Bicarbonato de sódio – O que é? Para que serve? Benefícios e Como Usar

Comumente utilizado na cozinha, especificamente na preparação de pratos, o bicarbonato de sódio também é um grande aliado da saúde e da estética. A seguir, esclarecemos o que ele é, para que serve, benefícios e como utilizar.

O que é o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um sal cristalino, apresentando textura sólida e finamente granulada. Pode ser encontrado com facilidade em supermercados, inclusive em farmácias.

Para que serve o bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é aplicado em diferentes ocasiões. No que se refere à saúde, ele é utilizado como um antiácido para o estômago. Além disso, também é aplicado no banho de assento para combate de infecções urinárias.

Já no quesito estético, esse sal é utilizado no clareamento caseiro de dentes, na esfoliação leve da pele, no clareamento de manchas e unhas, bem como na higienização profunda do cabelo e couro cabeludo.

Na culinária, o bicarbonato de sódio é um substituto do fermento químico, facilitando o crescimento de massas, principalmente de pães e bolos. Também, pode ser empregado na produção de bebidas gasosas, misturado ao ácido tartático.

Benefícios do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um sal extremamente versátil, com múltipla aplicação, proporcionando benefícios para a saúde e estética, sem gastar uma pequena fortuna. Saiba, a seguir, quais são eles:

1. Redução da acidez do estômago

O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido clorídrico do suco gástrico, reduzindo sintomas como desconforto e dor estomacal, sabor ácido ou amargo na boca, inclusive mau hálito.

Esse sal é tão eficaz no alívio de problemas estomacais que é comumente utilizado pela indústria farmacêutica em medicamentos como o sal de frutas, desenvolvido para amenizar azia e má digestão.

2. Suporte no tratamento de infecção urinária

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento da infecção urinária, para fazer um banho de assento que reduzirá a acidez da área genital.

3. Clareamento dos dentes

O bicarbonato promove uma limpeza um pouco mais profunda dos dentes, fazendo uma espécie de esfoliação da superfície, o que ajuda a eliminar manchas e promover um clareamento sutil.

4. Eliminação de pele morta e clareamento

bicarbonato de sódio uso

A sensação de pele áspera, ressecada ou descascando é facilmente eliminada utilizando o bicarbonato de sódio em uma esfoliação natural e de baixo custo, especialmente em comparação a produtos industrializados.

O bicarbonato estimula a renovação da pele e eliminação de manchas, tornando-a mais clara e uniforme com o passar do tempo, se o procedimento for realizado frequentemente.

5. Limpeza profunda do cabelo e couro cabeludo

Não tem um shampoo antirresíduos em casa? Então, saiba que o bicarbonato pode ser utilizado na lavagem dos fios e do couro cabeludo, promovendo uma limpeza profunda, o que reduz problemas como a caspa.

Como usar o bicarbonato de sódio

1. Redução da acidez estomacal

Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio a meio copo de água, fazendo a ingestão do líquido em seguida, para aproveitar todos os benefícios do sal. Essa dica de uso pode ser aproveitada sempre que tiver desconforto estomacal ou azia.

2. Banhos de assento

Recomenda-se ferver 3 litros de água, aguardar que ela fique morna e acrescentar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. O ideal é permanecer sentado nessa mistura de 20 a 30 minutos.

3. Clareamento dos dentes

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio na pasta de dente e utilize essa mistura para fazer a escovação. Tenha o cuidado de não colocar muita força na mão, durante esse processo, para não machucar a gengiva.

A escovação com bicarbonato de sódio deve ser feita uma vez por semana, no máximo. É importante seguir essa recomendação à risca, porque o uso contínuo do sal na limpeza pode remover o esmalte dos dentes, aumentando o risco de desenvolvimento de cáries e problemas de sensibilidade a bebidas e alimentos gelados ou quentes.

4. Esfoliação

Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio a duas de sopa de sabonete líquido ou hidratante. Passe essa mistura na pele, em movimentos circulares. Em seguida, remova com água corrente.

5. Limpeza dos fios e do couro cabeludo

bicarbonato de sódio uso cabelo

Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio na quantidade de shampoo que costuma utilizar. Isso pode ser feito diretamente na palma das mãos, passando a mistura no cabelo e couro cabeludo, suavemente. Depois, remova tudo com água corrente.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário