Quais são os principais benefícios do mamão? Propriedades e mais

O mamão é uma fruta muito conhecida ao redor do país, sendo proveniente de uma árvore chamada mamoeiro, na qual seus frutos são produzidos durante todos os meses do ano, com uma safra em maio, junho, agosto e outubro.

No Brasil, há uma grande variedade da fruta, sendo as principais: papaya, formosa, da-baía, macho e da-índia. Ela é rica em vitaminas, em especial as do complexo B, C e A, sem contar a quantidade de sais minerais presentes nele, como ferro, fósforo e cálcio.

Mas, não é só isso que o mamão possui de bom para o organismo. Ele também conta com uma substância chamada papaína, responsável por ajudar no processo de digestão de alimentos, além de melhorar a absorção de nutrientes pelo corpo.

Para que serve o mamão

Quais são os principais benefícios do mamão? Propriedades e mais

Ele é excelente para pessoas que tem o intestino preso, já que se trata de uma fruta que ajuda neste processo.

Além disso, os anti-inflamatórios presentes nele ajudam a prevenir o surgimento de inflamações em órgãos, como apendicite, entre outros.

Benefíciose propriedades do mamão

Melhor digestão

O mamão por si só já ajuda bastante no que se refere a melhorar a digestão, isso porque ele contém quantidades relevantes de fibras alimentares, responsáveis por auxiliar na formação do bolo fecal e fazer com que a sua evacuação não tenha complicações.

Além disso, a papaína ajuda no momento da digestão, desta forma, os nutrientes e as substâncias fundamentais para nosso corpo podem ser melhor absorvidas.

Adeus radicais livre

O intenso consumo de produtos industrializados que geram radicais livres são um problema. Salgadinhos, bolachas, cigarro, dentre outros são responsáveis por seu surgimento, o que aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, envelhecimento precoce das células ou uma má aparência da sua pele.

Mas, como a fruta é rica em vitaminas A e antioxidantes, ela combate os radicais.

Sistema imunológico melhorado

A combinação de vitaminas A com as C é uma arma eficiente no combate de doenças, como gripes e resfriados, impedindo que elas se manifestem de uma forma intensa, ou mesmo que apareçam.

Além disso, as do tipo B são excelentes para permitir manutenção e boa atuação do sistema imunológico como um todo.

Pele mais bonita

Por conter betacaroteno e licopeno, ambos responsáveis pela cor da fruta, são eles que permitem que a pele tenha uma aparência mais bonita e jovial. Isso sem contar que os antioxidantes retardam o envelhecimento da pele.

Emagrecimento

De 100g de mamão, 50g são relacionadas aos carboidratos, por este motivo, ele tende a ser incluído em muitas dietas para a redução de peso, além de conter fibras que ajudam na saciedade. O seu consumo pode ser feito junto de cereais, iogurtes naturais ou mesmo com outras frutas. Porém, como todo alimento, ele não “faz milagre” sozinho, o interessante é sempre manter uma alimentação equilibrada aliada a exercícios físicos.

Cicatrização mais rápida

Por conter vitamina Cele faz com que o processo de cicatrização de ferimentos aconteça de uma forma mais rápida, uma vez que são responsáveis por melhorar a regeneração da derme.

Colesterol controlado

A presença da fibra pectina – um polissacarídeo – faz com que o colesterol ruim, também conhecido como LDL, seja controlado. Isso acontece porque a fruta reduz a absorção dos lipídios no corpo.

Comumente consumida no café da manhã, esta fruta pode ser utilizada a qualquer hora do dia, seja na vitamina, no iogurte, com aveia ou até mesmo pura. Seus benefícios podem ser aproveitados por todos, desde quem quer emagrecer até atletas. Se tiver dúvidas sobre que quantidade deve consumir, o ideal é procurar um médico ou nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário