Benefícios da Zumba – Indicação, Contraindicação e Principais exercícios  

Você está pensando em começar a praticar zumba, ou já pratica, mas não sabe os benefícios do exercício? Confira tudo, aqui no Queor Viver Bem!

Zumba é o nome de uma modalidade extremamente popular em todas as academias do Brasil e do mundo – criada ainda na década de 1990, por um coreógrafo colombiano. Ela é inspira em ritmos latinos que se misturam com movimentos aeróbicos.

O resultado? Uma aula repleta de música, com movimentos de salsa e merengue, além de outros possíveis tipos de dança, como é o caso da dança do ventre e do hip hop!

Conheça mais sobre o que é a zumba, quais são seus principais objetivos, exercícios que compõem essa prática, além de indicações e contraindicações, só aqui no Quero Viver Bem!

O que é Zumba? Quais são os benefícios?

Zumba

É comum que as pessoas não se sintam confortáveis com a prática de exercícios físicos tradicionais, como musculação. Por isso, a busca por uma atividade física mais excitante e que ainda ajuda na conquista dos objetivos é fundamental.

A zumba virou febre justamente por conseguir realizar a mescla de movimentos de dança e ginástica, conquistando cada vez mais adeptos. Divertida e dinâmica, a zumba fica bem longe dos treinos clássicos das academias, por isso você pode pensar seriamente em dar uma chance a essa nova modalidade!

A zumba se classifica como uma atividade cardiovascular de alta intensidade, promovendo o condicionamento físico. Isso quer dizer que ela promove bem-estar, saúde, ganho de massa muscular e perda de peso!

Conheça todos os benefícios da zumba:

  • Alivia problemas psicológicos, como o estresse, a ansiedade e a depressão;
  • Atua em todos os músculos do corpo;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Auxilia na eliminação de toxinas;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Desenvolve a coordenação motora, a memória e o equilíbrio;
  • Melhora a agilidade e a flexibilidade;
  • Melhora a autoestima;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Oferece uma grande perda calórica;
  • Promove a socialização, já que as aulas são feitas em grupos;
  • Tonifica os músculos dos membros inferiores.

É importante mencionar, ainda, que a zumba envolve coreografias simples, por isso não existe desculpa para não a praticar caso você não saiba dançar. O intuito da zumba é criar um sistema de ginástica que seja eficaz e que traga, ao mesmo tempo, dinamismo e diversão.

ZUmba2

Principais exercícios da Zumba

As aulas podem durar entre 45 e 60 minutos, exigindo um tempo de aquecimento e alongamento antes da modalidade.

A zumba para iniciantes, como o próprio nome diz, engloba um ritmo menos intenso de exercícios. Existem várias intensidades na prática, no entanto, tudo vai depender da capacidade de cada aluno e da vontade que ele tem em se aperfeiçoar ainda mais.

Nas aulas, é possível que você pratique a zumba em conjunto com musculação, jump e step. Tudo depende da categoria de treino escolhida – há a opção para crianças, para pessoas que possuem alguma necessidade ou cuidado (como os idosos), etc. Também, há a pratica do exercício na água, incorporando a hidroginástica aos movimentos.

Outra categoria de zumba que é bastante moderna é a sentada, em que os exercícios e as coreografias são feitos com a pessoa em uma cadeira. O objetivo desse tipo de zumba é melhorar o centro de gravidade, reforçar a saúde cardiovascular e estabilizar o corpo.

Se você quer combinar exercícios de alta intensidade com danças em tempos intervalados, a modalidade circuito é a melhor alternativa, pois queima calorias, melhora o metabolismo e aumenta a resistência.

Indicações e contraindicações da zumba

ZUmba3

É fato: a perda de peso e o ganho da boa forma são metas que só podem ser alcançadas quando aliamos a prática de exercícios físicos com uma alimentação equilibrada. Além disso, não podemos esquecer, obviamente, da força de vontade e de gostar do que se está fazendo.

A zumba, como você já descobriu, mistura dança e ginástica, e é uma modalidade de atividade física que convida as pessoas a se divertirem enquanto emagrecem e melhoram a saúde do organismo de forma geral.

Você pode até estar se perguntando se existe alguma contraindicação, já que a prática é bem-vinda até mesmo para crianças. De maneira ampla, a zumba não possui contraindicações, entretanto deve-se prestar atenção em casos nos quais a pessoa é iniciante e possui alguma doença. Nesse caso, é importante verificar se o indivíduo pode ou não realizar exercícios de impacto, pois será necessário intervenção em algumas coreografias.

Um caso extremamente delicado é com as gestantes: mesmo que elas estejam liberadas para a prática de zumba, aconselha-se o uso de um aparelho que meça a frequência cardíaca durante todo o tempo de aula.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário