Quais são os benefícios do jenipapo? Veja aqui

Planta comum no Brasil e em toda a América tropical, o jenipapo é da mesma família do café, sendo que suas árvores são originárias da Amazônia e da Mata Atlântica.

Jenipapo vem do tupi e quer dizer “fruta para pintar”. Ela tem esse nome porque possui um sumo verde que, quando extraído, pode ser usado para pintar paredes, pele e até cerâmicas. Esse feito acontece pela presença da genipina, um composto orgânico presente na fruta. Leia, aqui no Quero Viver Bem, quais são os benefícios dela para a sua saúde.

Benefícios do jenipapo para a sua saúde

1 – É inimigo da anemia

Quais são os benefícios do jenipapo? Veja aqui

O jenipapo é conhecido por ser rico em ferro – em apenas uma porção de 100g é possível encontrar 3,6mg de ferro -, mineral que combate a anemia, doença causada pela falta do componente no organismo, que gera fraqueza e falta de nutrientes.

O suco de jenipapo é consumido em larga escala por pessoas que enfrentam a doença, além de que pode ser adoçado com outros itens, como o melado de cana.

2 – Equilibra as plaquetas do sangue

O jenipapo ajuda a controlar as plaquetas do sangue, sendo muito indicado para pacientes que estão passando por tratamentos árduos, como a quimioterapia.

O desequilíbrio das plaquetas no sangue – que são produzidas pela medula óssea – pode diminuir a qualidade e a quantidade delas no sangue. Isso gera feridas no corpo, coceiras e vermelhidão em locais determinados.

3 – É saudável para grávidas

Para grávidas que sofrem constantemente com enjoos, o jenipapo pode ajudar. Basta que você faça o suco dele, cozinhando até que sua quantidade reduza pela metade. É aconselhado que seja tomado morno, uma colherada a cada duas horas.

4 – Melhora o apetite

Para aquelas pessoas que possuem dificuldade para engordar, o jenipapo pode ser uma boa opção, isso porque estimula o apetite. Pessoas que precisam seguir uma dieta com mais calorias, acompanhada de exercícios físicos frequentes, podem sentir um bom estímulo com o consumo de jenipapo.

5 – É um alimento afrodisíaco

Quais são os benefícios do jenipapo? Veja aqui

O jenipapo é um alimento afrodisíaco, super indicado para aqueles casais que estão precisando de um “empurrãozinho” para ter mais ardor durante as noites a dois.

É indicado que seja consumido o seu suco diariamente, dessa maneira, possibilitará diferença direta na libido.

6 – Serve de xarope natural contra bronquite

O jenipapo ainda pode ser um xarope natural contra a bronquite, isso porque fortalece os pulmões e possui efeito expectorante. Veja a receita, abaixo;

  • 3 jenipapos em pedaços;
  • 1 limão-galego com casca cortado;
  • 2 litros de água;
  • Mel.

Como preparar:

  1. Coloque, na água, os jenipapos e os limões-galegos e cozinhe-os por 40 minutos;
  2. Espere esfriar e adicione o mel.

Guarde em um vidro e consuma. É indicado que sejam consumidas até 4 colheres por dia.

7 – Estimula o intestino

Ele também pode ser consumido por pessoas que sofrem com problemas intestinas, como a prisão de ventre. Isso acontece porque é rico em fibras, que melhoram o bolo fecal e ajudam na saída das fezes do organismo.

O jenipapo ainda pode ajudar no combate de outras doenças, como:

  • Problemas no trato respiratório, nos rins, no fígado e no baço;
  • Reumatismo;
  • Asma;
  • Circulação sanguínea;
  • Diarreia;
  • Úlceras;
  • Faringite.

O jenipapo é uma fruta típica do cerrado brasileiro, o que a leva ao status de extinção, por isso, muitas vezes, é um fruto caro de ser comprado.

Essa fruta pode ser completamente aproveitada: sua raiz pode ser usada para fazer chá laxante, sua casca tem efeitos diuréticos e combate úlceras e, por fim, suas sementes são usadas para fazer suco, que combate problemas no estômago.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://leg.ufpi.br/20sic/Documentos/


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário