Benefícios da Berinjela para a Saúde

A berinjela é muito versátil e pode ser consumida de inúmeras formas. Conheça os benefícios do alimento para a saúde e o valor nutricional deste legume.

A berinjela veio do oriente, onde era muito saboreada por indianos e turcos e foi apenas durante a idade média que  vegetal se espalhou mundo à fora. Já foi acusada de ser um alimento venenoso, porém sabemos hoje que ela faz é muito bem para o corpo.

A berinjela mais comum é a com casca roxa escura, quase preta. Porém podemos encontrá-la em diversos outros tipos, que variam em cor formato e tamanho. Existe berinjela branca, amarela, verde e até rajada!

Para comê-la, escolha sempre as mais frescas que contém mais polpa. Elas apresentam uma casca lisa, refletindo bastante luz e sem marcas. O cabo deve estar verde e as pontas coladas. As mais murchas estarão mais velhas, podendo apresentar um maior amargor, textura farinhenta e uma maior quantidade de sementes.

Como Comer Berinjela?

Ela pode ser consumida quente ou fria, mas é importante comê-la sempre cozida. Você pode faz caponata e patês, refogada, cozida, assada e até mesmo frita (não recomendado em excesso, em razão da grande quantidade de gordura adicionada). Ela pode ser usada como recheio de salgados, no meio de massas, saladas e outros legumes. Depende apenas da sua criatividade. É possível até defumá-la para o preparo de hambúrgueres vegetarianos e outros alimentos.

Elas estragam rápido, então compre quando for consumi-las. As berinjelas duram aproximadamente uma semana e devem ficar na gaveta inferior da geladeira. Se deixadas na temperatura ambiente, elas tendem a estragar mais rápido.

berinjela para a saúde

Benefícios da Berinjela

O alimento é ótimo para dietas, pois sustenta e tem pouquíssimas calorias – apenas 20 kcal a cada 100 gramas de berinjela. Ela é rica em nutrientes, como minerais, vitaminas e fibras, além de conter carboidratos e fibras. O legume contém cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, vitamina do Complexo B, vitamina C e vitamina K e zinco.

Rico em Fibras

As fibras da berinjela ajudam a limpar o trato intestinal e retardam a digestão, promovendo a sensação de saciedade por muito mais tempo. É excelente no combate na prisão de ventre.

Emagrecimento

Ela é um alimento muito rico e nutritivo. Suas pouquíssimas calorias promovem a saciedade sem contribuir para o aumento na balança. Além do mais, contém fibras que também ajudam a afastar a vontade de comer e 90% do alimento é constituído apenas por água.

Estimula a Produção de Aldosterona

Aldosterona é um hormônio responsável por equilibrar os níveis de potássio e sódio no sangue. Ele também é responsável por diminuir a pressão arterial e incentivar o sistema diurético, beneficiando até mesmo os rins.

Antioxidante

Os poderes antioxidantes da berinjela retardam o envelhecimento e previnem a oxidação das células do corpo. Ela é fonte de antocianinas que promovem a saúde do cérebro, evitando danos às suas células.

Combate à Diabetes

A berinjela contém fenóis que regulam as taxas de glicose no sangue, evitando a diabetes tipo 2 e melhorando o sintomas de quem já possui a doença. As fibras também auxiliam na redução da glicemia.

Diminui o colesterol

Um dos maiores benefícios da berinjela é que ela, segundo diversos estudas, diminui as taxas de colesterol sérico. Isso se deve aos diversos compostos nela presentes como fibras, alcalóides, antocianinas, entre outros.

Fortalece o Coração

A antocianina reduz o risco de formação de coágulos na corrente sanguínea e também o entupimento das artérias. Ela evita que a gordura se acumule nos vasos e ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, reduzindo a chance de problemas cardíacos.

Previne o Câncer

Berinjelas contém ácido clorogênico que evitam mutações no DNA, combatendo a formação de células cancerosas. O alimento possui tripsina que restringe o metabolismo das células afetadas. Os fitonutrientes da casca desse legume também combatem o crescimento das células do câncer devido aos radicais livres.

Melhora os Ossos

O alimento é rico em cálcio, promovendo a saúde dos ossos. Quando há algum problema como deficiência de cálcio ou osteoporose, a berinjela pode ser batida cru juntamente com cenoura e tomada em forma de suco.

Valor Nutricional

benefícios da berinjela

A cada 100 g do alimento cru, encontramos:

  • 19,6 kcal;
  • 4,4 g de carboidratos;
  • 1,2 g de proteínas;
  • 2,9 g de fibras;
  • 9,2 mg de cálcio;
  • 3,0 mg de vitamina C;
  • 20,5 mg de fósforo;
  • 0,1 mg de manganês;
  • 12,9 mg de magnésio;
  • 0,1 g de lipídeos;
  • 0,3 mg de ferro;
  • 204,6 mg de potássio;
  • 0,1 ug de cobre;
  • 0,1 mg de zinco;
  • 0,1 mg de riboflavina B2.

 

São muitos nutrientes e benefícios! Que tal incluir esse ingrediente na sua alimentação hoje mesmo? Com tantas opções de preparo, basta escolher a que mais lhe agrada.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário