Benefícios do pilates e em quanto tempo emagrece?

Estamos vivendo em um mundo no qual a atividade física como fim de emagrecimento está cada vez mais em evidência. O mercado fitness vem se atualizando cada vez mais para suprir as necessidades daqueles que buscam o emagrecimento de forma mais natural e saudável.

Muitos são os métodos e os tipos de aulas que não tinham como objetivo a perda de peso, mas estão se adaptando para atender esse público.

Toda essa preocupação gira em torno de estudos que revelam um aumento da obesidade no Brasil e no mundo, principalmente na primeira infância. E essa doença acaba atraindo outras tantas que são muito graves, como diabetes e hipertensão arterial.

Muitos métodos se popularizaram bastante na última década aqui no país, e um deles foi o Pilates, que acabou até virando moda entre as academias e os estúdios. Confira, a seguir no Quero Viver Bem, um pouco mais sobre essa aula, os seus benefícios e se é possível emagrecer praticando Pilates.

Pilates

O que é pilates?

Quem pensa que as aulas de Pilates são novidade da última década está muito enganado. Esse método foi criado na década de 1940, por um Alemão autodidata, chamado Joseph Pilates. Tal método é baseado em exercícios realizados no solo ou em aparelhos específicos com utilização de molas que geram resistência de carga ou auxílio para a musculatura envolvida.

O Pilates apresenta movimentos que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, de uma maneira global. Além disso, a prática exige força e contração da região abdominal durante toda a execução dos exercícios.

O método se deu início com os exercícios no solo, sem aparelhos, utilizando apenas o Magic Circle, um acessório para variar os estímulos da aula, dessa forma conhecida como Mat Pilates. Posteriormente, a aula evoluiu e forma surgindo os aparelhos.

Essas aulas são individuais e mesclam tanto os exercícios de solo quanto os de aparelhos. Inicialmente eram 34 exercícios de solo que evoluíram para mais de 500 exercícios no total.

[VEJA TAMBÉM: PILATES OU MUSCULAÇÃO?]

Pilates

Benefícios do pilates

Na última década, a aula de Pilates ficou ainda mais conhecida no mundo inteiro. Academias, estúdios e profissionais de Educação Física e Fisioterapia foram em busca de se aperfeiçoar para melhor atender os alunos que passaram a se interessar pelo método.

A aula de Pilates pode ser praticada por qualquer pessoa que procura manter a forma e um estilo de vida mais saudável. Essa prática é uma ótima aliada dos processos de reabilitação, trazendo benefícios como:

  • Alongamento e fortalecimento da musculatura;
  • Relaxamento corporal;
  • Melhora da flexibilidade;
  • Promoção de coordenação e conscientização corporal;
  • Estímulo do trabalho respiratório;
  • Auxílio da correção postural;
  • Gasto de energia, ajudando no emagrecimento.

[VEJA TAMBÉM: PILATES EM CASA!]

Pilates emagrece?

Pilates

Essa é uma pergunta que muitos fazem. É difícil definir um tempo para a perda de peso com o método Pilates, pois cada corpo e metabolismo reage de uma maneira diferente ao estímulo do exercício. Mas, aulas com duração de 1h podem ter um gasto de até 400 calorias, quando bem realizadas pelo aluno.

Além de tudo, é importante estar consciente de que o exercício por si só não ajuda a emagrecer. Hábitos saudáveis, principalmente os alimentares, são peça chave para garantir a perda daqueles quilinhos que estão sobrando.

E ser assistido e orientado por profissionais da área da saúde também é fundamental. Praticar exercícios sem supervisão e/ou sem realizar dietas adequadas podem te trazer prejuízos.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário