Benefícios do hibisco – 10 motivos para consumir já!

Você já deve ter ouvido falar que o hibisco possui muitos benefícios para a saúde, mas sabe quais são? Confira, aqui no Quero Viver Bem, os principais!

O hibisco é uma planta cultivada nas regiões subtropicais e tropicais, pois elas não gostam de temperaturas muito frias, principalmente de regiões propensas a geadas e neve.

Até bem pouco tempo, ele era conhecido apenas como uma planta ornamental, porém, em alguns países, o hibisco já é bem popular há muitos anos, sendo vendido como refresco até nas ruas, por conta das suas propriedades que são ótimas à saúde.

O hibisco é rico em compostos antioxidantes, anti-inflamatórios, flavonoides dos tipos quercetina e antocianina, e várias vitaminas e minerais, que proporcionam benefícios à saúde.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, algumas das principais propriedades desta planta.

hibisco

Efeito emagrecedor

Para dietas de perda de peso, hibisco é muito eficaz. Ele é um ótimo aliado para quem quer emagrecer, já que suas propriedades são capazes de elevar a obtenção de resultados mais facilmente em uma dieta.

É um ótimo diurético e um grande aliado na perda de peso, pois favorece a eliminação de líquidos, além de acelerar o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal.

Também, é um ótimo digestivo e um poderoso regulador intestinal, além do que todas essas substâncias fazem com que o corpo elimine em várias toxinas, facilitando o processo de emagrecimento.

Contudo, para que o hibisco auxilie no emagrecimento, é preciso também ter uma alimentação adequada e praticar atividade física regularmente.

Tratamento preventivo para pedras nos rins

Além de ter efeito diurético, ele inibe a formação de cálculos renais, por meio do aumento da excreção de citrato, que também ajuda a eliminar os micro cálculos existentes nos rins.

Aliado na redução do colesterol

Os antioxidantes encontrados no chá de hibisco são ótimos para redução de colesterol. Essas substâncias auxiliam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e, ao mesmo tempo, a aumentar o colesterol bom (HDL), protegendo o corpo de doenças cardíacas.

 Ótimo para o fígado

Chá de hibisco garante uma ótima proteção para o fígado, isso porque os antioxidantes da bebida ajudam a combater os radicais livres, bem como a tratar a gordura no fígado.

Seu efeito diurético também faz com que várias toxinas prejudiciais ao fígado sejam eliminadas pela urina.

 Anti-inflamatório e antibacteriano

O hibisco também é rico em vitamina C, protegendo o sistema imunológico do corpo e prevenindo contra várias doenças inflamatórias e bacterianas, por exemplo, gripes, febres e resfriados.

Tratamento da hipertensão

O chá de hibisco é excelente para regular a pressão sanguínea, pela sua ação diurética que ajuda a eliminar os eletrólitos (cálcio, magnésio, sódio e potássio), que são responsáveis pela alteração da pressão. Dessa forma, é muito indicado para quem tem problema de pressão alta.

Prevenção ao câncer

O hibisco contém ácido protocatecoico, conhecido por suas propriedades antioxidantes e antitumorais.

Estudos revelam que o chá da planta retarda o crescimento de células cancerosas. Em Santa Catarina, por exemplo, atualmente, tem-se desenvolvido uma pesquisa com o objetivo de se provar que o hibisco, além de retardar o crescimento, previne alguns tipos de câncer.

Contra cólica menstrual

Como ele ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, reduz os sintomas da menstruação –  TPM (como as alterações de humor e depressão) e cólicas menstruais.

Auxiliar na digestão

Muito antes de ser conhecido como um potente emagrecedor e os outros benefícios que acompanham o chá de hibisco, ele já era tomado como um ótimo digestivo, aumentando os movimentos intestinais, eliminando a constipação e melhorando a saúde do trato gástrico e intestinal.

Excelente antidepressivo

O chá de hibisco é muito conhecido por conta de suas propriedades antidepressivas. Suas vitaminas e seus flavonoides têm essas propriedades, pois ajudam a acalmar o sistema nervoso e a reduzir a depressão, desencadeando uma percepção de descontração nos músculos e nervos de todo o corpo.

 

cha de hibisco

Onde encontrar hibisco?

O hibisco desidratado ou seco é muito fácil de ser encontrado em casas especializadas em chás, lojas de produtos naturais e em grandes supermercados.

Fazer o chá de hibisco também é muito simples: basta ferver a água, colocar as flores dentro, tampar e esperar esfriar. Esse chá é muito saboroso e pode ser servido quente ou frio, seja por crianças ou adultos.

O seu chá é preparado com o cálice da planta, quando ainda botão, seco ou desidratado, e depois feito em infusão.

É importante salientar que o chá de hibisco não é feito com o hibisco ornamental. ELe pertence ao gênero hibiscos, feito apenas com o hibiscus rosa-sinensis e o hibiscus syriacos, (hibidcus sabdariffa, conhecido no Brasil como vinagreira). Ele tem uma coloração escura, quase bordô, e seu sabor é muito agradável e um pouco ácido.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Chá de Hibisco – Ajuda a Emagrecer? Descubra aqui!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário