Beterraba – Valor Nutricional e Benefícios Para a Saúde

A beterraba é uma hortaliça muito saborosa e de coloração intensa. É consumida crua, cozida e pode até mesmo ser usada em sucos – há varias receitas de sucos detox de utilizam o alimento no seu preparo. Pode ser usada em saladas, sopas e até massas (como macarrão e pães, por exemplo).

Há quem torce o nariz para o gosto, pois é um pouco terroso e adocicado. Porém os benefícios nutricionais acabam compensando o consumo, até se você não for um grande fã desse tubérculo. Além da beterraba em si, as folhas também podem ser consumidas, servindo como uma excelente decoração e finalização dos pratos, devido à ranhura rosada em meio ao tom verde das folhas.

A cor da beterraba é bem marcante, sendo uma mistura de roxo, magenta escuro e vermelho. Essa coloração é transferida para os alimentos quando encostam nela e domina quando é triturada em meio à sucos e caldos. O avermelhado se dá devido à presença de betacianina, uma metilamina que funciona como osmólito. Ou seja, aumenta a capacidade das células do corpo de reter água e evita a desnaturação das enzimas intracelulares que acontece pelas altas temperatura.

 

Benefícios da Beterraba

O alimento é pouco calórico. A cada 100g consumidas há apenas 40 calorias. Contém muitos minerais, como ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco, além de outros nutrientes, como vitamina A, vitamina C e complexo B. Os carotenóides e flavonóides presentes a transformam em um tubérculo com poderes antioxidantes.

Antigamente acreditava-se que o alimento combatia a anemia. Porém, estudos já desmitificaram esse benefício. A beterraba não contém quantidade de ferro necessária para beneficiar paciente que sofrem com essa condição.

beterraba valor nutricional

Para a Pele

A beterraba funciona como um desintoxicante natural, removendo impurezas do organismo. O resultado são pele e cabelos mais belos, macios e brilhosos. Também é eficiente no tratamento de espinhas e furúnculos, pela sua ação anti-inflamatória. Combate o envelhecimento precoce pelos componente antioxidantes presentes. Contém licopeno que mantém a elasticidade da pele e a protege dos raios solares.

Emagrece com Saúde

Por conter pouquíssimas calorias, ela pode ser uma grande aliada em dietas e reeducação alimentar. Além do mais é um alimento rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes. Acrescentando o tubérculo no cardápio, é possível perder peso e manter-se saudável. Além do mais, a beterraba pode proporcionar mais energia, auxiliando na prática de esportes e combatendo a fadiga. É claro que a beterraba irá auxiliar na perda de peso somente se aliada a uma alimentação balanceada e prática de atividade física.

Fortalece o coração

A substância que dá cor ao vegetal, a betacianina, funciona como um antioxidante que diminui o risco de doenças cardíacas e derrames. Isso porque ela é capaz de proteger as paredes das artérias. Ela também diminui o LDL – popularmente chamado de “colesterol ruim”.

Atua no Cérebro

O vegetal aumenta o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, fazendo com que ele trabalhe melhor. Seu poder antioxidante também é eficaz no combate de doenças degenerativas como o Alzheimer. O triptofano e betaína podem atuar na mente, afastando a depressão e ajuda a relaxar. O alimento pode inclusive proporcionar o bem-estar.

Melhora a Digestão

A beterraba é rica em fibras, o que melhora todo o funcionamento gastrointestinal. As fibras deixam a digestão mais lenta, promovendo a saciedade. Ela também limpa o intestino e melhora os movimentos peristálticos. O vegetal é eficiente para regular a acidez do ácido estomacal, devido à presença da betaína.

Melhora o Fígado

A betaína e metionina presentes atuam no funcionamento do fígado e a betacianina funciona como um desintoxicante natural. Juntas ajudam na desintegração das moléculas de gordura no fígado e do álcool em excesso. Esses efeitos são capazes de prevenir náuseas e também a fadiga.

Melhora a resistência física

Devido a presença de nitrato, a beterraba é um excelente alimento para ser consumido antes da prática de exercícios físicos, principalmente os de média a longa duração. Isso se deve ao fato de o nitrato se transformar em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante o exercício e, assim, diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão.

Além disso, o óxido nítrico também age como vasodilatador, potencializador da função das mitocôndrias, captador de glicose, entre outras funções.

 

Informações Nutricionais

A cada 100 g de beterraba crua, você irá consumir no alimento:

  • 43 kcal;
  • 9,57 g de carboidratos;
  • 1,6 g de proteínas;
  • 0,1 g de gorduras totais;
  • 0g de gorduras saturadas;
  • 2,8 g de fibras alimentar.

 

Experimente tomar suco de beterraba antes de treinar, você se sentirá menos cansado no final e, ainda, melhorará seu rendimento. Salada de beterraba crua ou cozida também é bem vinda na dieta, seja para emagrecimento ou ganho de massa. Aposte nessa hortaliça! Além de colorir o prato, irá agregar muito sabor e nutrientes.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário