A framboesa é uma fruta geralmente usada em forma de geleia, xaropes, sorvetes, licores e até mesmo doces. São frutas de difícil produção e demoram algum tempo até estarem aptas a serem colhidas.
Advinda dos campos da Europa e de boa parte da Ásia, ela pertence a família das rosáceas, é normal que seja confundida com a amora preta, que tem a textura e gosto bem diferentes.
Os benefícios da framboesa para a saúde
Ela é conhecida por ser uma fruta com muitos benefícios, isso porque é rica em nutrientes, vitaminas, antioxidantes, fibras e outros compostos que fortalecem a saúde.
Pode ser encontrada em cores diferentes como: rosa, roxo, preto, amarelo, branco e até mesmo laranja. Veja abaixo quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde:
Perda de peso
A framboesa é uma fruta rica em fibras, que ajudam a deixar o processo de digestão mais lento, desse jeito, você se sente mais satisfeito por mais tempo.
Tem poucas calorias e possui o manganês em sua fórmula, um mineral que eleva a taxa metabólica, isso aumenta a queima de gordura e ajuda no emagrecimento.
Benefícios para a pele
Quando usada em forma de máscara natural para o rosto ela pode ajudar a prevenir o efeito dos raios solares. Isso acontece porque tem grandes quantidades de vitamina C em sua composição, agindo diretamente contra o surgimento de manchas e rugas.
Para fazer a sua máscara de rosto de framboesa, você vai precisar de 1 xícara de iogurte natural e 2 xícaras de framboesas frescas, misture bem e deixe no rosto pelo período de 15 minutos. Depois lave a região com água morna.
Amiga dos olhos
A degeneração macular é um male que está diretamente relacionado com a chegada da idade: causa uma perda de visão localizado no ponto médio do campo visual, prejudicando a retina. O indicado é que o consumo seja de três porções de framboesa diariamente, porque é considerada um remédio natural contra essa condição.
Previne o câncer
Ela é um alimento rico em antioxidantes e possui ácido elágico, agindo diretamente em danos nas membranas celulares, acabando assim com a ação dos radicais livres.
A framboesa também possui antocianinas, que tem ação antimicrobiana. A fruta diminui o crescimento de determinadas bactérias e fungos que existem no nosso organismo, principais causadores de infecções nas áreas íntimas e no intestino.
Fortalece o sistema imunológico
Rica em antioxidantes e em fitonutrientes, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo a possibilidade de doenças se alojarem no corpo, como gripes e resfriados recorrentes.
Regula o ciclo menstrual
As folhas da framboesa podem ser usadas em chás para regularizar o ciclo menstrual e diminuir o fluxo das mulheres que enfrentam grandes quantidades de sangue.
Ela também é muito usada por mulheres que querem engravidar. Por milhares de anos ela é vista como meio de fortalecer o sistema reprodutor das mulheres e aumentar a fertilidade.
Grávidas e lactantes
Para as mamães e futuras mamães, o chá de framboesa também é indicado para náuseas constantes, diminui a dor e pode evitar hemorragias.
Controle da pressão arterial
Ainda falando das antocianinas, elas diminuem as inflamações no corpo que causam doenças cardiovasculares. O seu alto teor de polifenóis também ajuda na diminuição do risco dessas doenças, aumentando as plaquetas de sangue e reduzindo a pressão do nosso corpo por meio de mecanismos anti inflamação. Além disso, a grande quantidade de potássio ajuda o corpo fortalecer a saúde cardíaca.
Diminui a queda de cabelo
Rica em vitaminas do complexo B, elas ajudam a tratar a redução da queda dos fios e também o envelhecimento. Pela grande quantidade de ácido fólico, ela também ajuda no crescimento. A vitamina C também está presente e incentiva o crescimento dos fios do couro cabeludo com mais saúde.
Composição nutricional da framboesa
Os valores previstos abaixo fazem referência a quantidade de 100 gramas da fruta:
- Cálcio: 35 mg;
- Calorias: 57 kcal;
- Ferro: 1,5 mg;
- Fósforo: 30 mg;
- Gorduras: 0,2 g;
- Proteínas: 1 g;
- Vitamina A: 130 U.I;
- Vitamina B1: 25 mcg;
- Vitamina B5: 0,45 mg;
- Vitamina C: 28 mg.
Apesar de não ser facilmente encontrada no Brasil e ter um preço mais alto, vale a pena investir na framboesa, mesmo que de vez em quando. Como visto, ela faz um bem enorme à saúde, se aliada a uma alimentação saudável e prática regular de atividades físicas.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.