Biomassa de banana verde – O que é? Benefícios e Como Fazer em Casa

Você sabia que a biomassa de banana verde pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-la em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

A biomassa de banana verde é um excelente ingrediente para a promoção da saúde, que pode ser usado em diversos pratos. Ela tem como uma de suas funções, inclusive, substituir o trigo na elaboração de várias receitas, que, geralmente, necessitam dessa farinha.

Muito simples de fazer, a biomassa é uma preparação alimentar feita com a polpa da banana verde cozida. Essa mistura proporciona diversos benefícios ao intestino, além de melhorar a imunidade, controlar o colesterol e prevenir o diabetes.

Isso ocorre porque a biomassa de banana verde reúne grande quantidade de um amido resistente – tipo de fibra que o aparelho digestivo não digere. Com isso, acaba servindo de alimento para as bactérias benéficas do intestino, o que contribui para o desenvolvimento da macrobiota do intestino, um aspecto fundamental para a saúde do sistema digestivo.

Além disso, a biomassa de banana verde possui muita vitamina A, ótima para a saúde dos olhos e da pele, além das vitaminas B1, B2 e B3, que contribuem para o metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos, fazendo com que o organismo use tais elementos de forma eficiente.

Benefícios oferecidos pela biomassa de banana verde

Perda de peso

As fibras presentes na biomassa impedem o pico de glicose e fazem com que o açúcar seja liberado aos poucos, dando uma maior sensação de saciedade por mais tempo.

Trânsito intestinal

As fibras que não são digeridas pelo organismo ajudam na formação do bolo fecal, o que faz com que as fezes saiam mais facilmente, proporcionando um melhor trânsito intestinal.

Redução do colesterol

Quando a macrobiota intestinal está saudável, é produzida uma substância de nome butirato, responsável por reduzir levemente a produção do colesterol no fígado. Além disso, o amido resistente diminui o colesterol ingerido pelos alimentos.

Melhora da imunidade

biomassa de bana verde

Como já vimos, o amido resistente da biomassa auxilia a saúde da macrobiota intestinal. Sendo assim, ocorre a produção de uma substância denominada citocina, anti-inflamatória, responsável por melhorar a imunidade do organismo, já que ela faz com que os anticorpos trabalhem de maneira mais eficiente.

Prevenção da diabetes tipo 2

As fibras existentes nessa mistura possibilitam que o organismo controle melhor os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada, na corrente sanguínea, aos poucos. Isso é importante, pois, caso contrário, se ocorrem picos de glicose, levará aos picos de insulina.

O problema é que a recorrência desse tipo de situação pode fazer com que o corpo se torne resistente à insulina – e, se isso não for combatido, fará com que o quadro evolua para uma diabetes tipo 2.

Como fazer a biomassa de banana verde

Fazer biomassa de banana verde é tão fácil que pode ser elaborada até mesmo em casa. Para isso, você precisará somente de um cacho de banana verde. Em primeiro lugar, retire, com cuidado, as bananas do cacho, mantendo os talos. Lave a banana com água e sabão. Em seguida, coloque, no fogo, uma panela de pressão com água pela metade e deixe ferver.

Assim que levantar fervura, coloque as bananas na panela, para que elas sofram choque térmico. Tampe a panela de pressão e deixe o fogo alto, até que passe a apitar. Quando isso ocorrer, abaixe o fogo e deixe na pressão por mais 10 minutos. Ao término desse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair normalmente, para só então abrir a panela.

Com um pegador, retire as bananas e separe a casca da polpa. Leve a polpa das bananas quentes ao liquidificador ou processador e bata com um pouco de água, até que se transforme em uma pasta bem espessa – a biomassa.

Guarde em porções pequenas para o preparo de diversos pratos, como bolos, pães, doces e salgados variados, substituindo o trigo em muitos casos – geralmente, é indicada de meia a uma xícara, dependendo da receita. Você também pode fazer cubos para sucos, entre outros usos. A biomassa de banana verde pode tomar o lugar de alimentos mais espessos, usados para dar consistência, como creme de leite, maionese, entre outros.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário