Betacaroteno: Para que serve, seus Benefícios, Fontes

O Betacaroteno é um antioxidante muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu consumo traz muitos benefícios para a saúde. Saiba mais!

O Betacaroteno é um antioxidante muito importante e essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele é um pigmento natural e o mais abundante do grupo dos carotenóides, sendo encontrado, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em folhosos de cor verde-escura. Nestes, a cor natural do carotenóide é mascarada pela clorofila. Podemos consumir o betacaroteno através da ingestão diária de alimentos ou por meio de cápsulas.

Quando ingerimos o betacaroteno, ele pode se transformar em Vitamina A, ou pode agir como antioxidante, que auxilia na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

Metade da Vitamina A de nosso corpo, é obtido através da ingestão de Betacaroteno, por esse motivo ele é conhecido como Pró-Vitamina A, a outra metade é adquirida por meio de alimentos de origem animal.

O betacaroteno ainda auxilia na manutenção da nossa pele e tem uma boa participação para manter a saúde dos nossos olhos. Ele diminui o risco de doenças coronarianas, degeneração macular, acidente vascular cerebral e outros problemas de saúde relacionados à idade.

Por ter uma boa ação antioxidante, ele também deixa nosso sistema imunológico mais fortalecido e beneficia todo o sistema respiratório. Com isso, seu consumo diário auxilia na prevenção e na melhora de gripes e resfriados.

Fontes de Betacaroteno

Encontramos o Betacaroteno com mais abundancia nos seguintes alimentos:

  • Abóbora;
  • Batata-Doce;
  • Caqui;
  • Cenoura;
  • Couve;
  • Damasco;
  • Espinafre;
  • Goiaba;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Melão;
  • Melancia;
  • Pimentão Vermelho;
  • Tangerina.

Para conseguirmos atingir a quantidade ideal de Betacaroteno no nosso organismo não é difícil. Basta ingerir uma porção de alguma dessas frutas citadas ou algum legume. 100 gramas de cenoura, por exemplo, já equivale a 4 vezes o recomendado por dia.

E para que ele seja melhor absorvido pelo organismo, basta combiná-lo com algum alimento gorduroso, como o azeite, por exemplo. Isso porque é lipossolúvel, ou seja, necessita de lipídio (gordura) para ser absorvido.

Benefícios do Betacaroteno

Fortalece o Sistema Imunológico:

Seu poder antioxidante auxilia no combate aos radicais livres, fortalecendo a capacidade do nosso Sistema Imunológico e deixando nosso poder de defesa contra micro-organismos invasores ainda mais eficaz.

Manutenção dos Ossos:

O Betacaroteno incentiva a produção de colágeno (localizado na matriz óssea), promovendo a estabilização de minerais como o cálcio, boro, o fósforo e o magnésio.

Bom para a visão:

O Betacaroteno tem poder protetor da córnea – superfície ocular – e das estruturas que compõem o olho. Dessa forma, ajuda a combater as conjuntivites inflamatórias e o olho seco. O Betacaroteno então, é de extrema importância para boa manutenção da visão e para o auxílio da redução de catarata.

Fortalece a saúde das unhas e dos cabelos:

Também graças a contribuição do betacaroteno na preservação do colágeno. Com isso, ele também beneficia o cabelo e as unhas para ficarem mais bonitos e saudáveis.

Protege a Pele:

O poder antioxidante do Betacaroteno auxilia para combater os radicais livres que fazem a nossa pele envelhecer, e ainda ajuda a proteger o colágeno, aumentando a tonicidade e a elasticidade da pele.

Ele ainda tem o poder de ajudar na padronização do bronzeado, fazendo-a de maneira mais eficiente e rápida. Os carotenoides presentes nas folhas verde-escuras, nos legumes de cor laranja, vermelho e amarelo, ajudam a deixar nossa pele mais dourada. Então, se mantermos uma dieta rica nesses alimentos estaremos protegidos da radiação solar e, ainda, estaremos com uma pele bonita e colorada. Se comermos uma cenoura diariamente, por exemplo, ou mesmo tomar um suco de laranja com beterraba, já nos trará esse efeito.

Protege contra o câncer:

A ação anticancerígena do betacaroteno se deve ao seu poder antioxidante, relacionado particularmente ao dano oxidativo no DNA e à ativação metabólica de carcinógenos químicos. Além disso, têm-se vinculado a ação antioxidante a uma melhora na resposta imune, através da inibição de dano oxidativo nas células do sistema imune e de formação de peróxidos, que são fortes imunosupressores.

Excesso de Betacaroteno

O consumo em exagero dessa substância pode nos trazer alguns problemas, um deles é o bloqueio da absorção da Vitamina A, isso porque, quando são consumidos além do necessário, o corpo “envia” uma quantidade mínima de Vitamina A.

Outro problema que pode ocorrer chama-se Carotedermia, que deixa a pele com aspecto amarelado, principalmente nas extremidades. Essa Carotedermia atinge as pessoas que consomem em exagero os carotenoides.

Falta de Betacaroteno

A ausência dessa substância faz com que seu poder antioxidante seja diminuído, afetando assim nosso sistema imunológico, prejudicando a visão e, em casos extremos, podendo levar até a cegueira. Prejudica também o viço da pele e enfraquece os cabelos e as unhas. Além de deixar de proteger o Sistema Cardiovascular.

Quando estamos com deficiência de Betacaroteno alguns sinais aparecem, como, cegueira noturna, olhos inflamados ou secos, queda de cabelo e pele irritada. Mas existe exame que detecta a falta de Vitamina A e de Betacaroteno no nosso organismo.

Suplemento de Betacaroteno

Usar um suplemento dessa substância só será recomendado depois que detectar realmente a falta do betacaroteno no organismo. Isso geralmente ocorre em pessoas que não se alimentam de frutas, verduras e legumes. Dessa forma sim será necessário fazer a suplementação. Mas sempre com orientação de um médico.

Combinando Betacaroteno com Vitamina C e Vitamina E

Essa combinação de Betacaroteno + Vitamina C + Vitamina E é muito importante. Esses três nutrientes em conjunto, possuem forte poder antioxidante e trabalham para proporcionar muitos benefícios ao nosso corpo.

As fontes de vitamina C são frutas e vegetais, sendo que as principais fontes são goiaba, kiwi, morango, goji berry, laranja, cranberry, caju, brócolis, couve de Bruxelas e pimentão. Já a vitamina E pode ser encontrada em diversos alimentos e óleos, como nozes, sementes e óleos vegetais como o azeite.

 

Portanto, manter uma dieta que inclui alimentos ricos em betacaroteno é muito importante para manutenção da saúde do nosso corpo. Ele te trará inúmeros benefícios e estão presentes em diversos alimentos. É só escolher aquele que mais agrada seu paladar. Para não ter dúvidas de quanto realmente deve ingerir dessa substância, o mais recomendado é que procure um médico. Ele te avaliará e te dirá exatamente a dosagem ideal de acordo com o que seu organismo precisa.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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