Bicicleta ergométrica – Como treinar para perder peso em casa

A bicicleta ergométrica é um dos equipamentos mais comuns nas salas de ginástica e serve para simular os movimentos feitos na bicicleta convencional, sendo que a diferença e as principais vantagens são a possibilidade de utilizar carga e, por consequência, ter estímulos diferentes.

O aparelho proporciona vários benefícios ao organismo, sendo que os principais é desenvolver a resistência e a força muscular das pernas e glúteos, bem como melhorar o condicionamento cardiovascular.

beneficios da bicicleta ergometrica

Exercícios para fazer com a bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica é bastante útil para acabar com as insatisfações das pessoas – raramente você irá encontrar alguém que esteja 100% satisfeito com o próprio corpo.

Existem muitos treinos específicos e localizados que podem modelar e aumentar a musculatura corporal, o que é uma procura bastante forte entre as mulheres quando o assunto é afinar a cintura e engrossar as pernas.

Spinning

O spinning é  o melhor exercício para ser feito na bicicleta ergométrica (mesmo que seja um aparelho diferenciado para esta atividade), pois faz com que você mude de posições várias vezes no aparelho, como também o peso da carga usada e a velocidade!

Por isso, o spinning é um exercício de alta intensidade que proporcionará uma queima alta de calorias.

Protocolo Tabata

bicicleta ergometricaUm dos treinos HIIT (treinos intervalados de alta intensidade) mais populares, o Protocolo Tabata é uma combinação simples entre um pico de alta intensidade e outro de baixa intensidade.

O treino na bicicleta ergométrica com o Protocolo Tabata submete o organismo a uma intensidade tão alta que fará com que o seu metabolismo continue queimando calorias mesmo após um longo período.

É claro que exercitar-se na bicicleta ergométrica não exige um treino detalhado, basta ter a disciplina de realizar a atividade todos os dias e ir sentindo os resultados.

A bicicleta ergométrica depende exclusivamente de sua força, sendo possível assim controlar a intensidade do esforço durante todo o exercício, conforme sua experiência e vontade do dia.

Pedalar, seja ao ar livre ou indoor, é um exercício aeróbico muito eficiente para perder peso e melhorar o condicionamento físico – sem contar que muitas pessoas apreciam muito, desde crianças, andar de bicicleta. Para quem busca modelar as pernas e o bumbum, é uma grande pedida: o trabalho na região, como dito anteriormente, é bem intenso.

O tempo gasto de calorias

Dúvidas frequentes surgem em relação ao tempo necessário de exercício na bicicleta ergométrica para que ocorra uma perda de peso.

O gasto calórico em uma atividade física toma como base o consumo de oxigênio, sendo esta a forma de mostrar qual é a sua capacidade ao realizar exercícios do tipo aeróbio. Conforme ocorre o consumo de oxigênio é que se dá o seu gasto calórico.

De toda forma, descobrir quanto tempo você precisa desprender no exercício na bicicleta ergométrica para perder peso depende de alguns fatores importantes:

  • Quanto você quer emagrecer,
  • Qual seu peso atual,
  • E a intensidade do seu treino.

como fazer spinning

Você precisa estabelecer um treino diário e segui-lo corretamente para ir perdendo as calorias. Muitos profissionais de academias afirmam que a bicicleta ergométrica pode fazer com que você gaste cerca de 300 a 550 calorias por hora, mas lembre-se que isso pode ser alterado conforme a sua resistência – que irá aumentar com o tempo – e o ritmo das pedaladas.

Para usar a bicicleta ergométrica com todo cuidado para não ocorrer lesões e ter os resultados que deseja, você deve ter conhecimento dos três tipos existentes:

  1. A vertical (que é a mais comum),
  2. A horizontal,
  3. E a spinning (que já foi comentada).

Você pode utilizar qualquer um dos três modelos. Saiba que a bicicleta ergométrica horizontal possui mais conforto de posição, muito indicada para quem tem pouco condicionamento físico ou para quem não aguenta manter-se na posição sentada (como é exigido na bicicleta vertical).

A prática na bicicleta ergométrica é indicada – e muito – para quem sofre de obesidade, pois não traz impactos para as articulações.

Não existem contraindicações para o uso da bicicleta ergométrica, especialmente se você decidir na prática em uma academia.

Contudo, caso você queira fazer os treinos em casa, sozinho(a), tenha em mente algumas recomendações, afinal você não terá a orientação de um profissional:

  • Consulte seu médico para realizar exames físicos e checar a sua saúde,
  • Ajuste a máquina de acordo (o selim deve deixar o seu joelho semiflexionado, tenha as costas retas e assegure-se de segurar o guidão – dependendo da máquina há base para os braços),
  • Comece com uma intensidade leve: caso você seja sedentário(a) e problemas de peso, faça três vezes por semana com tempo de 30 minutos a 1 hora.

Conforme for sentindo melhoras no condicionamento, aumente o tempo e a carga. Faça isso de forma progressiva e sem exageros, sempre trabalhando em sua frequência cardíaca apropriada!

Água é fundamental: o corpo precisa ficar hidratado durante o exercício, tome em pequenos intervalos.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário