Quais os benefícios do Jiló: para que serve e propriedades

Veja aqui quais são os principais benefícios do consumo de jiló diariamente, como ele pode fazer bem para sua saúde, cuidados e muito mais.

O jiló é um fruto bastante conhecido pelo seu sabor amargo, inclusive, muitas pessoas não apreciam nenhum preparo com ele. Entretanto, possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, que não podem ser negligenciadas.

O jiló é originário da África e seu nome é derivado do termo “quimbundo”, uma língua africana muito falada no noroeste da Angola. O fruto também é muito cultivado no Brasil, em regiões como São Paulo, Minas Gerais e, especialmente, Rio de Janeiro – este último, maior produtor de jiló do país.

Como curiosidade, o jiló pertence à mesma família do pimentão e da berinjela, mas diferente deles, ele não é um legume, sendo um fruto rico em fibras e com poucas calorias, que auxiliam no processo de emagrecimento e ajudam a combater doenças cardíacas.

Propriedades do jiló

Quais os benefícios do Jiló: para que serve e propriedades.

O jiló possui tantos nutrientes essenciais à saúde que deveria ser mais consumido pela população. Por exemplo, 100 gramas de jiló possuem as seguintes propriedades:

É importante salientar que o jiló é formado por bastante água, sendo essencial na hidratação do corpo.

Principais benefícios do Jiló

Uma boa  porcentagem da população brasileira nunca provou o jiló, por causa da sua fama de amargor. No entanto, ele pode surpreender conforme o seu preparo, já que a mesma coisa acontece com o fígado de boi, o quiabo e a jaca.

O teor nutricional do jiló realmente é surpreendente, mas, para aproveitar esses benefícios, não basta consumi-lo esporadicamente, é essencial inclui-lo frequentemente em sua alimentação. Confira quais são:

  • Regula a pressão arterial e evita problemas cardíacos;
  • Possui propriedades antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres;
  • Evita o acúmulo de colesterol ruim ( LDL);
  • Melhora o funcionamento do intestino, reduz os gases e previne o câncer no cólon;
  • Controla a absorção de açúcar no sangue, ideal para diabéticos;
  • Ajuda na perda de peso, já que possui baixas calorias;
  • Combate o inchaço corporal, devido à alta concentração de água em sua composição;
  • Reduz a pressão ocular em pacientes que sofrem com glaucoma;
  • Combate o mau-hálito devido à sua ação antibactericida;
  • Favorece a digestão;
  • Combate problemas hepáticos;
  • Controla a anemia.

Jiló emagrece?

Quais os benefícios do Jiló: para que serve e propriedades.

Por incrível que pareça, existem muitos questionamentos sobre as propriedades de emagrecimento do jiló. Essa fama é decorrente da sua abundância de água, afinal, o jiló é formado por 90% de água, favorecendo o aumento de micções e a redução do inchaço.

Além disso, ele possui baixo índice glicêmico, sacia e é pobre em calorias, caso esteja aliado a uma dieta equilibrada, com atividades físicas, podendo ser um potente aliado no emagrecimento. Entretanto, não existe comprovação para afirmar que o jiló emagrece sem mudanças no estilo de vida.

Formas de consumo do Jiló

O jiló tem benefícios que poucas pessoas conhecem, mas quem incrementa esse fruto na alimentação, certamente, sentirá os efeitos positivos na saúde. A forma ideal de preparo do jiló é cozinhando-o em pouca água ou no vapor, mas algumas pessoas gostam dele frito também. No entanto, é importante não deixar ele ferver muito, para que não perca suas propriedades benéficas.

Existem diversas formas de consumo do jiló, entre elas:

  • Farofas;
  • Refogados;
  • Frito;
  • Saladas.

Não se preocupe, é possível tirar o amargor do jiló e deixar suas receitas muito mais saborosas. Confira:

  1. Corte o jiló em fatias;
  2. Deixe-o de molho em água e sal por, aproximadamente, 30 minutos;
  3. Lave-o bem em água corrente;
  4. Deixe-o escorrer ou seque-o com papel toalha e está pronto para iniciar o preparo da sua receita.

Note que após esse procedimento para retirar o amargor, o fruto ficará com um sabor mais suave. A escolha de bons alimentos favorece a saúde e promove o bem-estar, portanto, o que você acha de provar o jiló?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário