A beta alanina é um aminoácido não essencial, produzido naturalmente nos rins e no intestino, porém em pequena quantidade. Trata-se de uma substância que tem como principal função o tamponamento de íons de hidrogênio.
Ao realizar essa função, a beta alanina contribui para reduzir a acidez muscular e, consequentemente, a fadiga. Justamente por isso, o aminoácido é largamente utilizado por quem procura melhorar o desempenho em treinos esportivos.
Como funciona a beta alanina?
[CONFIRA TAMBÉM: COENZIMA Q10]
A beta alanina aumenta a concentração intramuscular de carnosina (que é um peptídeo), o que leva à maior resistência do corpo e do músculo à fadiga, além de maximizar a força muscular.
Paralelamente, ocorre uma redução de radicais livres no organismo, o que reduz o risco de inflamações e ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Benefícios da beta alanina
A beta alanina proporciona benefícios para o corpo, principalmente para quem pratica exercícios físicos regularmente ou treinos para ganhar massa magra. Entre os principais, destaque para:
Redução da fadiga e aumento da força muscular
O aminoácido oferece uma redução considerável da fadiga durante e após o treino, além de aumentar a força muscular, o que permite melhorar a performance e acelerar resultados de contração do músculo.
Mais energia
A beta alanina fornece mais energia para treinos, o que significa que será possível ter mais disposição para intensificar a prática esportiva e atingir melhor desempenho em curto prazo.
Ação antioxidante
O aminoácido protege os músculos contra danos oxidativos, radicais livres e processos inflamatórios, além de reforçar o sistema imunológico contra doenças simples. Por isso, também é considerado um aliado da saúde.
Ajuda na hipertrofia muscular
A beta alanina dá suporte na hipertrofia muscular, sobretudo ao reduzir a fadiga, o que quer dizer que com ela será possível realizar treinos mais longos e intensos obtendo melhores resultados de construção de músculos.
[CONFIRA TAMBÉM: SUPLEMENTO ESTROGÊNIO]
Como usar beta alanina
A beta alanina é produzida em doses baixas pelo organismo, mas é possível aumentar a quantidade desse aminoácido no corpo de duas formas. A principal é pelo consumo de carnes bovina, suína, aves e peixes, que são ricas nessa substância.
Há, ainda, a possibilidade de investir em suplementos de beta alanina, mas esse método exige um pouco mais de cuidado, para evitar o consumo exagerado do aminoácido no dia a dia.
Quanto consumir de beta alanina?
A dose exata varia de acordo com o organismo de cada pessoa, mas a recomendação geral feita por profissionais da área é que o consumo fique entre 3 a 6 g de beta alanina, sem ultrapassar esse valor, senão há risco de reação adversa.
Efeitos colaterais da beta alanina
A beta alanina provoca um efeito colateral, que é o de formigamento pelo corpo. Essa sensação é identificada de 10 a 20 minutos depois de ingerir uma dose elevada do aminoácido. O efeito, porém, passa em poucos minutos e não é grave.
Para quem a beta alanina é indicada?
A beta alanina é especialmente indicada para esportistas profissionais que procuram uma forma natural de aumentar a energia e o desempenho em treinos, especialmente os de alta intensidade.
Também, é recomendada para quem tem como foco a hipertrofia muscular e o ganho de massa magra, sendo utilizada como suporte em treinos de alta intensidade e na melhoria do desempenho.
Contraindicações da beta alanina
A beta alanina não possui contraindicações, mas adolescentes, idosos, gestantes e lactantes só devem fazer uso do produto se liberado por um profissional especialista, como um médico.
O motivo disso é simples: pessoas desses grupos específicos têm necessidades nutricionais diferentes. Portanto, é preciso verificar se a dose comumente indicada é a mesma para eles e se o uso é seguro nesses casos.
Associações com beta alanina
Uma dúvida comum sobre a beta alanina é se existe a possibilidade de associá-la a outros suplementos dedicados à hipertrofia muscular, como a creatina, para potencializar resultados.
A resposta é positiva: sim, diferentes associações podem ser feitas com a beta alanina sem anular resultados, sobrecarregar o organismo (desde que consumidos na quantidade certa) ou causar os temidos efeitos colaterais.
Na dúvida, procure um médico ou nutricionista para avaliar se a suplementação pode ser benéfica para o seu caso.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.