perdê-los ao lavá-los ou escová-los;
  • Unhas quebradiças e com descamação;
  • Letargia e formigamento de membros periféricos, como braços e pernas;
  • Dermatites e coceiras na pele.

Esses sintomas são frequentes na maioria das pessoas, especialmente nas mulheres. Caso não passem em alguns dias ou se intensifiquem, é melhor procurar um médico, como o clínico geral ou dermatologista (no caso de problemas de pele e cabelo).

Como usar biotina

biotina

Há duas formas de uso da biotina: consumindo alimentos com a vitamina ou suplementando com produtos feitos por farmácias de manipulação ou empresas especializadas.

No que se refere à alimentação, itens como amêndoa, amendoim, nozes, cenoura, cebola, alface, couve-flor e gema de ovo são ricos em biotina. Essa substância também pode ser encontrada na carne vermelha e no leite.

Já no tocante ao suplemento de biotina, é possível encontrá-lo em cápsulas, geralmente em associação com outros nutrientes importantes para o organismo.

O diferencial do suplemento de biotina em cápsulas é que ele é mais prático de ser tomado. Contudo, antes de tomá-lo, consulte seu médico para averiguar suas necessidades.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Fontes de biotina (vitamina B7), benefícios de saúde e dosagem. https://www.news-medical.net/health/Biotin-(Vitamin-B7)-Sources-Health-Benefits-and-Dosage-(Portuguese).aspx


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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